Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01745
Acrónimo :
01745
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Conhecer as dimensões da diversidade urbana OG2. Identificar as várias formas de convivência e de sociabilidade, de disputa e de conflito, de discriminação e segregação sócio espacial; OG3. Explorar as dinâmicas produzidas por tais formas de mobilidade na diversidade; OG4. Tomar consciência da fluidez da vida urbana, na sua relação complexa entre espaços e lugares, os movimentos migratórios, a etnicidade urbana e outras formas de identidade coletiva das cidades e metrópoles contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Identificar e problematizar a diversidade sociocultural e formas de mobilidade intrínseca aos espaços urbanos e metropolitanos contemporâneos; OA2 Conhecer alguns dos conceitos-chave e abordagens teóricas, assim como saber contextualizar historicamente a relação entre cidades e migrações; OA3 Analisar criticamente a relação entre território e fluxos migratórios com recurso aos conhecimentos adquiridos nesta UC; OA4 Expor de forma clara as principais dimensões presentes na relação entre diversidade/mobilidade urbanas, exemplificando com casos concretos; OA5 Desenvolver uma reflexão crítica fundamentada sobre as realidades urbanas contemporâneas e suas classificações sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Apresentação do Programa. Sistema de trabalho. Avaliação. 2. Cidades e etnografia 3. Migrações e etnicidade urbana 4. Lisboa, diversidade e identidade 5. Alta de Lisboa: do Plano ao quotidiano 6. O Direito à Cidade: ativismo e hortas inclusivas 7. Diásporas invisíveis (1) 8. Diásporas invisíveis (2) 9. Debate com investigador(a) convidado(a) 10. Acompanhamento dos ensaios finais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Identificar e problematizar a diversidade sociocultural e formas de mobilidade urban (OA1) corresponde a P2; Conhecer abordagens teóricas e conceptuais, assim como saber contextualizar historicamente a relação entre cidades e migrações (OA2 e OA3) está alinhado com os conteudos de P3, P7 e P8; as competências de explicitação das principais dimensões presentes na relação entre diversidade/mobilidade urbanas, exemplificando com casos concretos (OA4) é trabalhada nos casos empíricos propostos em P4, P5 e P6; Desenvolver uma reflexão crítica fundamentada sobre as realidades urbanas contemporâneas e suas classificações sociais (OA5) é o que se pretende trabalhar em P9 e P10.

Avaliação / Assessment


Esta UC tem duas modalidades de avaliação alternativas: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre ocorre, com regularidade, no decurso do período curricular, com recurso aos seguintes instrumentos de avaliação, sequencialmente: 1. Participação ativa nas discussões em aula (20%) 2. Apresentação oral em sala de aula da proposta de ensaio final (30%); 3. Ensaio reflexivo final (50%) É requisito desta modalidade de avaliação a participação ativa em, pelo menos, 6 aulas completas. A avaliação por exame contempla a totalidade do programa e bibliografia da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC promove uma metodologia mista de aulas teórico-práticas, com componente expositiva e debate em sala de aula. A leitura da bibliografia selecionada, por aula, permite acompanhar a exposição das matérias do programa. A sua discussão, em aula, tem como objetivo estimular a capacidade analítica e uma reflexão crítica em torno dos conceitos e temas abordados. A componente prática concretiza-se na exposição de resultados parciais entre pares, de forma interativa entre todos, através de sessões de debate sobre o processo de pesquisa. O trabalho autónomo do estudante concretiza-se em várias atividades: leitura crítica e faseada da bibliografia proposta em cada tópico programático, planificação do exercício a elaborar ao longo do semestre, apresentação oral do draft deste trabalho e, finalmente, redação de um comentário reflexivo sobre a experiência realizada

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino abarcam uma variedade de atividades que têm como objetivo desenvolver competências de análise crítica e de reflexividade, tanto científicas, como sociais e pessoais que, no seu conjunto, preparam o estudante para um maior conhecimento sobre os temas desta UC. A pesquisa bibliográfica, leitura, escrita e explanação oral; de contacto direto com realidades sócio-culturais diversificadas, de acesso às várias fontes de investigação; de organização do trabalho intelectual conciliando a teoria e a prática; de argumentação e explicitação de ideias complexas. Os conhecimentos, atitudes e competências adquiridos serão avaliados através da seguinte correspondência entre os instrumentos de avaliação e os objetivos de aprendizagem: 1. Participação ativa nas discussões em aula (20%) corresponde a OA4 2. Apresentação oral em sala de aula da proposta de ensaio final (30%), corresponde, sobretudo, a OA1, OA2 e OA3 3. Ensaio reflexivo final (50%), alinhado OA5 Exame final inclui todos os conteúdos programáticos.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Publicações OM - https://www.om.acm.gov.pt/publicacoes-om Schiller, Nina Glick & Çaglar, Ayse (eds.) 2011 Locating Migration: Rescalling Cities and Migrants, London, Cornell University Press Peixoto, João; Daniela Craveiro, Jorge Malheiros, Isabel Tiago de Oliveira ( orgs.) Migrações e Sustentabilidade Demográfica: Perspetivas de Evolução da Sociedade e Economia Portuguesas, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos Hannerz, Ulf 1980 Exploring the City: Inquiries Toward an Urban Anthropology, New York: Columbia University Press (tradução em português, francês e castelhano) Dufoix, Stephane, 2008 (2003) Diasporas, University of California Press Çaglar, Ayse & Schiller, Nina Glick, 2018 Migrants & city-making. Dispossession, Displacement & Urban Regeneration, Durham & London: Duke University Press Brettell, Caroline & Hollifield, James F. (ed) Migration Theory. Talking across disciplines, New York & London: Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


...

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30