Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01745
Acrónimo :
01745
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Conhecer as dimensões da diversidade urbana OG2. Identificar as várias formas de convivência e de sociabilidade, de disputa e de conflito, de discriminação e segregação sócio espacial; OG3. Explorar as dinâmicas produzidas por tais formas de mobilidade na diversidade; OG4. Tomar consciência da fluidez da vida urbana, na sua relação complexa entre espaços e lugares, os movimentos migratórios, a etnicidade urbana e outras formas de identidade coletiva das cidades e metrópoles contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Identificar e problematizar a diversidade sociocultural e formas de mobilidade intrínseca aos espaços urbanos e metropolitanos contemporâneos; OA2 Conhecer alguns dos conceitos-chave e abordagens teóricas, assim como saber contextualizar historicamente a relação entre cidades e migrações; OA3 Analisar criticamente a relação entre território e fluxos migratórios com recurso aos conhecimentos adquiridos nesta UC; OA4 Expor de forma clara as principais dimensões presentes na relação entre diversidade/mobilidade urbanas, exemplificando com casos concretos; OA5 Desenvolver uma reflexão crítica fundamentada sobre as realidades urbanas contemporâneas e suas classificações sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Apresentação do Programa. Sistema de trabalho. Avaliação. 2. Cidades e etnografia 3. Migrações e etnicidade urbana 4. Lisboa, diversidade e identidade 5. Alta de Lisboa: do Plano ao quotidiano 6. O Direito à Cidade: ativismo e hortas inclusivas 7. Diásporas invisíveis (1) 8. Diásporas invisíveis (2) 9. Debate com investigador(a) convidado(a) 10. Acompanhamento dos ensaios finais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OG1/P 2 - Abordagem qualitativa de algumas ?invisibilidades? urbanas, reconhecíveis em territórios e atividades sociais particulares. OG2 /P3 - Familiarizar o estudante com as múltiplas dimensões da diversidade sociocultural; ênfase na interação entre formas de segregação sócio espacial e movimentos migratórios transversais a todas as cidades e metrópoles contemporâneas. OG3 / P 4,5,6 Exploração teórica de casos empíricos, estimulando a curiosidade sobre as formas de convivência e de sociabilidade, de disputa e de conflito, de discriminação e segregação social, de organização e (des)organização, que atravessam as cidades contemporâneas, incentivando uma reflexão crítica sobre a relação complexa entre espaços, lugares, movimentos migratórios, práticas quotidianas e suas representações. OG 4 / P7, 8, 9 - Problematização de alguns dos conceitos/categorias/palavras usadas, como seja o de ?migrante?, é particularmente incentivada.

Avaliação / Assessment


A avaliação do estudante será o somatório das seguintes atividades: 1.Acompanhamento das discussões na aula (20%) 2. Moderação e síntese de uma das sessões de discussão (30%) 3.Ensaio final sobre tópico a definir com os estudantes (50%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudante deverá ler a bibliografia e visionar os materiais aconselhados antes das aulas de modo a poder acompanhar as atividades programadas, tanto ao nível das discussões de grupo durante as aulas (zoom) como na moderação de grupos de discussão e, ainda, na escrita progressiva do ensaio final, incorporando as aprendizagens realizadas ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As atividades de ensino-aprendizagem são variadas com o objetivo de treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso às várias fontes de investigação; a imaginação e criatividade; a discussão; a capacidade de problematizar a diversidade urbana e a mobilidade a partir de casos concretos. A compreensão da relação complexa entre estas dimensões são objeto de avaliação. A correspondência entre as metodologias de ensino/avaliação e os objetivos de aprendizagem é a seguinte: 1.Acompanhamento das discussões na aula e 2. Moderação e síntese de um dos grupos de discussão (30%) ? correspondem aos OA 1, 2 e 3 3 Ensaio final sobre tópico a definir com os estudantes ? OA 4 e OA5

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Publicações OM - https://www.om.acm.gov.pt/publicacoes-om Schiller, Nina Glick & Çaglar, Ayse (eds.) 2011 Locating Migration: Rescalling Cities and Migrants, London, Cornell University Press Peixoto, João; Daniela Craveiro, Jorge Malheiros, Isabel Tiago de Oliveira ( orgs.) Migrações e Sustentabilidade Demográfica: Perspetivas de Evolução da Sociedade e Economia Portuguesas, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos Hannerz, Ulf 1980 Exploring the City: Inquiries Toward an Urban Anthropology, New York: Columbia University Press (tradução em português, francês e castelhano) Dufoix, Stephane, 2008 (2003) Diasporas, University of California Press Çaglar, Ayse & Schiller, Nina Glick, 2018 Migrants & city-making. Dispossession, Displacement & Urban Regeneration, Durham & London: Duke University Press Brettell, Caroline & Hollifield, James F. (ed) Migration Theory. Talking across disciplines, New York & London: Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


...

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16