Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Urbanos
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar os principais debates teóricos que se estabelecem no vasto campo interdisciplinar de estudos urbanos na actualidade, sem esquecer as tradições mais relevantes nos domínios disciplinares; Estimular os doutorandos para a curiosidade científica interdisciplinar através da diversificação das teorias em presença e de pontos de vista analíticos; Sensibilizar os estudantes para a importância dos conceitos na preparação do processo de investigação, adequando-os às problemáticas a desenvolver ao longo do curso; Promover a reflexão crítica acerca dos processos urbanos, das suas interpretações por parte dos agentes sociais e políticos envolvidos nos processos de avaliação e decisão; Incentivar a compreensão dos processos de longa duração na análise da transformação urbana e das suas consequências em territórios concretos; Capacitar os estudantes para a articulação entre as teorias apresentadas e os processos em análise, e para a sua explicitação de forma sustentada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Apresentar os principais debates teóricos que se estabelecem no vasto campo interdisciplinar de estudos urbanos na actualidade, sem esquecer as tradições mais relevantes nos domínios disciplinares; Estimular os doutorandos para a curiosidade científica interdisciplinar através da diversificação das teorias em presença e de pontos de vista analíticos; Sensibilizar os estudantes para a importância dos conceitos na preparação do processo de investigação, adequando-os às problemáticas a desenvolver ao longo do curso; Promover a reflexão crítica acerca dos processos urbanos, das suas interpretações por parte dos agentes sociais e políticos envolvidos nos processos de avaliação e decisão; Incentivar a compreensão dos processos de longa duração na análise da transformação urbana e das suas consequências em territórios concretos; Capacitar os estudantes para a articulação entre as teorias apresentadas e os processos em análise, e para a sua explicitação de forma sustentada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa organiza-se em cinco módulos complementares e interdisciplinares de teorias sobre os fenómenos urbanos. Abordar-se-á desde a Escola de Chicago, à Escola Francesa da Morfologia Social, aos pensadores sociais e urbanistas dos séculos XIX e XX, aos filósofos da cidade, às actuais teorias sobre a globalização, a revitalização urbana e a segregação metropolitana. Um primeiro módulo incide nas tradições disciplinares da Sociologia e da Antropologia, recorrendo aos conceitos que lhes dão pertinência e actualidade. Um segundo trata das imagens e representações da cidade nos séculos XIX e XX a partir da perspectiva do urbanismo. Num terceiro avança-se o olhar do arquitecto sobre a cidade, marcado pela teoria e prática de pensar o espaço edificado. No quarto módulo debate-se como ao longo do tempo as relações de poder sobre os territórios urbanos vão evoluindo e no quinto como emergem e se instalam as novas formas de governação global e os seus impactos nas cidades.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
No primeiro módulo é dada uma incidência mais conceptual que orienta o trabalho dos alunos para exercitarem uma discussão que vai depois surgindo ao longo dos outros módulos. Aí pretende-se explicitar a razão fundamentada pela qual se define um doutoramento em Estudos Urbanos e não em Urbanismo ou em qualquer das especialidades urbana, sejam Sociologia, História, Geografia, Antropologia ou Economia. O percurso sociológico, histórico, urbanístico, arquitectónico e económico e geográfico que lhes é proposto permite-lhes desvendar a importância desta perspectiva multidisciplinar aqui avançada. O conhecimento e aprofundamento de diferentes e, por vezes, contrastantes visões teóricas constituem um dos objectivos estruturantes, não apenas desta UC, mas de todo o Ciclo de Estudos de Doutoramento. Pretende-se consolidar, nas novas gerações de estudantes, uma matriz de investigação urbana mais rica e aberta, onde seja possível desenvolver projectos de pesquisa urbana inovadores.
Avaliação / Assessment
A avaliação do estudante será o somatório das actividades de acompanhamento activo das aulas e da discussão dos textos apresentados (30%) e do relatório final resultante de uma reflexão original desenvolvida e da sua discussão com os docentes (70%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas e práticas, baseadas na exposição dos conteúdos programáticos e seminário de apresentação e discussão de textos seleccionados em cada um dos módulo. Para além das aulas, da leitura da bibliografia do programa, cada estudante desenvolverá um ensaio teórico, com acompanhamento tutorial, onde deverá dar consistência a uma reflexão escolhida de entre as formulações apresentadas e que potencie uma visão interdisciplinar sobre o fenómeno em análise.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino têm como objectivo desenvolver e treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais que, no seu conjunto, preparam o estudante para os desafios da reflexão sobre o urbano. Mais concretamente, as competências de pesquisa bibliográfica, leitura, escrita e explanação oral; de selecção de outras referências pertinentes para os debates em curso; de relacionamento inter-pares, colaboração, inter-ajuda; de elaboração teórica, incentivando à articulação de conceitos e perspectivas de abordagem, estão entre os desafios maiores de uma preparação nesta unidade curricular. A sensibilização para as múltiplas teorias urbanas, através das componentes expositivas que são acompanhadas pela promoção da sua discussão, estimula o interesse por transpor para a reflexão escrita o essencial dessas abordagens. Pretende-se conseguir que através de uma apresentação original e sustentada os estudantes possam iniciar a preparação do seu trabalho de investigação estabelecendo uma relação próxima e frutuosa com as teorias que dão sentido a interpretações da vida na cidades e a todas as dinâmicas que lhe estão associadas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
SASSEN, Saskia(2008) ?The Specialized Differences of Global Cities?. Urban Age: Newspaper Essay HARVEY, D.(1979)-Social Justice and the City, Edward Arnold. DIVAY, G. and WOLFE,J.(2002),Metropolitan Governance Background Study, INRS/Urbanisation SOLÀ MORALES,Ignasi(2002),Territórios,Gustavo Gili PORTAS,Nuno(2005),Arquitectura(s): História e Crítica, Ensino e Profissão, FAUP Publicações AAVV(2010)Teoria e Critica de Arquitectura-Séc.XX.Caleidoscópio CHOAY,Françoise(1995), L?urbanisme, utopies et réalités,Seuil BUCK-MORSS,Susan(1991),The Dialectics of seeing.MIT BOYER,M.C.(1994), The City of Collective Memory, MIT LEFEBVRE,Henri (1968) Le droit à la Ville, Anthropos HALL,Peter(2002), Cities of Tomorrow, Blackwell Publishing, 3rd ed. MUMFORD,Lewis(1961),The City in History, Harcourt, Brace and World PARK,Burgess, McKenzie (1925),The City.,Univ. of Chicago Press BRENNER e KEIL(ed.)(2006),The Global Cities Reader,Routledge BOURDIN,Alain(2005),La Métropole des individus, Éditions de l?aube
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16