Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01754
Acrónimo :
01754
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
28.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
16.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
44.0h/sem
Trabalho Autónomo :
236.0
Horas de Trabalho Total :
280.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar e discutir os procedimentos metodológicos mais relevantes da investigação urbana, explicitando a diversidade de perspetivas disciplinares na construção deste conhecimento, é o principal objetivo desta UC. O questionamento de diferentes perspetivas, em diferentes escalas de observação e de análise, visa incentivar a escolha e construção de planos de investigação urbana plurais, ricas e criativas. Deste modo, o estudante é convidado, não apenas a identificar e refletir sobre os diferentes ângulos de observação e de análise, sobre os diferentes temas e objetos por vezes próximos empiricamente embora distantes disciplinarmente, mas, sobretudo, a usar esta reflexão para a construção do seu próprio projeto de investigação doutoral. As questões éticas e deontológicas fazem parte intrínseca desta discussão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o estudante deve ser capaz de: 1. Refletir de forma crítica sobre a diferentes dimensões do ‘urbano’, ao nível dos seus espaços, temporalidades, escalas de observação e modelos de análise; 2. Identificar e relacionar diferentes metodologias de investigação urbana, contextualizando-as relativamente a tradições disciplinares específicas; 3. Discriminar as várias etapas de um projeto de investigação, compreendendo o seu encadeamento; 4. Planear o processo de investigação, de forma aberta e multidimensional, adaptando-o à complexidade das realidades urbanas; 5. Compreender, de forma integrada, princípios éticos e deontológicos da pesquisa urbana.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa organiza-se em quatro módulos temáticos que apresentam modos de abordar a complexidade urbana, a partir de diferentes ângulos de observação e de análise. Cada módulo é composto por duas a quatro sessões em que se discute casos concretos de investigação que esclarecem esta variedade metodológica. Para além destes 5 módulos, há também um módulo introdutório e outro conclusivo. P1. Apresentação do programa: o desafio metodológico da cidade P2. Paisagens urbanas e sintaxe espacial P3. Temporalidades e mobilidades urbanas P4. Planeamento urbano e informação geográfica P5. Etnografia Urbana P6. Cidade, urbanidade e governação urbana P7. Sintese final

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos da UC são alcançados, de forma integrada, através dos conteúdos programáticos propostos através da seguinte correspondência: OA1, OA2, OA3 e OA5 são alcançados, em simultâneo, através dos conteúdos programáticos dos vários módulos temáticos/disciplinares, P2 até P6. OA4 corresponde ao conteúdo programático P4. Cada módulo temático do programa desafia, assim, o estudante, a exercitar a sua reflexividade crítica, no sentido de identificar os vários objetivos de aprendizagem presentes em cada módulo.

Avaliação / Assessment


A avaliação é feita ao longo do semestre. Para além da participação nas aulas, da leitura da bibliografia aconselhada, cada estudante deverá elaborar um exercício prático, com acompanhamento tutorial, que consta do desenvolvimento metodológico do seu projecto de doutoramento, utilizando métodos e técnicas adequados à sua proposta. A avaliação do estudante será o somatório das seguintes actividades: a) acompanhamento activo dos módulos, incluindo a participação na discussão seminarial (20%); b) apresentação oral do draft do seu exercício metodológico (30%); versão final do trabalho (50%). Esta UC não tem exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas baseadas na apresentação e discussão de diferentes abordagens disciplinares e temáticas, baseadas em casos empíricos, de acordo com os conteúdos programáticos. Pretende-se desenvolver e treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais que, no seu conjunto, preparam o estudante para os desafios da investigação urbana estimulando a construção de metodologias originais e inovadoras, ao longo das várias etapas do processo de investigação. O programa assenta em módulos que se subdividem em momentos expositivos e problematizadoras, seguidos de seminário de discussão. Em cada uma das sessões de discussão os alunos são convidados a relacionar a bibliografia de cada módulo, com os tópicos em discussão e o seu próprio tema de tese. Para tal, é fundamental o trabalho autónomo do estudante, não apenas através da leitura prévia da bibliografia como também através de uma postura ativa no sentido de identificar e relacionar, de forma reflexiva e crítica, as várias questões metodológicas em causa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino abarcam uma variedade de atividades que têm como objectivo desenvolver competências de análise crítica e de reflexividade, tanto científicas, como sociais e pessoais que, no seu conjunto, preparam o estudante para os desafios da investigação em estudos urbanos. a pesquisa bibliográfica e a análise crítica de projetos de investigação, no sentido de identificar as várias etapas da investigação e sua interpelação, assim como os métodos e técnicas adequados; de imaginação e criatividade metodológica; de organização do trabalho intelectual conciliando a teoria e a prática; de argumentação e explicitação, oral e escrita, de ideias complexas. Os conhecimentos, atitudes e competências adquiridos são avaliados, de forma progressiva ao longo do semestre, da seguinte forma: a) Discussão em aula (20%), OA1 e OA2 b) Apresentação oral (30%) OA3, OA4 e OA5 c) Ensaio final (50%) consolidação da OA1, OA3, OA4 e OA5

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Weiss, Robert S. 1994 Learning from Strangers. The art and Method of Qualitative Interview Studies, New York: Free Press Weber, Florence 2009 Manuel de l?ethnographe, Paris: PUF Velho, Gilberto e Karina Kushnir (orgs.) 2003 Pesquisas Urbanas. Desafios do trabalho antropológico Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Saunier,Pierre-Yves. 1994. ?La ville en quartiers: découpages de la ville en histoire urbaine ?. Genéses 15: 4-25. Martin Bulmer, Kevin Bales, Kathryn Kish Sklar (ed.), 1991. The social survey in historical perspective (1880-1940),Cambridge University Press. Malinovski, Bronislav 1997 (1922) «Os Argonautas do Pacífico Ocidental, Introdução: objecto e alcance desta investigação». Ethnologia, N.S. nº 6-8: 17-38 Lofland, John e Lyn H. Lofland, 1995 Analysing Social Settings. A Guide to Qualitative Observation and Analysis, Belmont, California: Wadsworth Publishing Company Hine, Christine, 2000, Virtual Ethnography, Londres, Sage. Becker, Howard S. 2008 (1998) Segredos e truques da pesquisa, Rio de Janeiro: Zahar Agier, Michel, 2011 Antropologia da cidade. Lugares, situações, movimentos, São Paulo: Terceiro Nome

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29