Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01754
Acrónimo :
01754
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
28.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
16.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
44.0h/sem
Trabalho Autónomo :
236.0
Horas de Trabalho Total :
280.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2011/2012

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objectivo é o de ampliar a compreensão da cidade e do urbano, de forma contextualizada, em tempos e espaços diferentes, através da observação, entrevista, análise estatística, fontes históricas, cartográficas e urbanísticas. Desta forma, os alunos são estimulados a desenvolver as suas capacidades críticas e reflexivas com sustentação empírica. O conhecimento e aprofundamento de diferentes metodologias de investigação, por vezes contrastantes, visam incentivar uma matriz de investigação urbana mais rica e aberta, com abordagens complementares. As questões éticas e deontológicas fazem parte intrínseca desta discussão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Apresentar e discutir diferentes metodologias e técnicas de investigação em contexto urbano, a partir de casos concretos que estimulem a compreensão da diversidade dos olhares disciplinares e práticas de investigação múltiplas; 2.Sensibilizar os estudantes para distintas perspectivas disciplinares em investigação urbana, nomeadamente da antropologia, sociologia, história e geografia, nas suas vertentes qualitativas, quantitativas, históricas, cartográficas, documentais; 3.Incentivar e treinar o exercício de uma prática de investigação aberta e multidimensional, adaptada ao dinamismo das realidades urbanas; 4.Promover a reflexão crítica e estimular a criatividade na escolha das fontes e métodos de investigação, de diversidade de espaços, de temporalidades, de escalas de observação e de análise.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa organiza-se em quatro módulos temáticos que apresentam modos de abordar a complexidade urbana, a partir de diferentes ângulos de observação e de análise. Cada módulo é composto por duas a quatro sessões em que se discute casos concretos de investigação que esclarecem esta variedade metodológica. Aula 1. Apresentação: objectivos, sistema de trabalho, avaliação I Parte: A cidade na etnografia Aula 2: O caso e o contexto: por uma etnografia urbana Aula 3. Etnografia em movimento: Redes urbanas, espaços glocais e contextos de interacção Aula 4. Observação participante: registo e análise do diário de campo Aula 5. Da observação multi-situada à etnografia ?virtual?. O caso da cultura hip-hop. II Parte: A cidade em mapas/SIGS Aula 8. As Cidades como Habitats de Inovação Aula 9. As Tecnologias de Informação Geográfica na Análise do Território III Parte: A cidade em números Aula 6. Do qualitativo ao quantitativo: desenho topológico em espaço urbano Aula 7. Da topologia à tipologia: clustering em espaço urbano IV Parte: A cidade em arquivo Aulas 10.Espaços sociais e trajectórias individuais na história urbana: fontes e interpretações Aula 11. As margens da cidade oitocentista Aula 12. Síntese Final

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


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Avaliação / Assessment


Para além da participação nas aulas, da leitura da bibliografia aconselhada, cada estudante deverá elaborar um exercício prático, com acompanhamento tutorial, que consta do desenvolvimento metodológico do seu projecto de doutoramento, utilizando de forma criativa algumas das diferentes técnicas e metodologias aprendidas.A avaliação do estudante será o somatório de actividades diferentes de acompanhamento activo das aulas (20%) e de um relatório final com base no exercício metodológico prático (50%) e sua discussão com os docentes (30%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas baseadas na apresentação e discussão de casos empíricos, de acordo com os conteúdos programáticos. Pretende-se desenvolver e treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais que, no seu conjunto, preparam o estudante para os desafios da investigação urbana: pesquisa bibliográfica, escrita, exposição oral, acesso ao terreno, colaboração interpares, imaginação e criatividade metodológica, estimulando a procura de fontes de informação diversificadas conforme o tema/problema escolhido.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


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Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Weiss, Robert S. 1994 Learning from Strangers. The art and Method of Qualitative Interview Studies, New York: Free Press Weber, Florence 2009 Manuel de l?ethnographe, Paris: PUF Velho, Gilberto e Karina Kushnir (orgs.) 2003 Pesquisas Urbanas. Desafios do trabalho antropológico Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Saunier,Pierre-Yves. 1994. ?La ville en quartiers: découpages de la ville en histoire urbaine ?. Genéses 15: 4-25. Martin Bulmer, Kevin Bales, Kathryn Kish Sklar (ed.), 1991. The social survey in historical perspective (1880-1940),Cambridge University Press. Malinovski, Bronislav 1997 (1922) «Os Argonautas do Pacífico Ocidental, Introdução: objecto e alcance desta investigação». Ethnologia, N.S. nº 6-8: 17-38 Lofland, John e Lyn H. Lofland, 1995 Analysing Social Settings. A Guide to Qualitative Observation and Analysis, Belmont, California: Wadsworth Publishing Company Hine, Christine, 2000, Virtual Ethnography, Londres, Sage. Becker, Howard S. 2008 (1998) Segredos e truques da pesquisa, Rio de Janeiro: Zahar Agier, Michel, 2011 Antropologia da cidade. Lugares, situações, movimentos, São Paulo: Terceiro Nome

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wood, D., Making Maps: A Visual Guide to Map Design for GIS, Londres, The Guilford Press, 2005, pp 56-108 Vidal, Frédéric. 2004. ?Factores de diferenciação social em Alcântara no início do século XX: a análise de uma lista de declarações profissionais? Sociologia, Problemas e Práticas, nº45: 53-70 Vidal, Frédéric. 2004. ?As relações de compadrio na cidade: tradição ou rede??,Ler História 46: 223-238. Robinson, A. H., Elements of Cartography, 6ª. Ed., Nova Iorque, John Wiley and Sons, 1995, pp315-423 Revel, Jacques (dir.) 1996, Jeux d'échelles. La micro-analyse à l'expérience, Gallimard/Le Seuil Reis, E. (1998). Estatística Descritiva, Lisboa, Sílabo, 4ª ed Maroco, J. e R. Bispo (2003) Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Climepsi Editores Markham, A. N. e Baym, N. K. (eds.) 2009. Internet inquiry: conversations about method. Londres, Sage. Johnson, Allen and Orna R. Johnson (1990). ?Quality into Quantity: On the Measurement Potential of Ethnographic Fieldnotes? IN Roger Sanjek (ed). Fieldnotes. The makings of Anthropology, Ithaca and London, Cornell University Press: 161-186 Hine, Christine (org.) 2005, Virtual Methods. Issues in Social Research on the Internet, Nova Iorque, Berg. Garrioch, David e Mark Peel. 2006. ?The Social History of Urban Neighborhoods?, Journal of Urban History, 32-5: 663-676 Bryman, A. e D. Cramer (2003). Análise de Dados em Ciências Sociais, Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows, Oeiras, Celta Editora, 3ª Edição, 2003.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16