Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Urbanos
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objectivos: - Sistematização da panóplia de áreas problemáticas que têm sido analisadas pelos estudos urbanos, tendo como enfoque a evolução histórica das cidades, os seus actuais problemas e desafios sociais e urbanos e o campo das políticas para fazer face a esses problemas e desafios. - Formação avançada, e em profundidade, das problemáticas que se afiguram mais pertinentes no actual contexto de intensa transformação social e urbana, em estreita articulação com os centros de investigação associados. Prosseguindo aqueles objectivos procura-se que os estudantes adquiram as seguintes competências: - Capacidade para efectuar uma reflexão integrada e multidisciplinar, e desenvolver trabalho de pesquisa autónomo, sobre as principais problemáticas dos estudos urbanos. - Domínio do conhecimento avançado sobre a diversidade de problemáticas e sobre os principais debates e perspectivas de abordagem do urbano.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta unidade curricular tem como objectivos: - Sistematização da panóplia de áreas problemáticas que têm sido analisadas pelos estudos urbanos, tendo como enfoque a evolução histórica das cidades, os seus actuais problemas e desafios sociais e urbanos e o campo das políticas para fazer face a esses problemas e desafios. - Formação avançada, e em profundidade, das problemáticas que se afiguram mais pertinentes no actual contexto de intensa transformação social e urbana, em estreita articulação com os centros de investigação associados. Prosseguindo aqueles objectivos procura-se que os estudantes adquiram as seguintes competências: - Capacidade para efectuar uma reflexão integrada e multidisciplinar, e desenvolver trabalho de pesquisa autónomo, sobre as principais problemáticas dos estudos urbanos. - Domínio do conhecimento avançado sobre a diversidade de problemáticas e sobre os principais debates e perspectivas de abordagem do urbano.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O vasto acervo de pesquisas e análises teórico-conceptuais do campo dos estudos urbanos pode ser sistematizado em 3 eixos de problemáticas: o eixo dos processos de urbanização e transformação das cidades; o eixo dos diversos nós problemáticos do urbano e o eixo das políticas públicas para fazer face àqueles nós problemáticos. O programa estrutura-se nos módulos: 1.Dinâmicas de transformação urbana: perspectiva histórica da cidade e dos processos de urbanização; diversidade actual de modelos de cidade 2.Consumo e cultura urbana: o consumo como eixo estruturador das actuais economias urbanas,implicações para a vida urbana, expressão das culturas urbanas e políticas de cidade 3.Habitação e formas de habitar: análise da centralidade da função habitacional para a produção de cidade; diversidade e desigualdades sociais e urbanas; formas de habitar, mobilidade urbana e estilos de vida. 4.Políticas urbanas: políticas sectoriais; globalização e políticas integradas e sistémicas de cidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A UC tem como objectivos: a sistematização da panóplia de áreas problemáticas que têm sido analisadas pelos estudos urbanos, tendo como enfoque a evolução histórica das cidades, os seus actuais problemas e desafios sociais e urbanos e o campo das políticas para fazer face a esses problemas e desafios; a formação avançada, e em profundidade, das problemáticas que se afiguram mais pertinentes no actual contexto de intensa transformação social e urbana. Em coerência com os objectivos, os conteúdos programáticos estruturam-se em três eixos fundamentais: o eixo de análise dos processos de urbanização e transformação das cidades; o eixo de análise dos diversos nós problemáticos do urbano e o eixo de análise das políticas públicas urbanas para fazer face àqueles nós problemáticos (problemas e desafios). Os cinco módulos propostos no programa permitem cerzir a coerência entre os objectivos de diversidade, abrangência e multidisciplinaridade de problemáticas que os estudos urbanos encerram.
Avaliação / Assessment
Como modelo de avaliação, avaliar-se-á o desempenho da participação dos estudantes naquelas exposições (50%) e a redacção de um texto, em formato de paper, de estado da arte sobre uma das problemáticas dos estudos urbanos apresentadas (50%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino consiste na combinação de sessões expositivas e de discussão dos conteúdos programáticos, com sessões de apresentação de pesquisas e debates teóricos sobre a diversidade de problemáticas dos estudos urbanos. Atendendo ao nível avançado da formação, parte daquelas sessões são dinamizadas pelos estudantes com a coordenação e moderação dos docentes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Tanto a metodologia de aulas como o sistema de avaliação propostos, ao assentarem na combinação de sessões expositivas e de discussão dos conteúdos programáticos, com sessões de apresentação de pesquisas e debates teóricos sobre a diversidade de problemáticas dos estudos urbanos, adequam-se, coerentemente, aos objectivos da unidade curricular. Por um lado, ao objectivo de uma abordagem que contemple a diversidade, abrangência e multidisciplinaridade de problemáticas, e, por outro lado, ao objectivo de formação avançada, ligada à investigação desenvolvida nos diversos centros de pesquisa associados a este ciclo de estudos, prevendo o debate entre os alunos com a coordenação dos docentes e a participação dos primeiros num trabalho de recolha e de exposição de materiais de pesquisa e produção teórica.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Thorns, David C. (2002), The Transformation of Cities, Nova Iorque: Palgrave - Short, John (2006), Urban Theory: a critical assessment, Nova Iorque: Palgrave. - Rodrigues, Walter (2010), Cidade em Transição, Lisboa: Celta Editora. - Jaine, Mark; (2005), Cities and Consumption, Londres: Routledge. - Graham, Stephen e Simon Marvin; (2001), Splintering urbanism, Londres: Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16