Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01768
Acrónimo :
01768
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conceitos básicos de Contabilidade Financeira

Objetivos Gerais / Objectives


Após frequência e aprovação da unidade Curricular os estudantes devem compreender a importância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações, nomeadamente através do fornecimento de informação aos gestores sobre os custos e rentabilidade, e ainda compreender a importância da contabilidade de gestão no planeamento e controlo das atividades.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após frequência e aprovação da Unidade Curricular os estudantes devem ser capazes de: OA1: Sumarizar a relevância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações; OA2: Identificar os métodos de imputação dos custos a diferentes objetos de custeio; OA3: Identificar os efeitos que a adoção de diferentes sistemas de custeio provoca nos resultados; OA4: Interpretar os princípios básicos de uso de informação para a tomada de decisão; OA5: Exemplificar a abordagem Custo/Volume/Resultados e a utilização da informação proveniente do sistema de custeio variável para apoiar o processo de tomada de decisão; OA6: Explicitar o papel da orçamentação no contexto do processo de planeamento, bem como a relação entre o planeamento de longo prazo e o processo orçamental; OA7: Exemplificar o processo de cálculo e análise dos desvios.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Objetivos e conceitos fundamentais da Contabilidade de Gestão 2. Alocação de custos comuns e técnicas de custeio: O método das secções homogéneas 3. Sistemas de Custeio 4. Análise Custo/volume /resultados e utilização da informação proporcionada pelo custeio variável 5. Ciclo de planeamento e orçamento anual; principais orçamentos e sua articulação 6. Sistema de custeio orçamentado e apuramento dos desvios contabilísticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Capítulo 1 OA2 - Capítulo 2 OA3 - Capítulo 3 OA4 e OA5 - Capítulo 4 OA6 - Capítulo 5 OA7 - Capítulo 6

Avaliação / Assessment


Processo de avaliação: 1) Modalidades de avaliação na 1.ª época - uma das seguintes modalidades: A - Avaliação Periódica: 6 mini avaliações online (25%), nota mínima 7,5 valores + Frequência em época normal (75%), nota mínima 7,5 valores. Aprovação na UC com uma média mínima de 10 valores, depois de ponderados todos os instrumentos de avaliação. B - Avaliação por exame: prova escrita individual (100%) com nota mínima 10 valores. 2) Modalidade de avaliação na 2.ª época e na época especial: Avaliação por exame, prova escrita individual (100%) com nota mínima 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências definidas são utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA 1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA 2: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos MEA 3: Ativa, através da realização de exercícios nas aulas práticas MEA 4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem: MEA 1, MEA 2, MEA 3 e MEA 4 ? Transversal a todos os OA

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Drury, C, Tayles, M. (2021), Management Accounting for Business, 8th Edition, South-Western / Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Franco,V., Oliveira,A., Morais,A., Oliveira,B., Lourenço,I., Jesus,M.A., Major,M.J. e Serrasqueiro,R. (2015),Temas de Contabilidade de Gestão: Os Custos, Os Resultados e a Informação para a Gestão, 4.ª Edição, Livros Horizonte: Lisboa Franco,V., Oliveira,A., Morais,A., Oliveira,B., Lourenço,I., Jesus,M.A., Major,M.J. e Serrasqueiro,R. (2012) Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de Avaliação do Desempenho, 3.ª Edição, Livros Horizonte: Lisboa. Martins, M.M., Contabilidade de Gestão - Casos Práticos, 2023, 978-989-53988-8-1, https://editoradideias.pt/loja/contabilidade/80-contabilidade-de-gestao.html

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16