Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01768
Acrónimo :
01768
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conceitos básicos de Contabilidade Financeira

Objetivos Gerais / Objectives


Após frequência e aprovação da unidade Curricular os estudantes devem compreender a importância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações, nomeadamente através do fornecimento de informação aos gestores sobre os custos e rentabilidade, e ainda compreender a importância da contabilidade de gestão no planeamento e controlo das atividades.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após frequência e aprovação da Unidade Curricular os estudantes devem ser capazes de sumariar a relevância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações; identificar os métodos de imputação dos custos a diferentes objetos de custeio e os efeitos que a adoção de diferentes sistemas de custeio provoca nos resultados; interpretar os princípios básicos de uso de informação para a tomada de decisão; explicitar o papel da orçamentação no contexto do processo de planeamento, bem como a relação entre o planeamento de longo prazo e o processo orçamental.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Objetivos e conceitos fundamentais da Contabilidade de Gestão 2. Alocação de custos comuns e técnicas de custeio: O método das secções homogéneas 3. Sistemas de Custeio 4. Análise Custo/volume /resultados e utilização da informação proporcionada pelo custeio variável 5. Ciclo de planeamento e orçamento anual; principais orçamentos e sua articulação 6. Sistema de custeio orçamentado e apuramento dos desvios contabilísticos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram estruturados com base nos objectivos de aprendizagem para garantir a aquisição das competências assinaladas. O objetivo é sumariar a relevância da contabilidade de gestão (o que se consegue com os objetivos e conceitos de contabilidade de gestão). A alocação dos gastos comuns e técnicas de custeio permite a identificação dos métodos de imputação dos gastos a diferentes métodos de custeio. A análise do custo/volume/resultados permite interpretar a informação para a tomada de decisão. Por último o ciclo de planeamento e orçamentos explica o papel da orçamentação.

Avaliação / Assessment


1ª época: Avaliação ao longo do semestre consistindo em dois testes intermédios escritos (50%) e um teste final escrito (50%) sendo obrigatória a realização dos 3 testes; ou Exame final escrito (100%). 2ª época: Exame final escrito (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências definidas serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de metodologias de ensino-aprendizagem, como exposições teóricas, para apresentação dos quadros teóricos de referência, metodologias participativas e ativas através da análise e resolução de exercícios práticos e auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do estudante, tal como consta no Planeamento das Aulas de modo a permitir o domínio das competências assinaladas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem apresentadas visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Drury, C, Tayles, M. (2025), Management Accounting for Business, 9th Edition, Cengage

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Franco,V., Oliveira,A., Morais,A., Oliveira,B., Lourenço,I., Jesus,M.A., Major,M.J. e Serrasqueiro,R. (2015),Temas de Contabilidade de Gestão: Os Custos, Os Resultados e a Informação para a Gestão, 4.ª Edição, Livros Horizonte: Lisboa Franco,V., Oliveira,A., Morais,A., Oliveira,B., Lourenço,I., Jesus,M.A., Major,M.J. e Serrasqueiro,R. (2012) Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de Avaliação do Desempenho, 3.ª Edição, Livros Horizonte: Lisboa. Martins, M.M., Contabilidade de Gestão - Casos Práticos, 2023, 978-989-53988-8-1, https://editoradideias.pt/loja/contabilidade/80-contabilidade-de-gestao.html

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-14