Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01769
Acrónimo :
01769
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver competência de planeamento de marketing, numa atitude empreendedora, no desenvolvimento de serviços e produtos de componente tecnológica e digital. Pretende-se que os alunos compreendam como analisar a atratividade do mercado e a competitividade da empresa/marca, bem como que tomem decisões empresariais estratégicas, de comercialização e de controlo (métricas), adaptadas à rápida inovação e convergência digital entre diferentes produtos e canais de marketing on-line e off-line.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA.1 Identificar especificidades do Marketing nos vários domínios de aplicação, nomeadamente Marketing para produtos e serviços com uma componente tecnológica inerente. OA.2 Conhecer os players e fluxos do mercado, bem como perceber o processo de decisão de compra e de adoção da tecnologia no B2C e B2B. OA.3 Compreender o sistema de informação de Marketing e saber aplicar métodos simples e intuitivos de pesquisa e de suporte à tomada de decisão, como análise de informação secundária, inquérito e entrevistas. OA.4 Conceber a proposta de valor, tanto num contexto de inovação como no de desenvolvimento de produto/serviço, adaptada à competitividade concorrencial e tendências do mercado. OA.5 Elaborar o Plano de Marketing. OA.6 Definir a politica de marketing-mix numa perspetiva de integração on-line e off-line. OA.7 Identificar métodos simples e intuitivos de avaliação e de controlo do Plano (exemplo o que se tem acesso dgoogle analytics, social media analytics, estudos de mercado)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Especificidades da gestão do Marketing para bens tecnológicos e de informação tecnológica (IT products). Domínios de Marketing. Estrutura do Plano de Marketing. Conceitos chave: proposta de valor, vantagem competitiva e posicionamento. CP2. Curva da Adopção da Tecnologia e o seu papel no processo de decisão de compra no B2C e no B2B. A jornada do consumidor. CP3. O Mercado:caracterização, agentes, ciclo de vida, análise concorrencial e de distribuição. E-marketplaces e E-commerce CP4. Sistema de informação de Marketing. Métodos simples de pesquisa de mercado e de objectivos Vendas CP5. Análise Competitiva: instrumentos de análise como SWOT dinâmica ou a matriz TOWS, factores criticos de sucesso do mercado e vantagem competitiva da marca /empresa. CP6. Objectivos e Estratégia de Marketing. Segmentação, Target, posicionamento e proposta de valor. CP7. Politicas de Marketing-mix (os 7 P’s). CP8. Métricas e ferramentas de análise, como SEO, KPIs

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Identifica-se pela interligação entre os conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1 - CP1,CP2 OA.2 - CP2, CP3 AO.3 - CP4 OA.4 - CP5, CP6 OA.5 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA.6- CP.7 OA.7- CP.8

Avaliação / Assessment


Opção entre avaliação periódica ou Exame (1ª ou 2ª época). Aprovado se nota > = 9.5 v. Na Avaliação periódica a nota final é calculada pela média ponderada de: Individual (70%): Frequência na 1ª época (40%, com nota mínima de 8,5 valores) + Discussão, apresentação oral e participação nos trabalhos de grupo e caso (30% com nota mínima de 9.5valores) Grupo (30%, com mínimo de 9,5 v em cada componente): Projeto Grupo + analise de caso de estudo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 4 a 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 4.Activas, com realização de trabalhos de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Cada docente responsável pelas aulas práticas disponibilizará uma hora semanal para atendimento aos alunos, mediante agendamento, seja na forma presencial ou virtual.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


As leituras serão sobretudo a partir de artigos entregues pelo docente de revistas ou digitais retiradas de muitos dos livros em bibliografia complementar. BAYNAST, Arnaud; LENDREVIE, Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Joaquim Vicente., - MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, 2018, Dom Quixote.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Geoffrey A. Moore, Crossing the Chasm: Marketing and Selling Technology Project, 2014, 3rd edition, Collins Business Essentials Edition, Alexander Osterwalder & Yves Pigneur,, Criar Modelos de Negõcio, 2011, D. Quixote,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16