Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01769
Acrónimo :
01769
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver competência de planeamento de marketing, numa atitude empreendedora, no desenvolvimento de serviços e produtos de componente tecnológica e digital. Pretende-se que os alunos compreendam como analisar a atratividade do mercado e a competitividade da empresa/marca, bem como que tomem decisões empresariais estratégicas, de comercialização e de controlo (métricas), adaptadas à rápida inovação e convergência digital entre diferentes produtos e canais de marketing on-line e off-line.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA.1 Identificar especificidades do Marketing nos vários domínios de aplicação, nomeadamente Marketing para produtos e serviços com uma componente tecnológica inerente. OA.2 Conhecer os players e fluxos do mercado, bem como perceber o processo de decisão de compra e de adoção da tecnologia no B2C e B2B. OA.3 Compreender o sistema de informação de Marketing e saber aplicar métodos simples e intuitivos de pesquisa e de suporte à tomada de decisão, como análise de informação secundária, inquérito e entrevistas. OA.4 Conceber a proposta de valor, tanto num contexto de inovação como no de desenvolvimento de produto/serviço, adaptada à competitividade concorrencial e tendências do mercado. OA.5 Elaborar o Plano de Marketing. OA.6 Definir a politica de marketing-mix numa perspetiva de integração on-line e off-line. OA.7 Identificar métodos simples e intuitivos de avaliação e de controlo do Plano

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Especificidades da gestão do Marketing para bens tecnológicos e de informação tecnológica (IT products). Domínios de Marketing. Estrutura do Plano de Marketing. Conceitos chave: proposta de valor, vantagem competitiva e posicionamento. CP2. Curva da Adopção da Tecnologia e o seu papel no processo de decisão de compra no B2C e no B2B. A jornada do consumidor. CP3. O Mercado:caracterização, agentes, ciclo de vida, análise concorrencial e de distribuição. E-marketplaces e E-commerce CP4. Sistema de informação de Marketing. Métodos simples de pesquisa de mercado e de objectivos Vendas CP5. Análise Competitiva: instrumentos de análise como SWOT dinâmica, factores criticos de sucesso do mercado e vantagem competitiva da marca /empresa. CP6. Objectivos e Estratégia de Marketing. Segmentação, Target, posicionamento e proposta de valor. CP7. Politicas de Marketing-mix (os 7 P’s). CP8. Métricas e ferramentas de análise.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) é, assim, explicitada:CP1-OA1, onde o quadro teórico e aplicação a exemplos de ações reais de marketing permite aos alunos identificar especificidades nas empresas de tecnologia.CP2-OA2,OA3 na pesquisa do comportamento do consumidor e da jornada do cliente.CP3-OA3,OA4,OA5 OA6 OA7, onde a identificação dos agentes de mercado e seus fluxos, se articulam com todos conteúdos do plano marketing.CP4-OA2,OA3,OA4,OA5,OA6,OA7,OA8, já que os métodos de pesquisa apoiam as decisões de cada capitulo do Plano.CP5-OA2,OA3,OA4,OA5,OA6,OA7, sendo a análise competitiva crucial para o conteúdo do plano marketing.CP6-OA2,OA3,OA4,OA5,OA6, OA7, pela coerência da decisão estratégica com todos capitulos do plano marketing.CP7-OA2,OA3,OA4,OA5,OA6,OA7, pela coerência das decisões do marketing-mix com todo conteúdo.CP8-OA3, na correspondência da pesquisa de mercado com as medidas de controlo das decisões tomadas.

Avaliação / Assessment


Opção entre avaliação ao longo do semestre ou Exame (1ª ou 2ª época). Aprovado se nota > = 9.5 v. Na Avaliação ao longo do semestre, a nota final é calculada pela média ponderada de: Individual (55%): Frequência ou teste na 1ª época (40%, com nota mínima de 8,5 valores), Participação na aula e assiduidade minima de 50% (15%) com nota mínima de 9.5valores Grupo (45%), com mínimo de 9,5 v em cada componente): Projeto Grupo (30%), analise de caso de estudo (15%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas sáo essencialmente práticas mas sempre com ligação aos conceitos teóricos. mesmo as aulas teóricas inckuem uma metodologia de debate e análise de pequenos casos.O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Discussão e debate, com análise e resolução de casos ME3. Participação Activa, com realização de projectos de empresa (ME3) ME4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. (ME4) Os grupos de trabalho devem ter entre 4 a 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino (ME) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem(OA) ME1 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7 ME2 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7 ME3 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7 ME4- OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Cada docente responsável pelas aulas práticas disponibilizará uma hora semanal para atendimento aos alunos, mediante agendamento, seja na forma presencial ou virtual.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BAYNAST, A., LENDREVIE, J., LÉVY, J. ,DIONÍSIO, P. & RODRIGUES, J. V. (2021). MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Moore, G. A. (2014). Crossing the Chasm: Marketing and Selling Technology Project, 3rd edition, Collins Business Essentials Edition. Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio, D. Quixote.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-02