Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01772
Acrónimo :
01772
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da Unidade Curricular é dotar os discentes de competências que permitam o uso reflexivo de diferentes estratégias metodológicas na pesquisa online e as suas potencialidades e limitações. A UC debruça-se sobre os debates atuais em torno da inquirição online e as várias ferramentas disponíveis, desde o acesso a dados estatísticos, ao desenho da pesquisa online, às técnicas etnográficas, à construção e aplicação de inquéritos online, passando pela utilização de métodos e ferramentas de pesquisa emergentes relativas à investigação em plataformas digitais como blogues, fóruns ou sítios de redes sociais. As questões éticas são um outro tópico relevante.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A internet e as TIC em geral apresentam novas possibilidades e desafios para a investigação nos vários domínios das ciências sociais. A UC pretende dotar os discentes com competências para avaliar criticamente a análise empírica online. A UC inclui a exploração e aplicação por parte dos discentes dos métodos de pesquisa social emergentes para estudar as atividades online. O trabalho curricular inclui o desenho e a aplicação de pelo menos um método de inquirição online. O discente que complete com sucesso esta UC deverá: OA1.Definir as relações entre a teoria, as questões de pesquisa e os dados empíricos obtidos online. OA2.Identificar os pontos fortes e fracos de diferentes abordagens metodológicas. OA3.Discutir as oportunidades e problemas dos métodos de pesquisa aplicados na Internet. OA4.Comparar métodos de amostragem, recolha e gestão de dados e a fiabilidade dos dados obtidos online. OA5.Conhecer os princípios éticos em torno da pesquisa online.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Temas abordados: CP1. Abordagem multi-disciplinar à pesquisa social online. Formas de conhecimento e a pesquisa na Web. CP2. Introdução aos procedimentos e ferramentas de construção e aplicação de questionários online. CP3. Pesquisa quantitativa online: possibilidades e desafios. CP4. Fiabilidade e validade dos dados obtidos online. CP5. Novos métodos: motores de busca, google trends e ferramentas analíticas das atividades online. CP6. Etnografia digital e pesquisa no Twitter. CP7. Big data e a pesquisa com recurso a redes sociais online. CP8. Fóruns, blogues e plataformas de mensagens instantâneas como terrenos de pesquisa. CP9. A entrevista mediada por computador. CP10. Princípios éticos na pesquisa online.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os temas, teorias, abordagens multi-disciplinares e conceitos em torno da inquirição social online, e os objectivos mencionados atrás é demonstrada da seguinte forma: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3, CP4, CP9 OA3 - CP3, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 OA4 - CP4 OA5 - CP10

Avaliação / Assessment


Nas modalidades de avaliação temos as seguintes alternativas: 1) Avaliação Contínua: Realização das leituras seleccionadas para cada aula; Realização de dois trabalhos: - um individual baseado na leitura de artigo - um trabalho final, de grupo ou individual, de perfil mais aprofundado numa das seguintes modalidades: a) Ensaio/ trabalho de aprofundamento temático; b) Projecto de pesquisa; A nota final terá como base o seguinte cálculo: Trabalho Individual: 50% Trabalho final: 40% Participação/assiduidade (10%). A avaliação contínua exige uma assiduidade mínima, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas. 2) Os estudantes que não optem pela avaliação contínua ou que nele não tenham aproveitamento, podem recorrer ao exame final (100% da nota) nas épocas previstas para o efeito.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A orientação pedagógica da Unidade Curricular compreende aulas teóricas (T) e teórico/práticas (TP). As aulas de cariz mais expositivo serão complementadas com a aprendizagem activa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. As aulas TP são utilizadas para a discussão de casos de pesquisa e textos, a resolução de problemas e a elaboração de exercícios práticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os métodos de ensino e os objetivos da Unidade Curricular é assegurada pela demanda por uma revisão crítica e as discussões em torno dos temas apresentados no curso com uma abordagem multidisciplinar. A metodologia adotada auxilia, portanto, a elaboração e o emprego reflexivos dos métodos de pesquisa on-line. A análise de casos, os exercícios práticos e a elaboração de ensaios para efeitos de avaliação, permite a integração entre os domínios teóricos e metodológicos e a sua aplicação.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16