Métodos de Ensino e Avaliações
A orientação pedagógica da Unidade Curricular privilegia a aprendizagem activa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. Espera-se dos alunos o comprometimento com o processo de aprendizagem, nomeadamente, através da leitura atempada dos materiais propostos, de iniciativas de pesquisa própria e da participação activa nas aulas. No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas – bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa – para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. | Cada estudante é responsável pelo seguinte: 1) Realização das leituras seleccionadas para cada aula; 2) Realização de dois trabalhos (um individual baseado na leitura de artigo, e outro resultante de um trabalho de grupo); A avaliação periódica terá dois momentos, autónomos ou interligados. No quadro da cadeira ocorrerá um trabalho individual e um trabalho de grupo, este último deverá permitir situar contributos individuais de modo a que os mesmos se reflictam na avaliação final. O primeiro trabalho, de carácter individual, consiste no seguinte: Será indicada uma lista de artigos, através da qual os discentes deverão escolher um artigo para comentar num trabalho escrito de 1 ou 2 páginas. No comentário deverá constar uma sistematização e a demonstração de aquisições relevantes do estudo e pesquisa da primeira metade do semestre. O trabalho final, de perfil mais aprofundado, segundo uma das seguintes modalidades: a) Ensaio; b) Trabalho de aprofundamento temático; c) Projecto de pesquisa; d) Dossier documental; e) Análise de documento, caso, situação ou problema; A nota final terá como base o seguinte cálculo: Trabalho Individual: 45% Trabalho de Grupo: 45% Participação: 10%