Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objetivo consiste em fornecer as ferramentas essenciais ao desenvolvimento da atividade de análise de comunicação multimédia no quadro de uma sociedade em rede. Procura-se problematizar e estruturar a oferta de métodos de investigação multimédia, indicando as suas respectivas vantagens e desvantagens, forças e fraquezas, profundidades e propósitos. Desdubrando-se nos seguintes objetivos gerais: OG1. Compreender o contexto digital e as suas dinâmicas específicas. OG2. Reconhecer o potencial do contexto digital como meio para realizar investigação. OG3. Identificar estratégias adequadas e as suas limitações para a recolha eficaz e eficiente de dados disponíveis online. OG4. Distinguir entre ferramentas apropriadas para a recolha de dados sabendo operacionalizá-las.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os Objetivos de Aprendizagem (AO) estão em sintonia com os métodos de ensino adotados. As aulas proporcionam uma compreensão dos referenciais teóricos e uma abordagem eminentemente prática numa ótica hands on e numa perspectiva learning by doing. Os desafios e limitações da investigação e análise da comunicação em contexto digital com recurso a ferramentas específicas para a recolha de dados são abordados ao longo das aulas e na discussão de estudos de caso concretos. Os Objetivos de Aprendizagem (AO) são os seguintes: AO1. Compreender a relevâncias dos métodos digitais para o estudo das ciências sociais. AO2. Identificar os principais desafios e limitações ao realizar investigação online. AO3. Definir desenho da pesquisa que favoreça a adequada recolha de dados mediante o meio e o objeto de estudo. AO4. Tratar e preparar bases de dados para a análise. AO5. Construir soluções para analisar dados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Métodos digitais para o estudo das ciências sociais. CP2. Query design e recolha de dados.EDC: Instagram. CP3. A preparação da base dados e visualização de imagens. EDC: Instagram. CP4. A preparação de uma pesquisa em plataformas de redes sociais online. EDC: Facebook, X. CP5. Recolha de dados: vantagens e limitações.EDC: Facebook, X. CP6. A recolha de informação de forma estruturada e focada.EDC: Google Trends. CP7. A recolha de informação de forma estruturada e focada. EDC: Ferramentas de inteligência artificial generativa. CP8. Processamento de Linguagem Natural aplicada às Ciências Sociais. CP9. Visão Computacional aplicada às Ciências Sociais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os CP1, CP2 e CP4 fornecem uma base teórica sobre os métodos digitais e a sua relevância no âmbito da pesquisa em ciências sociais alinhando-se com os (OG) 1 e 2 e os OA1 e OA2. Os CP3 e CP5 demonstram a importância de uma adequada recolha de dados assim como exploram a necessidade de preparar bases de dados que permitam responder às perguntas ou hipóteses de investigação tal e como proposto nos objetivos OA3 e OA4. Os CP6, CP7, CP8 e CP9 essenciais na discussão de como realizar investigação em contexto digital no ecossistema atual, permitem uma análise crítica da adequação da abordagem metodológica aos diferentes tópicos em análise, de acordo com os meios em estudo, ferramentas disponíveis e métodos estipulados. Esses CP vão ao encontro do OA5 e OA6 assim como do OG3 e OG4. A interligação dos CP permite a discussão teórica sobre o papel dos métodos digitais e de análise multimédia para investigar a comunicação em contexto digital, e a execução prática dessa mesma teoria.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre é realizada através de quatro exercícios individuais cada um com a ponderação de 25% na nota final. Nota mínima de cada exercício 10 valores. Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre, ou que não obtenham aproveitamento nessa modalidade, podem recorrer à avaliação por exame. Esta inclui a entrega de um trabalho individual que engloba a realização de quatro exercícios e a discussão dos seus resultados de forma a compreender a temática em estudo.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular "Métodos de Análise Multimédia" utiliza uma combinação de metodologias de ensino e aprendizagem que estão em consonância com o modelo pedagógico contemporâneo, centrado no estudante e voltado para o desenvolvimento de competências críticas e práticas. Através da componente expositiva é fornecida uma base teórica no que diz respeito a conceitos e teorias no âmbito dos métodos digitais e de análise multimédia como proposta metodológica para realizar investigação. Esta componente será complementada com apresentações multimédia, leituras recomendadas e obrigatórias e exposições por parte do docente. A mesma prevê momentos de perguntas e respostas assim como a promoção do pensamento crítico. Através da componente demonstrativa o docente exemplificará a utilização de ferramentas com vista à recolha, preparação e análise de dados. Os discentes deverão realizar tais operações primeiro sob orientação e depois sozinhos. A componente demonstrativa permitirá aos estudantes adquirir competências práticas respondendo a desafios que serão apresentados no âmbito das diferentes sessões e relaticos a platafroms distintas, explorando as dinâmicas e lógicas da comunicação em diversas plataformas digitais. Serão abordados casos reais e recentes (ex: eleições, desinformação, tendências de pesquisa, movimentos sociais online, influenciadores digitais, etc), incentivando os alunos a identificar problemas e analisar casos concretos, propondo abordagens metodológicas sobre como os investigar. O objetivo é promover a aplicação prática e a análise crítica fomentando o debate.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular "Métodos de Análise Multimédia" é essencial para garantir que os estudantes adquiram as competências e conhecimentos esperados. A componente expositiva das aulas fornece uma base sólida nos conceitos e referentes teóricos fundamentais, diretamente alinhadas com o objetivo de compreender o papel dos métodos digitais e de análise multimédia como escolha metodológica para investigar. A componente prática das aulas permite não só o conhecimento sobre ferramentas disponíveis para a recolha de dados, mas também como estas operam e podem ser utilizadas em diferentes investigações, nomeadamente no desenvolvimento de frameworks metodológicos. Isto está diretamente relacionado com o desenvolvimento da capacidade em eleger ferramentas e preparar pesquisas em situações reais, fomentando a aprendizagem ativa. O foco em plataformas digitais actuais e a apresentação de casos de estudo reais e recentes promove a capacidade dos estudantes de aplicar conhecimento teórico a investigações contemporâneas, alinhando-se com vários objetivo de aprendizagem definidos. As discussões em aula fomentam a colaboração e o diálogo crítico, essenciais para a compreensão das vantagens e limitações não só das diferentes ferramentas como dos métodos em si. Estas discussões promovem pensamento crítico, de acordo com os objetivos de reconhecer o potencial do contexto digital como meio para realizar investigação e identificar estratégias adequadas e as suas limitações para a recolha eficaz e eficiente de dados disponíveis online. Essas atividades incentivam os estudantes a explorar diferentes perspetivas e a desenvolver um entendimento mais completo dos tópicos abordados. Em resumo, as metodologias de ensino e avaliação adotadas nesta unidade curricular são coerentes com os objetivos de aprendizagem, garantindo uma abordagem integrada e eficaz para a compreensão, análise e aplicação dos métodos de análise multimédia.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bruns, A. (2019). Are Filter Bubbles Real. Polity Press. Bucher, T. (2018). If... Then: Algorithmic Power and Politics. Oxford University Press. Burgess, J., Marwick, A., & Poell, T. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of social media. Sage. Cardoso, G. & Sepúlveda, R. (2024). Manual de métodos para pesquisa digital. Mundos Sociais. Gillespie, T. (2018). Custodians of the Internet: Platforms, content moderation, and the hidden decisions that shape social media. Yale University Press. Leaver, T., Highfield, T. & Abidin, C. (2020). Instagram: Visual Social Media Cultures. Digital media and society series. Polity. Mayer-Schönberger, V., & Cukier, K. (2013). Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. Houghton Mifflin Harcourt. Rogers, R. (2013). Digital Methods. MIT Press. Rogers, R. (2024). Doing digital methods. SAGE. Salganik, M. J. (2019). Bit by bit: Social research in the digital age. Princeton University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Boyd, D., & Crawford, K. (2012). Critical Questions for Big Data: Provocations for a Cultural, Technological, and Scholarly Phenomenon. Information, Communication & Society, 15, 662-679. Cardoso, G., Sepúlveda, R., & Narciso, I. (2022). WhatsApp and audio misinformation during the Covid-19 pandemic. Profesional de la información, 31(3). https://doi.org/10.3145/epi.2022.may.21 Cardoso, G., Álvares, C, Moreno, J. Sepúlveda, R., Crespo, M., Foà, C. (2021). Deliverable D2.1 A Framework and Methodological Protocol for analyzing the platformization of news. Eumeplat. https://www.eume plat.eu/results/deliverables/ Flores, A.M. & Sepúlveda, R. (2022). Métodos digitais e educação: uma proposta de investigação. In Nobre, A., Mouraz, A. & Duarte, D. (Eds). Portas que o digital abriu na Investigação em Educação, Universidade Aberta e Universidade de Coimbra. Moreno, J. & Sepúlveda, R. (2021). Article 13 on social media and news media: disintermediation and reintermediation on the modern media landscape. Communication & Society, 34(2), 141-157. Pariser, E. (2011). The filter bubble: How the new personalized web is changing what we read and how we think. Penguin. Poell, T., Nieborg, D. B., & Duffy, B. E. (2021). Platforms and cultural production. John Wiley & Sons. Rieder, B., Matamoros-Fernández, A. & Coromina, O. (2018). From ranking algorithms to ‘ranking cultures’: Investigating the modulation of visibility in YouTube search results. Convergence: The international journal of research into new media technologies, 24(1), pp. 50-68. https://doi.org/10.1177/1354856517736982 Rogers, R. (2017). Foundations of Digital Methods: Query Design. In: Mirko Tobias Schäfer, Karin van Es (Hg.): The Datafied Society: Studying Culture through Data. Amsterdam: Amsterdam University Press, 75–94. DOI: https://doi.org/10.25969/mediarep/125 Silva, T., Mintz, A., Omena, J. J., Gobbo, B., Oliveira, T., Takamitsu, H., Pilipets, E., & Azhar, H. (2020). APIs de Visão Computacional: investigando mediações algorítmicas a partir de estudo de bancos de imagens. Logos, 27(1). van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford university press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-15