Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01773
Acrónimo :
01773
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo consiste em fornecer as ferramentas essenciais ao desenvolvimento da atividade de análise de comunicação multimédia no quadro de uma sociedade em rede. Procura-se problematizar e estruturar a oferta de métodos no campo do multimédia, indicando as suas respectivas vantagens e desvantagens, forças e fraquezas, profundidades e propósitos. Enfoque téorico-prático na dimensão de vídeo, sua produção e partilha digital, tanto nas redes sociais quanto em outros contexto de difusão dentro e fora da Internet.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Abordar questões de tipo, rigor e condições de aplicabilidade de um método, bem como a natureza das conclusões às quais pode apontar. - Consolidar conhecimentos sobre métodos de análise de conteúdo aplicados aos media - Reflectir criticamente sobre a escolha de um método, e a sua adequação a um objecto empírico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


De entre os diferentes métodos e ferramentas ir-se-á atender a: - Google Trends, Pesquisa avançada no Google, outros motores de busca e quando os utilizar - Big Data e metadados nas Redes Sociais: conteúdos; atores/agentes; relacionamentos/conexões - Como estudar as Redes Sociais? Construção de queries; Recolha de dados; Análise da amostra; Filtragem e categorização de dados; Produção de resultados - Estrutura e lógica de funcionamento: YouTube Data API; Gramáticas da plataforma - Análise de vídeo online: Saber gravar (preservar) conteúdo multimídia; desconstruir conteúdo multimédia - vídeo por frames / separar o som da imagem; Identificar alterações forenses ao som / imagem; Identificar pistas contextuais - Metadados multimédia; Histórico e fonte

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Na dualidade crescente da autonomia dos cidadãos e dos profissionais de comunicação, há relações, interações e dinâmicas que importa identificar, conhecer e discutir. Para este efeito, os conteúdos programáticos propostos são os mais apropriados pois articulam-se com os objetivos enunciados de fornecer as ferramentas essenciais ao desenvolvimento da atividade de análise de comunicação multimédia no quadro de uma sociedade em rede.

Avaliação / Assessment


Um trabalho final, entregue no fim do semestre, de uma das seguintes modalidades: a) ensaio ou trabalho de aprofundamento temático; b) projecto de pesquisa/análise, ou de estudo de caso. A nota final terá como base o seguinte cálculo: a) trabalho individual: 80% b) participação em aula: 20%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas construídas a partir da apresentação, discussão e avaliação de estudos de caso, designadamente dos diferentes métodos utilizados para análise de media.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Abordar questões de tipo, rigor e condições de aplicabilidade de um método, bem como a natureza das conclusões às quais pode apontar. - Aulas construídas a partir da apresentação, discussão e avaliação de estudos de caso, designadamente dos diferentes métodos utilizados para análise de media. Consolidar conhecimentos sobre métodos de análise de conteúdo aplicados aos media - Aulas construídas a partir da apresentação, discussão e avaliação de estudos de caso, designadamente dos diferentes métodos utilizados para análise de media. Reflectir criticamente sobre a escolha de um método, e a sua adequação a um objecto empírico. - Aulas construídas a partir da apresentação, discussão e avaliação de estudos de caso, designadamente dos diferentes métodos utilizados para análise de media.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Riffe, D., Lacy, S., Fico, F. (1998), Analysing media messages: Using quantitative content analysis in research, Erlbaum. O'Sullivan, T., Dutton, B., Rayner, P. (1994), Studying the media : an introduction, Edward Arnold. Lombard, M., Synder-Duch, J., Bracken, C. C. (2003), ?Content analysis in mass communication: assessment and reporting of intercoder reliability?, Human Communication Research, 29, 469-472. Lorio, S. (2003), Qualitative Research into Journalism: Taking it to the Streets, Lawrence Erlbaum Associates Inc. Hansen, A., Cottle, S., Negrine, R., Newboldm, C. (1998), Mass Communication Research Methods, MacMillan. Deacon, D., Pickering, M., Golding, P., Murdock, G. (2007), Researching Communications: A Practical Guide to Methods in Media and Cultural Analysis, Bloomsbury Publishing. Berger, A. (2010), Media and Communication Research Methods: an Introduction to Qualitative and Quantitative Approaches, Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cordeiro, P. (2010), A rádio e as indústrias culturais: estratégias de programação na transição para o digital, Livros Horizonte. Cheta, R., Aboim, S., Cardoso,. G., Espanha, R. (2007), Era uma vez...fábulas, romances, quotidianos: Imagens da vida privada nas telenovelas portuguesas, OberCom, http://www.obercom.pt/client/?newsId=30&fileName=wr_12.pdf. Cardoso, G., Gomes. M., Neto, P., Santos, S., Calado, V., Amaral, S. (2006), O Jornalismo hoje: uma análise de 14 redacções de TV, Rádio e Jornais, OberCom, http://www.obercom.pt/client/?newsId=29&fileName=rr1.pdf. Cardoso, G., Amaral, S. (2006), Ficção, Notícias e Entretenimento: As idades da TV em Portugal, OberCom, http://www.obercom.pt/client/?newsId=30&fileName=wr4.pdf. Cardoso, G., Amaral, S. (2006), As noticias da RTP1, SIC, TVI e o on-line,OberCom, http://www.obercom.pt/client/?newsId=30&fileName=wr6.pdf. Brandão, N. (2010), As notícias nos Telejornais, Guerra & Paz. Brandão, N. (2005), Prime Time, Casa das Letras. Berger, A. (1991), Media research techniques, Sage. Belo, A., Cardoso, G., Silveira, J. (2011), Telejornais no Início do Século XXI, Colibri.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16