Sumários

Análise de dúvidas e preparação do trabalho final.

15 Dezembro 2020, 20:30 Rita Sousa


Definição de datas para as entregas de trabalho
Forma e modelo da avaliação final
Regras de citação e apresentação
Discussão sobre as 4 componentes e introdução e conclusão: motivo da escolha do objeto de análise (comum ou não às 4 partes).

Analise forense de imagem e vídeo

15 Dezembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Objetivos:

●Realizar a análise de ficheiros multimédia com foco na análise individual de umaimagem / vídeo / som específicos
●Realizar análise forense com objecto na identificação da gravação, sua separação por frames, separação áudio vs. imagem, identificação de eventual manipulação e metadados associados
●Identificar o enquadramento espácio-temporal através da recolha de seletores para identificação espácio-temporal, geolocalização de imagens e vídeos, identificação de conteúdo multimédia por espaço e/ou tempo; identificação de conteúdo multimédiaigual e/ou semelhante.
●Proceder ao mapeamento de histórico de ficheiros, através do seu percurso de partilha; identificação de conteúdo original; agentes, plataformas e métodos de difusão.
●Instalação do Google Chrome com os seguintes add-ons: RevEye, InVid & WeVerify, Crowdtangle

Bibliografia:

●Ristovska, S. (2019). Human rights collectives as visual experts: the case of Syrian Archive. Visual Communication, 18(3), 333-351.

●Sienkiewicz, M. (2015). Open BUK: Digital labor, media investigation and the downing of MH17. Critical Studies in Media Communication, 32(3), 208-223.

●Gruzd, A., & Mai, P. (2020). Going viral: How a single tweet spawned a COVID-19 conspiracy theory on Twitter. Big Data & Society.

●Barney, E. (2019). Visual Literacy & Fake News. CALL Bull., 250, 19.

Análise forense de imagem e vídeo

17 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Objetivos :

Realizar a análise de ficheiros multimédia com foco na análise individual de uma imagem / vídeo / som específicos
Realizar análise forense com objecto na identificação da gravação , sua separação por frames, separação áudio vs. imagem , identificação de eventual manipulação e metadados associados
Identificar o enquadramento espácio -temporal através da recolha de seletores para identificação espácio -temporal, geolocalização de imagens e vídeos , identificação de conteúdo multimédia por espaço e/ ou tempo; identificação de conteúdo multimédia igual e/ ou semelhante .
Proceder ao mapeamento de histórico de ficheiros , através do seu percurso de partilha ; identificação de conteúdo original; agentes , plataformas e métodos de difusão .
Instalação do Google Chrome com os seguintes add-ons: RevEye , InVid & WeVerify , Crowdtangle

Bibliografia :

Ristovska , S. (2019). Human rights collectives as visual experts: the case of Syrian Archive. Visual Communication, 18(3), 333-351.

Sienkiewicz, M. (2015). Open BUK: Digital labor, media investigation and the downing of MH17. Critical Studies in Media Communication, 32(3), 208-223.

Gruzd , A., & Mai, P. (2020). Going viral: How a single tweet spawned a COVID-19 conspiracy theory on Twitter. Big Data & Society.

Barney, E. (2019). V isual Literacy & Fake News. CALL Bull., 250, 19.

Módulo programático - Big Data nas ciências sociais

10 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Objetivos :

Conhecer as vantagens , desvantagens e desafios do Big Data
Realizar recolha e processamento de amostras de grande dimensão
Desafio da computação , interdisciplinaridade , e reprodutibilidade
Acesso limitado e divisão digital

●Análise multimédia recorrendo a técnicas de Computer Vision
●Extracção de objectos e conceitos através da análise automatizada de imagens (a comunicar antes do módulo)
●Construção de modelos de análise e treino de reconhecimento.
●Uso de ferramentas e APIs: Clarifai e Google Vision AI.
Utilização de ferramentas NLU para processamento de texto para extracção de categorias , entidades , conceitos e sentimento .
Utilização de API´s e ferramentas de processamento de linguagem natural (a comunicar antes do módulo ).
Acesso ao processamento de linguagem natural na plataforma IBM Watson.
Anderson, C. (2008). The End of Theory: The Data Deluge Makes the Scientific Method Obsolete. Wired. Disponível em : https:// www.wired.com /2008/06/pb-theory/
Boyd, D., & Crawford, K. (2012). Critical Questions for Big Data: Provocations for a Cultural, Technological, and Scholarly Phenomenon. Information, Communication & Society, 15, 662-679.
Bruns, A (2018). Big social data approaches in Internet studies: The case of Twitter. In Hunsinger , J., Klastrup , L., & Allen, M. (Eds.) Second International Handbook of Internet Research. Springer, Dordrecht.
Kramer, A, Guillory. J. & Hancock, J. (2014). Emotional contagion through social networks. Proceedings of the National Academy of Sciences, 111 (24).
Rogers, R. (2013). Digital Methods. MIT Press.

aula 6

3 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Conhecer as vantagens , desvantagens e desafios do Big Data
Realizar recolha e processamento de amostras de grande dimensão
Desafio da computação , interdisciplinaridade , e reprodutibilidade
Acesso limitado e divisão digital