Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01784
Acrónimo :
01784
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
15.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Os alunos deverão poder relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing a situações organizacionais reais, através de uma abordagem sistémica e integrada da gestão do marketing mix na criação de valor de forma apropriada e no contexto certo Os alunos deverão mostrar competências na compreensão da complexidade do ambiente de negócios em mercados sofisticados e altamente competitivos devendo no processo produzir recomendações estratégicas de marketing relevantes

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Uma perspectiva teórico/prática do Marketing. 2.Abordagem à gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas (de produto, serviços e corporate) como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos. 3. Compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações. 4.Aquisição de competências de apreciação crítica dos conceitos de comunicações em Marketing numa perspectiva integrada com os outros elementos do marketing mix. Compreensão do papel da marca (produto ou organizacional) na criação de valor. 5. Compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Proporcionar o entendimento dos conceitos centrais de marketing, as ferramentas e o relacionamento com as demais funções de gestão. Principais conteúdos: 1) A organização orientada para o cliente 2) STP aplicado a casos reais 3) Marcas, DNP e Inovação 4) Comunicações de marketing (Inbound e Outbound) 5) Reputação organizacional e competitividade 6) Competitividade das empresas, agregação de valor e o marketing nas exportações

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Promover uma compreensão profunda dos conceitos chave de marketing, suas ferrramentas e relacionamento com as demais funções gerenciais. Conteúdos principais: 1) A organização orientada para o cliente (OA1; OA2; OA3) 2) STP aplicado a casos reais (OA2; OA3) 3) Marcas, DNP e Inovação (OA2; OA3) 4) Comunicações de marketing (Inbound e Outbound) (OA3; OA4) 5) Reputação organizacional e competitividade (OA5) 6) Competitividade das empresas, agregação de valor e o marketing nas exportações (OA4; OA5)

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Trabalho individual (50%). Exame (50%). Nota final mínima de exame 10. Os alunos que reprovem na avaliação regular possuem 1 época de exame com ponderação de 100%. Os alunos aprovados podem inscrever-se para melhoria na época de recurso. ."Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário"

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos relevantes 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Transversal a todos os OA 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Transversal a todos os OA 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Transversal a todos os OA 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Material de apoio disponibilizado/ Course Material provided - Kotler, P. and Keller, K.L.(2012) Marketing Management, 14th. Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Ferrel, O.C. and Hartline, M.D. (2011) Marketing Strategy, 5th. Edition. South-western Cengage Learning: Mason

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16