Sumários

Aula 4

19 Novembro 2022, 08:00 Rita Sousa


Conclusão da apresentação e discussão das propostas de investigação.

Aula 3

18 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Apresentação e discussão das propostas de investigação.

Aula 2

15 Outubro 2022, 08:00 Rita Sousa


Conclusão da parte II.

Parte III - Metodologias e Métodos de Investigação. A metodologia qualitativa e a metodologia quantitativa. Caraterização e distinção de cada uma destas abordagens. Formulação das questões de investigação e escolha dos métodos de investigação. Quando adoptar os métodos: case study research; análise de dados; inquérito/ questionário; história e experiência em contabilidade.

Como desenvolver o questionário e os administrar. Tipos de estudos de caso em investigação em Contabilidade: estudos explanatórios, exploratórios e experimentais. O papel do investigador. Fases que compoem um case study. Testes de qualidade ao design da investigação. Fontes de dados para a investigação. Entrevistas estruturadas vs. entrevistas não estruturadas. A importância das entrevistas semi-estruturadas na investigação baseada em estudo de caso. Conceitos de triangulação. Análise da evidência de acordo com Miles, Huberman & Saldaña (2019).

Parte IV - Elaboração da Research Proposal. Sua estrutura. Referenciação bibliográfica e construção da bibliografia. Regras de elaboração da tese segundo o ISCTE e normas de formatação da bibliografia e de referências bibliográficas no texto da tese.

Aula 1

14 Outubro 2022, 18:00 Rita Sousa


Parte I - Aspetos Introdutórios. Tipos de tese de mestrado: Dissertação versus projeto de mestrado. Caraterização de cada um deles. Tipos de projeto: caso de estudo pedagógico; plano de negócio para projeto inovador; projeto empresa. Etapas na elaboração da tese. Funções do orientador. Estrutura da tese.

Parte II - O Processo de Investigação. O que é investigar? Conceitos de ontologia, epistemologia, metodologia e método. Paradigmas de investigação em Contabilidade. O método científico no positivismo e os métodos naturalisticos nos paradigmas interpretativista e critico. Investigação em Contabilidade.