Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de elaborar uma proposta de tese de mestrado abordando uma temática específica das áreas científicas da contabilidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, o aluno deverá ser capaz de: OA1 - Distinguir dois tipos de teses: Projeto e Dissertação. OA2 - Construir uma boa revisão de literatura e formular o problema de investigação. OA3 - Caraterizar as diferentes metodologias de investigação em contabilidade. OA4 - Produzir uma proposta de tese.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 - Tipos de tese: Projeto versus Dissertação P2 - Revisão de literatura e identificação do problema de investigação P3 - Paradigmas de investigação em contabilidade P4 - Recolha de dados em contabilidade P5 - Análise de dados em Contabilidade P6 - Bibliografia e referências P7 - Estrutura e redação de uma tese de mestrado
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Cada um dos quatro objetivos de aprendizagem (OA) tem uma ligação direta com os conteúdos programáticos anteriormente identificados, tendo sido esta a base para a associação entre os objetivos de aprendizagem e os tópicos do programa, como seguidamente se explicita: OA1: P1 - Tipos de tese: Projeto versus Dissertação OA2: P2 - Revisão de literatura e identificação do problema de investigação OA3: P3 - Paradigmas de investigação em contabilidade; P4 - Recolha de dados em contabilidade; P5 - Análise de dados em Contabilidade OA4: P6 - Bibliografia e referências, P7 - Estrutura e redação de uma tese de mestrado.
Avaliação / Assessment
Apresentação escrita da proposta de tese (80%) Apresentação oral da proposta de tese (20%) Não há exame final. Assiduidade mínima: 2/3 das aulas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2 - Participativas, com análise e discussão de casos reais de teses de mestrado em contabilidade ME3 - Participativas, com análise e discussão de textos científicos ME4 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, se apresenta a seguir as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: ME1 - Transversal a todos os OA ME2 - OA1, OA2 e OA3 ME3 - OA2 ME4 - Transversal a todos os AO Na realização dos objetivos de aprendizagem são requeridas competências de natureza expositiva, participativas e de auto-estudo e pesquisa por parte do aluno.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Schindler, P. (2021), Business Research Methods, 14th Edition, McGraw-Hill Education. Smith, M. (2022), Research Methods in Accounting, 6th Edition, London: Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Zikmund, W.G., Quinland, C., Griffin, M., Babin, B. & Carr, J. (2019), Business Research Methods, 2nd Edition, Cengage. Major, M.J. & Vieira, R. (Ed.) (2017), Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática, 2ª Edição, Lisboa: Escolar Editora.Yin, R. (2018), Case Study Research and Applications, 6th Edition, Sage. Hoque, Z., Parker, L., Kovaleski, M.A. & Hatnes, K. (2017) The Routledge Companion to Qualitative Accounting Research Methods, NY: Routledge. Denzin, N. & Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA. Baard, V. C. & Dumay, J. (2018), Interventionist research in accounting: reflections on the good, the bad and the ugly, Accounting and Finance, 1-28.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16