Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional, aplicando os conhecimentos teóricos associados à contabilidade de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, o aluno deverá: OA1 - Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção na área da contabilidade OA2 - Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado. OA3 - Definir o projecto de intervenção. OA4 - Definir as formas de acompanhamento e avaliação de projectos após a sua implementação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 - Diagnóstico sumário da organização P2 - Diagnóstico específico da envolvente e de um problema da área da contabilidade P3 - Revisão de literatura aplicada P4 - Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução P5 - Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Para que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico da envolvente externa e interna (OA1) os estudantes deverão efectuar um diagnóstico geral de uma organização (P1) e de um problema específico que exija uma intervenção (P2). Para sistematizarem os conhecimentos teóricos (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura adequada ao problema diagnosticado (P3). A capacidade de definição das fases de um projecto de intervenção (OA3) deverá ser expressa através da definição de tarefas e cronogramas adequados aos objectivos de intervenção (P4). Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de avaliação dos possíveis impactos dos projectos e das formas como estes podem ser acompanhados (OA4), os estudantes deverão sistematizar as possíveis consequências destes, riscos associados e formas de acompanhamento (P5).
Avaliação / Assessment
Apresentação escrita de um projecto (80%) Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri (20%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias ME1 - Estudo acompanhado ME2 - Discussão em sessões tutoriais ME3 - Análise documental ME4 - Entrevistas em ambiente organizacional
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico (OA1) os estudantes poderão utilizar recolha documental (ME3) e técnicas de entrevista (ME4), apresentando uma proposta escrita que será discutida em sessões tutoriais (ME2). Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura sob orientação tutorial (ME1). A competência de definição do projecto de intervenção e a avaliação de impactos (OA3, OA4) será desenvolvida através de análise documental (ME3) e entrevistas em ambiente organizacional (ME4); os alunos elaborarão uma proposta escrita para ser discutida em sessões tutoriais (ME2).
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Phillips, Estelle M.; Pugh, D. S. (1998). Como preparar um Mestrado ou Doutoramento, Lisboa: Lyon Edições. Bell, Judith (2005). Doing Your Research Project: a guide for first-time researchers in education and social science. 4th ed. Buckingham: Open University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Major, M. e Vieira, R. (Ed.) (2008) ?Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática?, Lisboa: Escolar Editora. Carvalho, J. Eduardo (2002). Metodologia do Trabalho Cientifico, Lisboa: Escolar Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16