Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01788
Acrónimo :
01788
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento prévio de Microeconomia a nível intermédio

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem um duplo objetivo: em primeiro lugar, familiarizar os alunos com a teoria microeconómica avançada, nomeadamente com as hipóteses usadas e com a estrutura dos modelos; em segundo lugar, fomentar a capacidade de modelização dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre o aluno deve: 1. conhecer e compreender os elementos base da modelização microeconómica, em particular teoria do consumidor e teoria do produtor 2. conhecer e compreender o equilíbrio de mercado, enquanto interação entre os agentes económicos, e as suas propriedades 3. realizar de forma autónoma trabalho de modelização 4. realizar uma análise crítica dos resultados obtidos e sua relação com as hipóteses colocadas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Teoria do consumidor a. Preferências e utilidade b. Escolha e procura individual c. Dualidade entre maximização de utilidade e minimização da despesa d. Equação de Slutsky e. Incerteza e aversão ao risco 2. Teoria do produtor a. Conjuntos de produção b. Maximização de lucro c. Minimização de custo 3. Mercado em equilíbrio parcial a. Mercado competitivo: hipóteses e propriedades b. Monopólio c. Análise de bem-estar 4. Equilíbrio geral a. Equilíbrio de troca b. Equilíbrio com produção c. Teoremas fundamentais da Economia do Bem-estar

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 focam a teoria do consumidor e produtor, quer em termos teóricos quer com exercícios OA2 - CP3, CP4 focam a teoria do mercados, em equilibrio parcial e geral, quer em termos teóricos quer com exercícios OA3 - todos os CP desenvolvem capacidade de modelização OA4 - todos os CP recorrem à colocação de hipóteses e análise crítica dos resultados obtidos

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre será baseada num "Problem Set" (20%), num modelo (20%), na participação nas aulas (10%) e num exame final (50%). A nota no exame final não pode ser inferior a 8 valores. Ver Observações, em baixo. Existe a alternativa de ter o exame final a contar 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas: metodologia prinicipal para transmissão de conhecimento teórico (OA1, OA2) 2. Participativas: envolvimento em resolução de problemas e discussão de resultados (OA4) 3. Ativas: realização de trabalhos consolida conhecimento (OA1 e OA2), desenvolve modelização (OA3) e capacidade de análise (OA4) 4. Auto-estudo: contribui para todos os OA

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios em casa antes das aulas participativas, e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jehle, G. and Reny, P., Advanced Microeconomic Theory, 3rd Ed., Financial Times/ Prentice Hall, 2011 Osborne, M. and Rubinstein, A., Models in Microeconomic Theory, Open Book Publishers, 2020 Varian, H. and Melitz, M., Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 10th Ed., W.W. Norton & Co, 2024

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Additional papers may be provided during the semester to illustrate models Lecture slides For model work: Varian, H. R., "How to Build an Economic Model in Your Spare Time", in Passion and Craft: Economists at Work, Ed. Michael Szenberg, University of Michigan Press, 1997, available online at: http://web.cenet.org.cn/upfile/91315.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23