Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimento prévio de Microeconomia a nível intermédio
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem um duplo objetivo: em primeiro lugar, familiarizar os alunos com a teoria microeconómica avançada, nomeadamente com as hipóteses usadas e com a estrutura dos modelos; em segundo lugar, fomentar a capacidade de modelização dos alunos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do semestre o aluno deve: 1. conhecer e compreender os elementos base da modelização microeconómica, em particular teoria do consumidor e teoria do produtor 2. conhecer e compreender o equilíbrio de mercado, enquanto interação entre os agentes económicos, e as suas propriedades 3. realizar de forma autónoma trabalho de modelização 4. realizar uma análise crítica dos resultados obtidos e sua relação com as hipóteses colocadas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Teoria do consumidor a. Preferências e utilidade b. Escolha e procura individual c. Dualidade entre maximização de utilidade e minimização da despesa d. Equação de Slutsky e. Incerteza e aversão ao risco 2.Teoria do produtor a. Conjuntos de produção b. Maximização de lucro c. Minimização de custo 3.Mercado em equilíbrio parcial a. Mercado competitivo: hipóteses e propriedades b. Monopólio c. Análise de bem-estar 4.Equilíbrio geral a. Equilíbrio de troca b. Equilíbrio com produção c. Teoremas fundamentais da Economia do Bem-estar
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3, CP4 OA3 - todos os CP OA4 - todos os CP
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua será baseada num "Problem Set" (20%), num modelo (20%), na participação nas aulas (10%) e num exame final (50%). A nota no exame final não pode ser inferior a 8 valores. Ver Observações em baixo. Existe a alternativa de ter o exame final a contar 100% da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)e objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas OA1, OA2 2. Participativas OA4 3. Ativas OA3, OA4 4. Auto-estudo Todos
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mas-Collel, A., M. D. Whinston e J. Green, Microeconomic Theory, New York, Oxford University Press, 1995 Varian, Hal R. Intermediate Microeconomics: A Modern Approach. New York: W.W. Norton & Co, 2010. Jehle, G. and Reny, P., Advanced Microeconomic Theory, 3rd Ed., Financial Times/ Prentice Hall, 2011
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Additional papers will be provided during the semester Lecture slides Varian, H. R., "How to Build an Economic Model in Your Spare Time", in Passion and Craft: Economists at Work, Ed. Michael Szenberg, University of Michigan Press, 1997, available online at: http://web.cenet.org.cn/upfile/91315.pdf Gravelle, H. and R. Rees, Microeconomics, Financial Times/ Prentice Hall; 3rd Ed, 2004
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16