Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01789
Acrónimo :
01789
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de microeconomia intermedia, introdução a teoria dos jogos, cálculo diferencial (otimização) e teoria das probabilidades a um nível básico.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é a apresentação dos fundamentos das teorias dos jogos. A disciplina procura também estimular o raciocínio económico através da discussão de exemplos de mercados específicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências: A. Conhecimento e compreensão - Compreender o tema da teoria dos jogos e as suas aplicações; - Ser capaz de acompanhar a literatura relevante a estes temas; B. Aplicação de conhecimentos - Formular problemas económicos sob a forma de um jogo. - Escolher as abordagens conceptuais, analíticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos de teoria dos jogos; C. Competências de aprendizagem - Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Teoria dos jogos não cooperativos 2. Teoria dos jogos cooperativos 3. Matching 4. Teoria dos leilões

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os conteúdos programáticos (CP) contribuem para os objetivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA A, B e C CP2 - OA A, B e C

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consiste em: - teste intermédio (40%) - prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina, as prova escrita não pode ser inferior a 7,5 v. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas tem como principal objetivo apresentar aos alunos os conceitos e os modelos de teoria dos jogos como as suas aplicações. A componente prática destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da discussão de modelos e resolução de exercícios. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) A - Conhecimento e compreensão e tem como principal objetivo apresentar o conteúdo das teoria dos jogos, levando-os à assimilação dos conceitos fundamentais e à compreensão dos modelos e das suas aplicações. A componente prática das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) B - Aplicação de conhecimentos e será um espaço para discussão interativa e detalhada entre o docente e os estudantes; destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da análise dos modelos, de aplicações. - o objetivo de aprendizagem C é alcançado relativamente à capacidade de estudo autónoma pela integração das duas componentes ao exigir aos alunos o estudo e a resolução de exercícios em aula. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Krishna, V. (2009). Auction Theory. Academic press. - Osborne, M. J., & Rubinstein, A. (1994). A Course in Game Theory. MIT Press. - Roth, A. & Sotomayor, M. (1992). Two-Sided Matching: A Study in Game-Theoretic Modeling and Analysis. Cambridge University Press. - Gibbons, R. (1992), A Primer in Game Theory, Pearson Education. - Keiding, H. (2015). Game Theory: A Comprehensive Introduction. World Scientific Publishing Company.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Mas-Colell, A., Whinston, M. & Green, J. (1995), Microeconomic Theory, Oxford University Press. - Fudenberg, D., & Tirole, J. (1991). Game Theory. MIT Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16