Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01789
Acrónimo :
01789
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de microeconomia intermedia, introdução a teoria dos jogos, cálculo diferencial (otimização) e teoria das probabilidades a um nível básico.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é a apresentação dos fundamentos das teorias dos jogos. A disciplina procura também estimular o raciocínio económico através da discussão de exemplos de mercados específicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências: A. Conhecimento e compreensão - Compreender o tema da teoria dos jogos e as suas aplicações; - Ser capaz de acompanhar a literatura relevante a estes temas; B. Aplicação de conhecimentos - Formular problemas económicos sob a forma de um jogo. - Escolher as abordagens conceptuais, analíticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos de teoria dos jogos; C. Competências de aprendizagem - Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Teoria dos jogos não cooperativos 2. Teoria dos jogos cooperativos 3. Matching 4. Teoria dos leilões

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os conteúdos programáticos (CP) contribuem para os objetivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA A, B e C CP2 - OA A, B e C

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consiste em: - teste intermédio (40%) - prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina, as prova escrita não pode ser inferior a 7,5 v. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas tem como principal objetivo apresentar aos alunos os conceitos e os modelos de teoria dos jogos como as suas aplicações. A componente prática destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da discussão de modelos e resolução de exercícios. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) A - Conhecimento e compreensão e tem como principal objetivo apresentar o conteúdo das teoria dos jogos, levando-os à assimilação dos conceitos fundamentais e à compreensão dos modelos e das suas aplicações. A componente prática das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) B - Aplicação de conhecimentos e será um espaço para discussão interativa e detalhada entre o docente e os estudantes; destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da análise dos modelos, de aplicações. - o objetivo de aprendizagem C é alcançado relativamente à capacidade de estudo autónoma pela integração das duas componentes ao exigir aos alunos o estudo e a resolução de exercícios em aula. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Krishna, V. (2009). Auction Theory. Academic press. - Osborne, M. J., & Rubinstein, A. (1994). A Course in Game Theory. MIT Press. - Roth, A. & Sotomayor, M. (1992). Two-Sided Matching: A Study in Game-Theoretic Modeling and Analysis. Cambridge University Press. - Gibbons, R. (1992), A Primer in Game Theory, Pearson Education. - Keiding, H. (2015). Game Theory: A Comprehensive Introduction. World Scientific Publishing Company.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Mas-Colell, A., Whinston, M. & Green, J. (1995), Microeconomic Theory, Oxford University Press. - Fudenberg, D., & Tirole, J. (1991). Game Theory. MIT Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16