Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: - Saber diferenciar: uma Dissertação, um Projecto Empresa, um Caso Pedagógico e um Plano de Negócios; - Perceber a filosofia que sustenta as escolhas e decisões a tomar na definição de uma posição de pesquisa - Perceber as implicações metodológicas da escolha da "Filosofia da Ciência" - Saber como seleccionar um problema de investigação e rever a literatura - Saber como escrever uma proposta de investigação e um projecto de tese
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses OA3. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo OA4. Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum CP2. Processos fundamentais de investigação Fases de investigação Revisão de literatura Formulação do problema Definição de objectivos de investigação Conceptualização das variáveis e das suas relações CP3. Recolha de Dados Técnicas de recolha de dados Tratamento de informação secundária Investigação em ambiente organizacional CP4. Organização e redacção do relatório
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: O OA1, centrado na definição de um problema de investigação e no design da pesquisa são abordados nos CP1 e CP3, pontos que tratam da ancoragem dos problemas e métodos na pesquisa pré-existente. O OA2, centrado na formulação de hipóteses testáveis é coberto pelos CP2 e CP3, dado tratarem dos tópicos das fases fundamentais da investigação em gestão e da operacionalização de variáveis. O CP3, focado nas técnicas de recolha de informação, incluindo a pesquisa bibliográfica, contribui para os LG3 e LG4. O LG4 corresponde aos conteúdos do CP4 (organização e escrita de projectos de pesquisa).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Participação em aula - 20% - Projecto de Tese - 80% A nota mínima de aprovação é 10. O aluno deve ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. Esta UC não tem possibilidade de avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas: 1- apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em gestão; 2- estruturação da realização integral de uma investigação: definição do problema, fontes a consultar, uso de técnicas de recolha de dados, validação das medidas, teste de hipóteses.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. A exposição de modelos e de exemplos de diferentes estratégias e técnicas de pesquisa retirados da literatura específica de gestão possibilita uma aprendizagem ancorada nas organizações em estudo no programa vai ao encontro dos OA1, OA2, OA3, OA4. A realização da simulação de uma pesquisa desde o seu início até ao fim permite aos estudantes familiarizar-se com os problemas a solucionar em cada fase, contribuindo para a consecução dos OA1, OA2, OA3, OA4.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação da UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann (2022) - Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 6th Edition.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Materiais de apoio fornecidos pelo docente.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-18