Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01800
Acrónimo :
01800
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Introdução ao Excel visa dotar os estudantes de uma base sólida e abrangente na utilização do Excel, preparando-os para aplicar esta ferramenta de forma eficiente e eficaz em contextos académicos e profissionais. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências essenciais na manipulação de dados, formatação de folhas de cálculo, realização de cálculo, utilização de funções e técnicas de análise de dados, bem como na criação de gráficos. Estes objetivos são fundamentais para capacitar os estudantes a resolver problemas práticos e a aprofundar os seus conhecimentos de forma autónoma, permitindo uma utilização eficiente da folha de cálculo em novos contextos, com novos dados e objetivos, ou para a resolução de novos problemas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1: Identificar e utilizar conceitos básicos de folhas de cálculo; OA2: Realizar operações matemáticas, aplicando referências absolutas e relativas; OA3: Analisar dados quantitativos, utilizando funções simples ou condicionadas apropriadas; OA4: Manipular e resumir dados através de técnicas de contagem, ordenação e arredondamento; OA5: Organizar e analisar dados utilizando tabelas, filtragem e ordenação; OA6:Criar e interpretar gráficos para a apresentação eficaz de dados. Estes objetivos asseguram que os estudantes adquirem competências práticas e aplicáveis, alinhadas com os conteúdos programáticos e os objetivos gerais da unidade curricular.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceitos básicos de folha de cálculo; Inserção e edição de dados. CP2. Formatação de células e folhas; Gerir a folha de cálculo; Impressão CP3. Processo de cálculo: dados; operações matemáticas; referências absolutas e relativas CP4. As funções de SOMA simples e condicionada CP5. As funções de MÉDIA simples, ponderada e condicionada CP6. As funções de contagem, ordem e arredondamento CP7. Analisar e organizar dados: noção de tabela; filtragem; ordenação e subtotal CP8. Representação e análise gráfica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA): - CP1, sobre conceitos básicos de folhas de cálculo e inserção/edição de dados, está associado ao OA1; - CP2, que trata da formatação e gestão de folhas de cálculo, contribui para OA1 e OA2; - CP3, focado no processo de cálculo e referências, está em coerência com OA2; - CP4 e CP5, que exploram funções de SOMA e MÉDIA, contribuem para OA3; - CP6, que cobre funções de contagem, ordenação e arredondamento, está relacionado com OA3 e OA4; - CP7, sobre organização de dados com tabelas, filtragem e ordenação, está vinculado ao OA5; - CP8, que aborda representação e análise gráfica, está diretamente relacionado com OA6. Cada CP contribui para pelo menos um OA, garantindo que os estudantes adquirem competências práticas e aplicáveis.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação na unidade curricular de Introdução ao Excel segue as orientações do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). As modalidades de avaliação previstas no RGACC são a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame: 1. Avaliação ao Longo do Semestre: Esta modalidade é regular durante o período curricular, utilizando diferentes instrumentos de avaliação contínua e formativa: 1.1. Participação e Assiduidade (20%): 1.1.1 Assiduidade (30%): A assiduidade mínima é de 80% (5 aulas). É da responsabilidade do aluno efetuar o registo automático da sua presença com o seu cartão de estudante, no início de cada aula. 1.1.2. Participação (70%): - Exercícios práticos individuais a realizar em aula (50%), tais como, quizzes online no Moodle e/ou exercícios com recurso ao Excel; - Exercícios práticos individuais a realizar em casa (50%), e com recurso ao Excel. 1.2. Curso Online (10%): Conclusão do curso online de Introdução ao Excel, incluindo quizzes após cada módulo. O aluno deve completar o curso online até às 23h59 do dia que antecede a 6ª aula do turno em que o aluno está inscrito, incluindo a resposta ao inquérito, disponível após a conclusão do curso online. 1.3. Teste de Avaliação Individual (70%): Realizado na 6ª aula, com questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o teste seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula. 2. Avaliação por Exame: A avaliação por exame ocorre durante o período de avaliações, incidindo sobre toda a matéria lecionada na UC. O aluno pode optar pela 1ª ou 2ª época de exames, ou a época de exame especial para alunos elegíveis. Esta modalidade pressupõe apenas o seguinte elemento de avaliação: 2.1. Prova Escrita (100%): Exame final escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos, composto por questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o exame seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula. Requisitos para a Realização do Exame: - Conclusão do curso online, conforme descrito no ponto 1.b., até às 23h59 do dia anterior ao exame. A conclusão do curso online é obrigatória, mas não tem ponderação na nota final, na modalidade de avaliação por exame; - Inscrição prévia para o exame até 48h antes da data , junto dos SGE ou plataformas disponíveis. Observações Gerais: - Na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o aluno não pode ter uma classificação inferior a 7,0 valores em qualquer um dos elementos de avaliação ou terá de passar para a modalidade de avaliação por exame; - O docente reserva-se no direito de requerer a realização de uma prova oral a qualquer aluno, independentemente da modalidade de avaliação, sempre que se considere necessário adicionar como complemento dos restantes elementos de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem (ME) para a unidade curricular de Introdução ao Excel foram desenvolvidas para garantir que os estudantes adquirem as competências necessárias de forma eficiente e eficaz. Estas consistem maioritariamente em sessões práticas laboratoriais para utilização do software para a experimentação de novas funcionalidades e para a realização de exercícios. Estas sessões práticas são intercaladas por pequenos momentos expositivos e complementadas por trabalho autónomo. Metodologias de Ensino e Aprendizagem: ME1. Aulas Expositivas: Estas aulas são utilizadas para apresentar os conceitos teóricos e funcionais do Excel, cobrindo desde os fundamentos até técnicas mais avançadas. Os conteúdos programáticos são apresentados de forma estruturada, com exemplos práticos que ilustram a aplicação das teorias discutidas; ME2. Prática Laboratorial: As sessões práticas em laboratório são essenciais para a consolidação dos conhecimentos. Os estudantes trabalham em computadores com o Excel instalado, realizando exercícios que simulam situações reais de utilização do software. Esta abordagem prática permite a aplicação imediata dos conceitos teóricos, facilitando a compreensão e retenção do material; ME3. Realização de Exercícios: Os exercícios são integrados tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas. Estes exercícios são projetados para reforçar os conteúdos abordados e para desenvolver a capacidade dos estudantes de resolver problemas utilizando o Excel. A prática regular ajuda a identificar e corrigir dificuldades individuais, garantindo que todos os estudantes acompanham o progresso do curso. ME4. Trabalho Autónomo: - O trabalho autónomo é uma componente crucial da aprendizagem, permitindo aos estudantes aprofundar os conhecimentos adquiridos e desenvolver habilidades de autoaprendizagem; - Os estudantes terão de completar um curso online de Excel, que inclui vídeos tutoriais seguidos de quizzes. Cada quiz deve ser concluído com sucesso para que os estudantes possam avançar para os módulos seguintes. Este curso online serve como uma preparação para as aulas presenciais, oferecendo uma flexibilidade adicional e um ritmo de aprendizagem individualizado. Deste modo, torna-se possível reduzir a componente mais expositiva, dando maior ênfase à prática laboratorial; - Adicionalmente, são fornecidos exercícios e leituras recomendadas para serem realizadas fora do horário de aula. Estas atividades são desenhadas para reforçar os conteúdos lecionados e para promover a aplicação prática do conhecimento em novos contextos. Esta abordagem integrada e coerente garante que os estudantes não só adquirem conhecimentos teóricos, mas também desenvolvem habilidades práticas essenciais para a utilização eficaz do Excel em contextos académicos e profissionais. O foco no trabalho autónomo prepara os estudantes para uma aprendizagem contínua e para a aplicação das suas competências em novos desafios e contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e aprendizagem (ME) adotadas na unidade curricular de Introdução ao Excel foram planeadas para assegurar a coerência com os objetivos de aprendizagem (OA), garantindo que os estudantes desenvolvem as competências necessárias: ME1. Aulas Expositivas | OA1 e OA2: Apresentam conceitos teóricos e funcionais do Excel, cobrindo fundamentos e técnicas avançadas. Exemplos práticos ajudam a identificar e utilizar conceitos básicos de folhas de cálculo (OA1) e realizar operações matemáticas com referências absolutas e relativas (OA2); ME2. Prática Laboratorial | OA3, OA4 e OA5: Consolidam conhecimentos teóricos em exercícios práticos com o Excel. Permitem a análise de dados quantitativos (OA3), a manipulação e resumo de dados (OA4) e a organização e análise de dados usando tabelas, filtragem e ordenação (OA5); ME3. Realização de Exercícios | OA3, OA4 e OA5: Reforçam conteúdos teóricos e práticos. Desenvolvem a capacidade de resolver problemas utilizando o Excel, garantindo que todos acompanham o progresso do curso e alcançam os objetivos de análise, manipulação e organização de dados; ME4. Trabalho Autónomo | OA1 a OA6: Fundamental para a aprendizagem, permite aprofundar conhecimentos e desenvolver a sua capacidade de autoaprendizagem. O curso online de Introdução ao Excel, com vídeos e quizzes, prepara os estudantes para as aulas e contribui para todos os objetivos de aprendizagem, desde a utilização de conceitos básicos (OA1) até a criação e interpretação de gráficos (OA6). Exercícios e leituras adicionais reforçam os conteúdos e promovem a aplicação prática em novos contextos. A integração das metodologias com os objetivos de aprendizagem garante que os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a utilização eficaz do Excel. O trabalho autónomo, complementado pelo curso online, prepara os estudantes para uma aprendizagem contínua e a aplicação das suas competências em novos desafios. Esta abordagem assegura que cada objetivo de aprendizagem é atingido através de metodologias específicas, promovendo uma experiência educativa abrangente e eficaz. Os estudantes são incentivados a participar ativamente, aplicar conhecimentos em situações práticas e desenvolver autonomia para continuar a aprender e aplicar as suas competências de forma independente.

Observações / Observations


- Esta Unidade Curricular, juntamente com a UC de Excel Avançado, cobre a matéria da Microsoft Office Specialist Certification (MOS) - O curso online de Introdução ao Excel está disponível na plataforma Online Learning em https://online-learning.iscte-iul.pt/

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc. Curto, J., and Gameiro, F. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Martins, A., e Alturas, B. (2022). Aprenda Excel com Casos Práticos, 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30