Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01800
Acrónimo :
01800
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inscrição na rede do ISCTE, password e login de acesso à rede e utilização regular do e-mail e da plataforma de e-learning utilizada no ISCTE.

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Conceitos básicos do Excel; 2. Processo de cálculo e as principais funções matemáticas e estatísticas; 3. Analisar e organizar dados 4. Análise gráfica

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Transmitir os conhecimentos para a utilização das folhas de cálculo de forma eficiente, dominando as principais técnicas é métodos associados às folhas de cálculo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos básicos de folha de cálculo; Inserção e edição de dados. 2. Formatação de células e folhas; Gerir a folha de cálculo; Impressão 3. Processo de cálculo: dados; operações matemáticas; referências absolutas e relativas 4. As funções de SOMA simples e condicionada 5. As funções de MÉDIA simples, ponderada e condicionada 6. As funções de contagem, ordem e arredondamento 7. Analisar e organizar dados: noção de tabela; filtragem; ordenação e subtotal 8. Analise gráfica

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem (AO) realiza-se da seguinte forma: AO1. Conceitos básicos do Excel: P1, P2. AO2. Modo de cálculo e utilização das principais funções matemáticas e estatísticas: P3, P4, P5, P6 AO3. Analisar e organizar dados: P7 AO4. Análise gráfica e impressão: P8

Avaliação / Assessment


1. Avaliação Contínua: - Assiduidade mínima de 70% (*) - Conclusão com sucesso do curso online [10%] - Assiduidade e participação [20%] - Exame 1ª Época (*) [70%] 2. Avaliação Periódica / Exame Final: - Conclusão com sucesso do curso online (obrigatório) - Exame Final (*) [100%] NOTAS: (*) Presencial ou online, conforme regime de avaliação em vigor - Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas e práticas e laboratoriais (total de 12h) Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 38h para consulta da bibliografia, realização curso online, revisão de matéria dada, resolução de exercícios propostos e resposta a problemas para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: AO1, OA2, OA3, AO4 2. Aulas Participativas: AO1, OA2, OA3, AO4 3. Aulas Ativas: AO1, OA2, OA3, AO4 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: 1. Curso online: OA1, OA2, OA3, OA4 2. Exame: OA1, OA2, OA3, OA4

Observações / Observations


- Esta Unidade Curricular, juntamente com a UC de Excel Avançado, cobre a matéria da Microsoft Office Specialist Certification (MOS) - O curso online de Introdução ao Excel está disponível na plataforma Online Learning em https://online-learning.iscte-iul.pt/

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc. Curto, J., and Gameiro, F. (2016). Excel para Economia e Gestão, 4ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Martins, António (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16