Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01806
Acrónimo :
01806
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
30.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Línguas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Realização de Teste diagnóstico de nível

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender e usar expressões familiares e quotidianas; compreender e usar enunciados simples, que satisfaçam necessidades concretas do quotidiano; ter a capacidade de se apresentar e apresentar os outros e perguntar e dar resposta sobre questões de caráter pessoal; ter a capacidade de redigir pequenos textos de caráter prático, como mensagens curtas relacionadas com o quotidiano.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do curso, o aluno deverá ser capaz de: OA1. Reter linhas temáticas centrais de um breve texto expositivo oral (compreensão do oral). OA2. Produzir estruturas gramaticais simples sobre pessoas, lugares e rotinas diárias (produção oral) OA3. Fazer e responder a perguntas simples sobre assuntos que lhe são familiares (interação do oral). OA4. Entender textos curtos e simples (leitura). OA5. Escrever expressões e frases simples sobre as temáticas abordadas (produção escrita). OA6. Pesquisar e apreender vocabulário relacionado com os conteúdos temáticos estudados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos temáticos: CT1. Identificação pessoal e apresentação. CT2. Rotinas diárias CT3. Lazer e tempos livres. CT4. Lugares (localização no espaço e orientações) CT5. Cultura e hábitos quotidianos portugueses. Conteúdos programáticos: CP1. Oralidade: Interagir/fazer e responder a perguntas simples. Comunicar em situações básicas do quotidiano. CP2. Escrita: Escrever pequenos textos (preencher uma ficha, escrever recados, notas e emails). CP3. Gramática: Alfabeto e sinais gráficos; Numerais (cardinais/ordinais); Pronomes pessoais; Nomes; Adjetivos; Determinantes artigos (definidos e indefinidos); Determinantes e pronomes; verbos ser e estar; partículas interrogativas; Presente do indicativo (verbos regulares e irregulares); Verbos de movimento; Expressão de futuro próximo: ir + infinitivo; Locuções e preposições de movimento e lugar.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos procuram responder aos objetivos de aprendizagem através de exercícios práticos de comunicação simples e escrita básica, incorporando os conceitos necessários para a aplicação das competências linguísticas em situações quotidianas. A Unidade Curricular (UC) está estruturada em módulos que cobrem interações diárias, escrita de pequenos textos e fundamentos gramaticais. Os conteúdos teóricos são aprofundados ao longo de 30 horas, o que permite aos estudantes desenvolver e aplicar progressivamente as competências adquiridas. Estas incluem reter informações de textos orais, produzir frases simples, compreender e escrever textos curtos, e pesquisar vocabulário relevante, utilizando técnicas de comunicação em atividades práticas. CP1 - OA1, OA2, OA3, OA6 CP2 - OA4, OA6 CP3 - OA2, OA3, OA4, OA5

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC pode ser realizada numa das seguintes modalidades: Avaliação ao longo do semestre: - participação pertinente nas tarefas, exercícios e dinâmicas propostos nas aulas (10%); - realização do curso online na plataforma: devem ser finalizados todos os módulos do curso e respetivas perguntas de seleção (10%) - apresentação oral, individual ou em grupo, sobre um dos temas abordados no programa (20%) - teste escrito presencial no final do curso, composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (60%). Na modalidade de avaliação contínua, esta UC implica a presença obrigatória em pelo menos 80% das aulas. - para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas Avaliação por exame: - realização de teste escrito composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos desta UC é facilitada por uma abordagem metodológica diversificada que combina aulas teórico-práticas presenciais, recursos disponíveis online e o trabalho autónomo dos estudantes. Esta metodologia abrange várias atividades: Exposição de conteúdos teóricos (MEA1): o docente apresenta os conceitos teóricos essenciais, exemplificando o seu uso prático. Essas exposições são fundamentais para introduzir novos conhecimentos e estruturas gramaticais aos alunos, facilitando a compreensão inicial dos temas abordados. Realização de exercícios práticos (MEA2): após as exposições teóricas, os alunos participam de exercícios práticos que visam consolidar e aplicar os conteúdos aprendidos. Esses exercícios incluem práticas de conversação, exercícios de gramática e composição escrita, proporcionando oportunidades para os alunos desenvolverem as suas habilidades comunicativas. Trabalhos em pares e em grupo e dinâmicas de jogo de papéis (MEA3): Os alunos são incentivados a trabalhar em colaboração através de atividades em pares e em grupos. Isso inclui dinâmicas de jogo de papéis onde simulam situações reais de comunicação. Essas atividades promovem a prática da interação oral e o desenvolvimento de habilidades interpessoais em português. Disponibilização assíncrona dos conteúdos da aula (MEA4): os conteúdos são disponibilizados de forma assíncrona numa plataforma online. Isso permite que os alunos acedam a materiais de estudo adicionais, como textos, áudios e vídeos, fora do horário das aulas. Esses recursos complementam a aprendizagem presencial e oferecem flexibilidade para revisão e estudo individualizado. Trabalho autónomo individual (MEA5): os alunos são encorajados a realizar trabalhos autónomos individuais para concluir exercícios adicionais e reforçar a aprendizagem. Isso inclui a prática contínua de habilidades de escrita e a consolidação do vocabulário e das estruturas gramaticais estudadas durante as aulas e nas atividades práticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As exposições teóricas (MEA1) realizadas pelo docente introduzem conceitos essenciais de forma prática, facilitando a compreensão oral dos alunos (OA1); os exercícios práticos (MEA2) são cruciais para consolidar esses conhecimentos, o que promove a produção oral de estruturas gramaticais simples e a habilidade de compreender textos curtos (OA2 e OA4). As atividades em pares e em grupo e as dinâmicas de jogo de papéis (MEA3) incentivam a interação oral e a prática de responder a perguntas sobre assuntos familiares (OA3); a disponibilização assíncrona dos conteúdos (MEA4) complementa a aprendizagem presencial, permitindo aos alunos expandir o seu vocabulário e melhorar a sua compreensão de leitura (OA4 e OA6). Por fim, o trabalho autónomo individual (MEA5) reforça a produção escrita ao desafiar os alunos a escrever expressões simples sobre os temas estudados (OA5).

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


O Material pedagógico será dado ao longo do curso. Ligia Arruda, Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora Olga Coimbra, Isabel Coimbra, Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel. Cláudia Oliveira, Luísa Coelho, Compreensão Oral em Ação A1/A2 , Lidel. Carla Oliveira e Luísa Coelho, Gramática Aplicada Português Língua Estrangeira - A1/A2/B1, Texto Editores."

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Conselho da Europa (2011). Quadro europeu comum de referência para as línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação (QECR). Porto: Edições ASA.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30