Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão da Saúde
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional aplicando os conhecimentos teóricos de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações de Saúde
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão; 2. Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado; 3. Definir as fases de um projecto de intervenção; 4. Definir as forma de acompanhamento e avaliação de projectos após a sua implementação;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Diagnóstico sumário da organização 2. Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional 3. Revisão de literatura aplicada 4. Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações 5. Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução 6. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico da envolvente externa e interna (OA1) os estudantes deverão efectuar um diagnóstico geral de uma organização (P1) e de um problema específico que exija uma intervenção (P2).Para sistematizarem os conhecimentos teóricos (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura adequada ao problema diagnosticado (P3).A capacidade de definição das fases de um projecto de intervenção (OA3) deverá ser expressa através da definição de tarefas, orçamentos e cronogramas adequados aos objectivos de intervenção (P4, P5). Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de avaliação dos possíveis impactos dos projectos e das formas como estes podem ser acompanhados (OA4), os estudantes deverão sistematizar as possíveis consequências destes, riscos associados e formas de acompanhamento (P6)
Avaliação / Assessment
Apresentação escrita de um projecto - Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias - Estudo acompanhado - Discussão colectiva em sessões tutoriais - Análise documental - Aplicação de grelhas de análise - Focus grupos e entrevistas em ambiente organizacional
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico (OA1) os estudantes poderão utilizar grelhas de análise (eg. SWOT), recolha documental e técnicas de entrevista e de focus grupo, correspondente tratamento de dados e discussão em sessões tutoriais. Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura que será discutida em sessões de tutoria A competência de definição das fases de um projecto de intervenção e a avaliação de impactos (OA3, OA4) será desenvolvida através do uso aplicações informáticas e posteriormente discutidas em sessões de tutoria
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kovner, A. and D'Aunno, T. (2017). Evidence-based management in healthcare: Principles, cases, and perspectives. 2th Ed. Chicago: Heath Administration Press. Kerzner, H. (2013). Project Management: A systems approach to planning, scheduling, and controlling, 11th Ed. New Jersey: Wiley
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Rudestam, K. and Newton, R. (2015). Surviving your dissertation: A comprehensive guide to content and process. London: SAGE Latham, G. (2011). Becoming the evidence-based manager: Making the science of management work for you. Boston: Davis-Black. Gray, D.E. (2013). Doing research in the real world. London: SAGE. Block, P. (2011). Flawless consulting: A guide to getting your expertise used, 3ª ed., San Francisco, Jossey -Bass.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16