Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional aplicando os conhecimentos teóricos de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão; 2. Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado; 3. Definir as fases de um projecto de intervenção; 4. Definir as formas de acompanhamento e avaliação de projectos após a sua implementação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Diagnóstico sumário da organização 2. Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional 3. Revisão de literatura aplicada 4. Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações 5. Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução 6. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico da envolvente externa e interna (OA1) os estudantes deverão efectuar um diagnóstico geral de uma organização (P1) e de um problema específico que exija uma intervenção (P2) Para sistematizarem os conhecimentos teóricos (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura adequada ao problema diagnosticado (P3) A capacidade de definição das fases de um projecto de intervenção (OA3) deverá ser expressa através da definição de tarefas, orçamentos e cronogramas adequados aos objectivos de intervenção (P4, P5) Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de avaliação dos possíveis impactos dos projectos e das formas como estes podem ser acompanhados (OA4), os estudantes deverão sistematizar as possíveis consequências destes, riscos associados e formas de acompanhamento (P6).
Avaliação / Assessment
- Apresentação escrita de um projecto - Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias - Estudo acompanhado - Discussão colectiva em sessões tutoriais - Análise documental - Aplicação de grelhas de análise - Focus grupos e entrevistas em ambiente organizacional
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico (OA1) os estudantes poderão utilizar grelhas de análise (eg. SWOT), recolha documental e técnicas de entrevista e de focus grupo, correspondente tratamento de dados e discussão em sessões tutoriais. Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura que será discutida em sessões de tutoria A competência de definição das fases de um projecto de intervenção e a avaliação de impactos (OA3, OA4) será desenvolvida através do uso aplicações informáticas e posteriormente discutidas em sessões de tutoria.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Meredith, J. R. & Mantel, S. J. (2006). Project Management: A managerial approach. New Jersey: John Wiley - Kerkner, H. (2006). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. New Jersey: John Wiley
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Kilmann, R. H et al (1994). Producing useful knowledge for organizations. San Francisco: Jossey-Bass. - Burton, C. & Michael, N.. (1993). A pratical guide to project management. London: Kogan Page.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16