Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar os principais conceitos associados a novas tendências de marketing - de natureza social, tecnológica, respectivos impactos - na gestão das organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá: OA1. Identificar um vasto conjunto de temas sobre tendências futuras que terão importantes implicações na área de marketing; OA2. Analisar conceitos, técnicas e ferramentas emergentes no actual paradigma na área de estudo e decisão em marketing; OA3. Analisar criticamente o processo de pensamento e decisão, reagindo e antecipando o futuro na procura de vantagens competitivas sustentáveis para as organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Tendências respeitantes ao ambiente de marketing CP2. Valores sociais que influenciam o comportamento do consumidor, sistemas CP3. Tendências na programação de marketing CP4. Análise crítica de tendências na política de produto, branding e packaging CP5. Aspectos críticos na política de preço, comunicação integrada de marketing, gestão de vendas e distribuição CP6. Tendências em pensamento estratégico de marketing CP7. Novos sistemas de planeamento de marketing CP8. Estratégias de valor acrescentado no plano de marketing CP9. Análise de tendências emergentes e de novos paradigmas na área de marketing global (ex: individualismo global) CP10. Discussões específicas sobre áreas de exploração de tendências em outros temas estratégicos (ex: gestão de marketing baseada em processos, conceito de gestão pura e performics) CP11. Discussões sobre outras áreas de exploração de tendências em sectores específicos de actividade económica (ex: banca, telecomunicações e turismo)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1. - Todos OA2. - Todos OA3. - CP6, CP7, CP10, CP11
Avaliação / Assessment
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral.Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos. | A avaliação contínua: 45% trabalho de grupo; 50% exame; 5% assiduidade. Este sistema de classificação exige uma nota mínima de 9.5 no exame e taxa de assiduidade às aulas de pelo menos 2/3. Caso contrário, o aluno será automaticamente excluído deste regime de avaliação. Os alunos que reprovarem na avaliação contínua terão um exame que representará 100% da nota final. É obrigatório avisar o professor com antecedência. Os alunos com estatuto especial de trabalhador-estudante devem contactar o professor no caso de não poderem assistir a todas as aulas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral.Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino aprendizagem (MEA) vs Objectivo de Aprendizagem (OA): 1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência: OA1 a OA3; 2. Aulas Participativas, com análise e resolução de casos práticos: OA1 a OA3; 3. Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA1 a OA3; 4. Aulas Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1 a OA3; 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do Planeamento das Aulas: OA1 a OA3
Observações / Observations
O docente disponibilizará uma hora semanal para atendimento aos alunos. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. De acordo com o Despacho 31/2020, foram realizadas as seguintes alterações à avaliação. Dois trabalhos de grupo com apresentação oral online - (25% + 25%), Relatório individual submetido online, 50%, existindo a possibilidade de avaliação em 1ª época através de avaliação de relatório individual submetido online (100% da nota). O aluno deve informar o docente da intenção de ser avaliado exclusivamente pelo relatório individual antes do final do prazo de entrega. Tal alteração foi transmitida aos alunos, tendo sido ouvido o director de curso.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Van Zanten, J. A., & Huij, J. (2022). Corporate sustainability performance: Introducing an SDG score and testing its validity relative to ESG ratings. Available at SSRN 4186680. Sarkar, C., & Kotler, P. (2020). Brand activism: From purpose to action. Idea Bite Press. Keller, K. L. (2020). Consumer research insights on brands and branding: a JCR curation. Journal of Consumer Research, 46(5), 995-1001. Brinker, S. (2023). Marketing ops careers are good today ? and likely to get much better; here?s the latest data on these roles. Retrieved April 25 from https://chiefmartec.com/2023/04/marketing-ops-careers-are-good-today-and-likely-to-get-much-better-heres-the-latest-data-on-these-roles Martins, L.B., Wolfe, S.G. (2023). Metaversed - See Beyond The Hype. New Jersey, Wiley. Moutinho, L., Teixeira, N., Zeferino, A. (2022). Marketing Futureland - Antecipação e Resposta ao Futuro do Marketing. Lisboa, Lidel.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Brinker, S. (2023). Exploring the 2nd order effects of generative AI in marketing and martech. Retrieved April 25 from https://chiefmartec.com/2023/04/exploring-the-2nd-order-effects-of-generative-ai-in-marketing-and-martech Vredenburg, J., Kapitan, S., Spry, A., & Kemper, J. A. (2020). Brands taking a stand: Authentic brand activism or woke washing?. Journal of Public Policy & Marketing, 39(4), 444-460. Van Zanten, J. A., & Huij, J. (2022). Corporate sustainability performance: Introducing an SDG score and testing its validity relative to ESG ratings. Available at SSRN 4186680. Sarkar, C., & Kotler, P. (2020). Brand activism: From purpose to action. Idea Bite Press. Nanji, N. T. D. B. &. (2022). Patagonia: Billionaire boss gives fashion firm away to fight climate change. BBC News. Retrieved December 10, 2022, from https://www.bbc.com/news/business- 62906853 Moreira da Cruz, Nuno, Filipa Pires de Almeida, F., and Vera Herédia-Colaço (2020) ?Purpose Driven Business: Latest Fad or the Ultimate Sustainable Competitive Advantage??, A Research Note, Center for Responsible Business and Leadership, Católica-Lisbon School of Business and Economics. DOI: 10.13140/RG.2.2.27286.98888 Keller, K. L. (2020). Consumer research insights on brands and branding: a JCR curation. Journal of Consumer Research, 46(5), 995-1001. Herédia-Colaço, Vera, Nuno Moreira da Cruz, and Filipa Pires de Almeida (2020) ?Purpose-driven Consumption, Building the Dialogue between Companies and Consumers,? A Research Note, Center for Responsible Business and Leadership, Católica-Lisbon School of Business and Economics DOI: 10.13140/RG.2.2.20623.51368 Herédia-Colaço, V. (2023). Pro-environmental messages have more effect when they come from less familiar brands. Journal of Product & Brand Management, 32(3), 436-453. Henderson, R. M. (2021). Reimagining capitalism. Management and Business Review, 1(1). Friedman, M. (1970). A Friedman doctrine?- The Social Responsibility Of Business Is to Increase Its Profits. The New York Times. Retrieved from https://www.nytimes.com/1970/09/13/archives/a-friedman-doctrine-the-social- responsibility-of-business-is-to.html Freeman, R. E., & Dmytriyev, S. (2017). Corporate Social Responsibility and Stakeholder Theory: Learning From Each Other. Symphonya. Emerging Issues in Management. (1), 7?15. https://doi.org/10.4468/2017.1.02freeman.dmytriyev Fink, L. (2019). Larry Fink's Letter to CEOs | BlackRock: Profit & Purpose. Retrieved from https://www.blackrock.com/americas-offshore/en/2019-larry-fink-ceo-letter Carroll, A. B. (2008). A history of corporate social responsibility : Concepts and practices (1. published in paperback). Oxford: Oxford Univ. Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16