Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01817
Acrónimo :
01817
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
54.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1343.0
Horas de Trabalho Total :
1350.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional aplicando os conhecimentos teóricos de marketing de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão; OA2. Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado; OA3. Definir as fases de um projecto de intervenção; OA4. Definir acções concretas para esse programa de implementação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1.Diagnóstico sumário da organização P2.Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional P3.Revisão de literatura aplicada P4.Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução P5. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico da envolvente externa e interna (OA1) os estudantes deverão efectuar um diagnóstico geral de uma organização (P1, P3) e de um problema específico que exija uma intervenção (P2) Para sistematizarem os conhecimentos teóricos (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura adequada ao problema diagnosticado (P3) A capacidade de definição das fases de um projecto de intervenção (OA3) deverá ser expressa através da definição de tarefas, orçamentos e cronogramas adequados aos objectivos de intervenção (P4, P5) Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de avaliação dos possíveis impactos dos projectos e das formas como estes podem ser acompanhados (OA4), os estudantes deverão sistematizar as possíveis consequências destes, riscos associados e formas de acompanhamento (P5).

Avaliação / Assessment


-Apresentação escrita de um projecto -Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias - Estudo acompanhado - Discussão colectiva em sessões tutoriais - Análise documental - Aplicação de grelhas de análise - Focus Groups e entrevistas em ambiente organizacional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico (OA1) os estudantes poderão utilizar grelhas de análise (eg. SWOT), recolha documental e técnicas de entrevista e de focus grupo, correspondente tratamento de dados e discussão em sessões tutoriais. Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura que será discutida em sessões de tutoria A competência de definição das fases de um projecto de intervenção e a avaliação de impactos (OA3, OA4) será desenvolvida através do uso aplicações informáticas e posteriormente discutidas em sessões de tutoria.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Meredith, J. R. & Mantel, S. J. (2006). Project Management: A managerial approach. New Jersey: John Wiley Kerkner, H. (2006). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. New Jersey: John Wiley

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Pidd, M.. (2003). Tools for thinking: Modelling in Management Science. West Sussex: Wiley Pinto, J. K. (1998). Project Management Handbook. San Francisco: Jossey-Bass. Phillips, J. J., Bothell, T. W. & Snead, G. L. (2002). The project management scorecard: Measuring the success of project management solutions. Wolburn: Butterworth Heinemann. Kilmann, R. H et al (1994). Producing useful knowledge for organizations. San Francisco: Jossey-Bass. Burton, C. & Michael, N.. (1993). A pratical guide to project management. London: Kogan Page.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16