Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01831
Acrónimo :
01831
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
18.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
130.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Visa a formação avançada através do contacto com investigadores e especialistas, nacionais e estrangeiros, que discutem de forma aprofundada os seus trabalhos de investigação actuais em psicologia com os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao terminarem esta UC os alunos serão capazes de: OA1. Identificar e avaliar criticamente alguns programas actuais de investigação em psicologia, reconhecendo a especificidade das suas abordagens teóricas e metodológicas. OA2. Identificar e justificar como se relacionam e articulam perguntas de investigação, abordagens teóricas e metodologias em alguns programas actuais de investigação em psicologia AO3. Comparar as abordagens e metodologias de alguns programas actuais de investigação em psicologia com as abordagens e metodologias que irão usar nos seus próprios projectos de pesquisa OA4. Identificar, através da comparação com outros, as potencialidades e limites dos seus próprios projectos de pesquisa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A cada ano os Conteúdos programáticos (CP) dos seminários de Temas Avançados serão ajustados às necessidades e interesses específicos dos alunos inscritos em Doutoramento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos específicos desta UC são definidos em cada ano, pois as necessidades dos doutorandos variam. Esta disparidade exige plasticidade e planeamento ao estruturar os CPs, por forma a atingir os OA. No fim de cada ano os alunos inscritos, seus orientadores e os coordenadores dos grupos do CIS são questionados sobre eventuais necessidades e interesses temáticos dos doutorandos. Com base nestas respostas define-se uma parte dos CPs dos seminários. Os finais são fixados depois inscritos os novos doutorandos, para responder às necessidades específicas destes.

Avaliação / Assessment


a) Presença nos seminários obrigatória. Faltas não justificadas só admitidas em 50% dos seminários. b) Apreciação crítica de um seminário.Reflexão indica pontos comuns com o projecto de tese e apresenta ou (a) questão de investigação relevante para este com base no enquadramento teórico do seminário, ou (b) desenho de estudo inspirado numa metodologia apresentada no seminário. Apreciação com max. 2 pg, avaliada pelo coordenador da UC de 0-20 e a incluir no relatório de atividades do 1º ano.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são seminariais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os seminários de Temas Avançados pretendem expor os doutorandos a programas integrados e actuais de investigação em Psicologia, pelo que são convidados para os leccionar especialistas de Curriculum relevante, tanto em portugueses como estrangeiros. Em cada ano são convidados os especialistas julgados mais ajustados aos projectos de investigação que estão a ser desenvolvidos pelos doutorandos, procurando sempre, através da apresentação e discussão de investigações realizadas ou em curso, oferecer aos doutorandos fundamentos para uma melhor contextualização teórica dos seus próprios trabalhos. Acresce que os investigadores convidados para os seminários enviam previamente bibliografia específica destinada à preparação dos alunos para os seminários, e de forma geral disponibilizam-se aquando da sua deslocação ao ISCTE-IUL, para reunir de forma mais individualizada com os alunos interessados nos seus temas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


não se aplica

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


does not apply

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16