Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01832
Acrónimo :
01832
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Italiano,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
412.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inscrição no programa de doutoramento em psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Visa a formação avançada em métodos de investigação e analise de dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao terminarem esta UC os alunos serão capazes de: OA1. Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores em psicologia. OA2. Dominar as principais metodologias e técnicas de recolha de dados necessárias para desenvolver os seus projetos de doutoramento AO3. Dominar as principais metodologias e técnicas de análise de dados a que irão recorrer nos seus projetos de doutoramento AO4. Dominar algumas das metodologias da psicologia de um modo que lhe permita contribuir para avançar de forma autónoma o conhecimento nesta área

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A cada ano os Conteúdos programáticos (CP) dos seminários de Métodos Avançados serão ajustados às necessidades específicas dos alunos inscritos em Doutoramento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos específicos desta UC são definidos em cada ano, pois as necessidades dos doutorandos variam. Esta disparidade exige plasticidade e planeamento ao estruturar os CPs, por forma a atingir os OA. No fim de cada ano os alunos inscritos, seus orientadores e os coordenadores dos grupos do CIS são questionados sobre eventuais necessidades metodológicas dos doutorandos. Com base nestas respostas define-se uma parte dos CPs dos seminários. Os finais são fixados depois inscritos os novos doutorandos, para responder às necessidades específicas destes.

Avaliação / Assessment


a) Requerimento obrigatório para avaliação: Presença nos seminários. Só são admitidas faltas não justificadas em 50% dos seminários. b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários de Metodologias Avançadas disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o aluno (em função do número de avaliados) e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são seminariais, com um grupo pequeno de alunos, de modo a estes poderem aprofundar os seus conhecimentos de métodos e técnicas avançados, e treinar de forma a consolidar o que aprenderam.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os seminários metodológicos pretendem dotar os doutorandos de instrumentos eficazes para a investigação em Psicologia, pelo que são apenas convidados para os lecionar especialistas de Curriculum relevante na área de cada seminário, capazes de propor seminários que assegurem que os alunos virão a dominar as técnicas específicas que serão ensinadas. Para além disso, as aulas de metodologias avançadas são dirigidas a grupos pequenos, normalmente em salas com computadores com os programas a que irão ser usados e treinados já instalados. Muitas vezes estes seminários recorrem, para exemplificar as técnicas a ensinar, a material que foi já recolhido pelos alunos no âmbito das suas teses e que estes conhecem bem. Acresce que os investigadores convidados para os seminários enviam previamente bibliografia específica destinada à preparação dos alunos para os seminários e à consolidação das aprendizagens. Das 225h de trabalho da UC em cada semestre, 19 são ocupadas em tempo de contacto. As restantes são ocupadas em leituras do material enviado pelos professores responsáveis pelos seminários, preparação do trabalho da UC para avaliação e estabelecimento da ligação entre os seminários e o projeto de tese.

Observações / Observations


Na avaliação: Só são admitidas faltas não justificadas em 50% dos seminários.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


n/a

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


n/a

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16