Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01834
Acrónimo :
01834
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2012/2013

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


O Seminário Teórico e Metodológico II é um espaço orientador de pesquisa, de debate, de reflexão e de troca de experiências para os estudantes que estão a avançar no seu curso de doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O Seminário Teórico e Metodológico II visa apoiar o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de análise, teóricos e metodológicos, que permitam e apoiem a concretização e progressão de um projecto de pesquisa, bem como a concretização de uma tese numa área específica do conhecimento histórico, no período Moderno ou Contemporâneo. Pretende-se com este Seminário que os estudantes façam escolhas informadas sobre as melhores opções teóricas e metodológicas para a sua pesquisa específica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- O que faz uma boa dissertação? Boas práticas. 2- O que é e como se faz o Estado da Arte? 3- Estudos e Fontes. 4- A recolha da informação. 5- A crítica da fonte. A hermenêutica. 6- O tratamento da informação. 7- Normas académicas da redacção.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os pontos do programa estão ao serviço dos objectivos desta U.C.

Avaliação / Assessment


A avaliação será baseada: 1) Na participação dos alunos nas aulas (25%). 2) Na apresentação e discussão de um trabalho oral (75%). Para a realização deste trabalho cada aluno deverá entregar, por escrito, uma proposta contendo uma questão metodológica ou teórica a ser discutida e a bibliografia que irá utilizar.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Funcionando em regime de seminário, as aulas são dedicadas à exposição e debate de temas e metodologias relevantes para a concretização dos projectos de tese dos estudantes. De forma acompanhada, os doutorando expoem, debatem e amadurecem os respectivos percursos de pesquisa, bem como as opções teóricas e metodológicas escolhidas. A experiência individual bem como a leitura e debate sobre textos relevantes serão elementos igualmente contemplados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os pontos do programa estão ao serviço dos objectivos desta U.C.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


WILLIAMS, Robert (2007). The Historian's Toolbox. A Student's Guide to the Theory and Craft of History, London - New York, M.E.Sharpe, 2ª ed. STOREY, William Kelleher (2008). Writing History. A Guide for Students, Oxford - New York, Oxford University Press, 3ª ed. QUIVY, Raymond e Luc Van Campenhoudt (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. LAMBERT, Peter e Phillip Schofield (eds.) (2004). Making History. An introduciton to the history and practices of a discipline, London - New York, Routledge. FARGE, Arlette (1989). Le Gout de l'Archive, Paris, Seuil. ECO, Umberto (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença, 6ª ed. BEAUD, Michel (1991). L'Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Editions La Découverte. ARÓSTEGUI, Julio (2003). La Investigación Historica. Teoria Y Método, barcelona, Editorial Crítica, 2ª ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A indicar no decurso dos trabalhos

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16