Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01836
Acrónimo :
01836
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
28.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
420.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/a

Objetivos Gerais / Objectives


Visa o acompanhamento da pesquisa conducente à produção da dissertação de doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC visa o acompanhamento da pesquisa conducente à produção da dissertação de doutoramento. No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Dominar os conhecimentos e métodos na sua área de investigação. OA2. Ser capaz de, de forma autónoma, conceber, implementar e redigir uma investigação OA3. Ter espírito critico e ser capaz de discutir investigação (a sua e a de outros) com colegas OA4 - Ser capaz de organizar o conhecimento e transmiti-lo a outros

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Não existe propriamente um programa desta UC, mas antes são fornecidos aos alunos diversas oportunidades para alargarem os seus conhecimentos, para conceberem pesquisa e para debaterem a sua investigação. Em particular, a evolução dos conhecimentos e aptidões de investigação dos alunos deverá ser resultado: 1. Do acompanhamento próximo do seu trabalho com o orientador/a 2. Da sua participação activa nas actividades regulares de debate de um grupo de pesquisa (em particular dos grupos de investigação do CIS-IUL) 3. Da apresentação anual da sua pesquisa no Encontro de Psicologia Social 4. Do debate do trabalho dos colegas no mesmo Encontro anual 5. Da participação na leccionação de unidades curriculares.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A,demonstração de coerência, decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto 1 OA2 - Ponto 3 OA3 - Pontos 2 e 4. OA4 - Ponto 5.

Avaliação / Assessment


a) Obrigatório: - Apresentação da pesquisa no Encontro anual do programa de doutoramento e discussão com um convidado/a. - Participação nas reuniões de um grupo de pesquisa (e.g., do CIS-IUL) escolhido com o orientador, com no mínimo 1 apresentação. Máximo de faltas não justificadas: 50%. b) Reflexão sobre o progresso do projeto de investigação no relatório de atividades, com avaliação qualitativa e quantitativa pelo orientador e relator (Escala 0-20.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino aprendizagem promovem totalmente o trabalho autónomo do/a estudante, que deve procurar desenvolver a sua pesquisa de forma independente sob as indicações do/a orientador/a. Das 450h de trabalho dos 18 ECTS da UC, apenas 28 são ocupadas em tempo de contacto. As restantes 416h são ocupadas em leituras, preparação das apresentações e escrita de textos e de Relatório.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam atingir os objectivos propostos, através do recurso a uma estratégia activa de integração dos alunos no processo de produção de investigação. Assim, a ligação aos grupos de pesquisa e as sessões de debate da investigação são uma forma particularmente importante de desenvolvimento de competências de investigação. Para alem disso, o trabalho de pesquisa evolui de forma substancial graças ao feedback próximo, regular e específico que recebe: - do/a orientador/a, - do/a relator/a e - dos/as investigadores/as convidados/as para discutir o trabalho de pesquisa quando há apresentações.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Não existe bibliografia de referência para todos os alunos.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


N/a

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16