Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01836
Acrónimo :
01836
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
28.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
420.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/a

Objetivos Gerais / Objectives


Visa o acompanhamento do processo de elaboração e consolidação do projeto de doutoramento e preparação da sua defesa, bem como o acompanhamento da pesquisa conducente à produção da dissertação de doutoramento

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. saber construir e apresentar um projeto de doutoramento numa área de investigação da psicologia OA2. Dominar os principais fundamentos e métodos da área de investigação escolhida e o desenho de estudos para a desenvolver . OA3. Aplicar os princípios éticos da sua área de investigação OA4. Ser capaz de conceber, implementar e redigir os estudos de investigação de um projeto de doutoramento AO5. Ser capaz de discutir de forma informada e crítica estudos de investigação (seus e de outros) com os pares e outros investigadores AO6. Ser capaz de organizar eventos de apresentação e divulgação de conhecimento e de transmiti-lo a outros

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC visa fornecer aos alunos oportunidades para: 1. se integrarem na instituição, conhecendo os seus espaços, pessoas e estruturas de apoio à investigação (e.g., Lapso, 3º ciclo), 2. contactar potenciais orientadores para acompanhar os seus projetos e conhecer as respetivas áreas de investigação 3. desenvolver um projeto de doutoramento consistente, ajustando os seus estudos, nomeadamente com o acompanhamento próximo pelo orientador/a escolhido/a 4. conhecer os princípios éticos da investigação em psicologia e funcionamento da comissão de ética no iscte. 5. manterem-se contacto com pares de outros anos e de outras instituições e investigadores a trabalhar nas suas áreas, p.ex. através da participação regular nas atividades dos Grupos do CIS-iscte e da preparação do Encontro anual de Doutoramento em Psicologia 6. desenvolver, apresentar e debater os seus estudos nos Grupos do CIS-iscte, e em outros Encontros apropriados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem, como a seguir se explicita: Com os pontos 1, 2 e 3 visa-se atingir os OA1, OA2 e. Com o Ponto 4 pretende-se apoiar o desenvolvimento de OA3. Uma vez estes objetivos atingidos, os Pontos 5 e 6 pretendem assegurar o desenvolvimento de AO5 e OA6.

Avaliação / Assessment


a) avaliação ao longo do semestre, que inclui: - Apresentação da pesquisa no Encontro anual do programa de doutoramento e discussão com um convidado/a. - Participação nas reuniões de um grupo de pesquisa (e.g., do CIS-IUL) escolhido com o orientador, com no mínimo 1 apresentação. Máximo de faltas não justificadas: 50%. b) Reflexão sobre o progresso do projeto de investigação no relatório de atividades, com avaliação qualitativa e quantitativa pelo orientador e relator (Escala 0-20.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino aprendizagem promovem o trabalho autónomo do/a estudante, e o desenvolvimento de competências de preparação de e apresentação de projetos, colaboração e desenvolvimento de redes, preparando o estudante para desenvolver a sua pesquisa de forma autónoma e acompanhada pelo/a orientador/a. Das 450h de trabalho dos 18 ECTS da UC, apenas 28 são ocupadas em tempo de contacto. As restantes são ocupadas em leituras, reuniões e debates com pares e orientador/a, preparação dos projetos, estudos e as apresentações, escrita de textos e de Relatório.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam atingir os objectivos propostos, através do recurso a uma estratégia activa de integração dos alunos no processo de produção de investigação. Assim, a ligação aos grupos de pesquisa e as sessões de debate da investigação são uma forma particularmente importante de desenvolvimento de competências de investigação. Para alem disso, o trabalho de pesquisa evolui de forma substancial graças ao feedback próximo, regular e específico que recebe: - do/a orientador/a, - do/a relator/a que será nomeado no fim do 1º ano - dos/as investigadores/as convidados/as para discutir o trabalho de pesquisa quando há apresentações.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Não existe bibliografia de referência para todos os alunos.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


N/a

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-11