Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular pretende fornecer aos alunos formação e informação de natureza conceptual, técnica e prática sobre gestão de pessoas, liderança e gestão de equipas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
QA1- Possibilitar a caracterização dos novos desafios na área da gestão das pessoas. OA2 - Descrever as principais abordagens no estudo da liderança; AO3 - Conhecer os principais modelos de eficácia do trabalho em equipa, identificando os principais preditores do sucesso das equipas AO4 - Analisar o exercício da liderança em equipas;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1.Gestão de Pessoas CP2.Introdução ao Estudo da Liderança CP3.Abordagens e Teorias da Liderança CP4.Equipas de Trabalho: Definições, Modelos, Eficácia e Desenvolvimento Temporal CP5.Processos e Estados Emergentes no Trabalho de Equipa CP6.Liderança de Equipas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração da coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO) explicita-se da forma seguinte: OA1 - CP1 OA2 - CP2, CP3 OA3 - CP4, CP5 OA4 - CP6
Avaliação / Assessment
- Trabalho Grupo (40%) - Teste Individual (60%) - Requisito: 80% Assiduidade A aprovação é obtida com a média ponderadas dos duas componentes de avaliação com nota igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes de avaliação. Exame final em 2ªÉpoca (100% da avaliação final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas têm um cariz teórico-prático com a discussão de casos e o debate com oradores convidados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
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Observações / Observations
"Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram previamente comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: O teste previsto na avaliação periódica e o exame de 1.ª Época são realizados Online, isto é, a alteração é só na forma de aplicação. Não há qualquer alteração ao peso dos instrumentos da avaliação periódica."
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Salas, E., Goodwin, G. F., & Burke, C. S. (2008). Team Effectiveness In Complex Organizations. doi:10.4324/9780203889312 Pina, J. A., & Passos, A. M. (2019). (Org.). Liderança e governança organizacional. Lisboa: Edição de autor. Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and practice. Thousand Oaks: Sage. Básica (máx.15 títulos)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Yukl, G.(2010). Leadership in organizations, (7th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. Morgeson, F. P., DeRue, D. S., & Karam, E. P. (2010). Leadership in Teams: A Functional Approach to Understanding Leadership Structures and Processes. Journal of Management, 36(1), 5 - 39. Mathieu, J. E., Gallagher, P. T., Domingo, M. A., & Klock, E. A. (2019). Embracing complexity: Reviewing the past decade of team effectiveness research. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6(1), 17-46. doi:10.1146/annurev-orgpsych-012218-015106 Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A Temporally Based Framework and Taxonomy of Team Processes. Academy of Management Review, 26(3), 356 - 376. Burke, C. S., Stagl, K. C., Klein, C., Goodwin, G. F., Salas, E., & Halpin, S. M. (2006). What type of leadership behaviors are functional in teams? A meta-analysis. The Leadership Quarterly, 17(3), 288-307.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16