Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01860
Acrónimo :
01860
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular pretende fornecer aos alunos formação e informação de natureza conceptual, técnica e prática sobre gestão de pessoas, liderança e gestão de equipas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


QA1- Possibilitar a caracterização dos novos desafios na área da gestão das pessoas. OA2 - Descrever as principais abordagens no estudo da liderança; AO3 - Conhecer os principais modelos de eficácia do trabalho em equipa, identificando os principais preditores do sucesso das equipas AO4 - Analisar o exercício da liderança em equipas;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.Gestão de Pessoas CP2.Introdução ao Estudo da Liderança CP3.Abordagens e Teorias da Liderança CP4.Equipas de Trabalho: Definições, Modelos, Eficácia e Desenvolvimento Temporal CP5.Processos e Estados Emergentes no Trabalho de Equipa CP6.Liderança de Equipas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração da coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO) explicita-se da forma seguinte: OA1 - CP1 OA2 - CP2, CP3 OA3 - CP4, CP5 OA4 - CP6

Avaliação / Assessment


- Trabalho Grupo (40%) - Teste Individual (60%) - Requisito: 80% Assiduidade A aprovação é obtida com a média ponderadas dos duas componentes de avaliação com nota igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes de avaliação. Exame final em 2ªÉpoca (100% da avaliação final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm um cariz teórico-prático com a discussão de casos e o debate com oradores convidados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


·

Observações / Observations


"Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram previamente comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: O teste previsto na avaliação periódica e o exame de 1.ª Época são realizados Online, isto é, a alteração é só na forma de aplicação. Não há qualquer alteração ao peso dos instrumentos da avaliação periódica."

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Salas, E., Goodwin, G. F., & Burke, C. S. (2008). Team Effectiveness In Complex Organizations. doi:10.4324/9780203889312 Pina, J. A., & Passos, A. M. (2019). (Org.). Liderança e governança organizacional. Lisboa: Edição de autor. Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and practice. Thousand Oaks: Sage. Básica (máx.15 títulos)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Yukl, G.(2010). Leadership in organizations, (7th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. Morgeson, F. P., DeRue, D. S., & Karam, E. P. (2010). Leadership in Teams: A Functional Approach to Understanding Leadership Structures and Processes. Journal of Management, 36(1), 5 - 39. Mathieu, J. E., Gallagher, P. T., Domingo, M. A., & Klock, E. A. (2019). Embracing complexity: Reviewing the past decade of team effectiveness research. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6(1), 17-46. doi:10.1146/annurev-orgpsych-012218-015106 Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A Temporally Based Framework and Taxonomy of Team Processes. Academy of Management Review, 26(3), 356 - 376. Burke, C. S., Stagl, K. C., Klein, C., Goodwin, G. F., Salas, E., & Halpin, S. M. (2006). What type of leadership behaviors are functional in teams? A meta-analysis. The Leadership Quarterly, 17(3), 288-307.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16