Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC pretende fornecer informação ao estudante que permita compreender os desafios inerentes à gestão de pessoas, particularmente ao nível dos processos de liderança e de gestão de equipas. Visa ainda contribuir para a compreensão destes domínios na perspetiva da gestão, abordando conteúdos relativos à gestão de pessoas (características individuais relevantes para o trabalho e desafios atuais na gestão de pessoas), aos processos de liderança (teorias, modelos, instrumentos de diagnóstico) e de gestão de equipa (trabalho em equipa e desempenho, liderança de equipas). Sendo uma UC iminentemente teórico-prática, pretende-se que o/as aluno/as adquiram conhecimento sobre os principais conceitos e modelos teóricos, mas também sobre instrumentos de diagnóstico e desenvolvimento de competências, que auxiliem a sua atuação nos diferentes domínios.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1-Identificar características individuais relevantes para o trabalho e suas consequências para a gestão de pessoas OA2-Caracterizar os novos desafios na área da gestão de pessoas OA3-Descrever as principais abordagens no estudo da liderança OA4-Diferenciar abordagens de liderança baseadas em traços de abordagens baseadas em comportamentos, dando exemplos de modelos pertencentes a cada uma OA5-Explicar a diferença entre abordagens universalistas e abordagens contingenciais, dando exemplos de modelos pertencentes a cada uma OA6-Descrever os processos de trabalho em grupo e suas consequências para o desempenho OA7-Identificar os principais preditores do sucesso das equipas OA8-Explicar como os processos de liderança afetam o comportamento de indivíduos e grupos no trabalho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo A. Gestão de Pessoas Abordagens à gestão de pessoas Especificidade do fator humano Desafios na gestão de pessoas Módulo B. Introdução ao Estudo da Liderança Abordagens e teorias clássicas da liderança Abordagens contemporâneas da liderança Módulo C. Gestão de Equipas Definições e modelos de eficácia de equipas Processos e estados emergentes Liderança de equipas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O Módulo A fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA1 (identificar características individuais relevantes para o trabalho e suas consequências para a gestão de pessoas) e OA2 (caracterizar os novos desafios na área da gestão de pessoas). O Módulo B fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA3 (descrever as principais abordagens no estudo da liderança), OA4 (diferenciar abordagens de liderança baseadas em traços de abordagens baseadas em comportamentos) e OA5 (explicar a diferença entre abordagens universalistas e abordagens contingenciais). O Módulo C fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA6 (descrever os processos de trabalho em grupo e suas consequências para o desempenho), OA7 (identificar os principais preditores do sucesso das equipas) e OA8 (explicar como os processos de liderança afetam o comportamento de indivíduos e grupos no trabalho).
Avaliação / Assessment
A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 80% das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (30%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (60%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino compreende aulas teórico-práticas. O trabalho autónomo ocupa 125 horas divididas entre 62 horas para estudo e exame e 63 horas para elaboração do trabalho de grupo. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos; ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, que inclui leituras e exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer a aquisição de conceitos e quadros teóricos fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos pelo que a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem expositivas permite abranger todo os OAs. Da mesma forma, a UC requer a experimentação prática, o que é facilitado pelo uso de metodologias participativas e ativas, com análise e resolução de exercícios práticos individuais e de grupo e discussão de casos de estudo que permitem a aplicação de conhecimentos e abrange todos os OAs. A consolidação da aquisição de conhecimentos e sua aplicabilidade implica trabalho autónomo por parte do estudante, nomeadamente leitura da bibliografia aconselhada e resolução de exercícios, novamente abrangendo todos os OAs.
Observações / Observations
O uso do ChatGPT ou similar é permitido, dentro de limites éticos, para apoio à pesquisa de informação; não deve ser utilizado para criar conteúdo do relatório; o seu uso deve estar claramente indicado no relatório escrito, assim como a prompt utilizada para a geração do conteúdo. Atendendo aos limites deste tipo de ferramentas, o estudante é responsável por validar a informação fornecida pela mesma, incluído URLs e referências. Os conteúdos programáticos da UC contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 8 e 17.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice. Sage. West, M. A. (2012). Effective teamwork: Practical lessons from organizational research. Balckwell. Yukl, G. A., & Gardner, W. L. (2020). Leadership in Organizations. Pearson Education, Inc.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Burke, C. S., Stagl, K. C., Klein, C., Goodwin, G. F., Salas, E., & Halpin, S. M. (2006). What type of leadership behaviors are functional in teams? A meta-analysis. The Leadership Quarterly, 17(3), 288-307. Cascio, W. F., & Montealegre, R. (2016). How technology is changing work and organizations. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 349-375. Hartog, Den, D. N. (2015). Ethical Leadership. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 2(1), 409-434. Kelemen, T. K., Matthews, S. H., Matthews, M. J., & Henry, S. E. (2023). Humble leadership: A review and synthesis of leader expressed humility. Journal of Organizational Behavior, 44(2), 202-224. Klock, E. A. (2019). Embracing complexity: Reviewing the past decade of team effectiveness research. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6(1), 17-46. Kozlowski, S.W.J., Mak, S., & Chao, G.T. (2016). Team-centric leadership: An integrative review. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 21-54. Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A Temporally Based Framework and Taxonomy of Team Processes. Academy of Management Review, 26(3), 356 - 376. Mathieu, J. E., Gallagher, P. T., Domingo, M. A., & Klock, E. A. (2019). Embracing complexity: Reviewing the past decade of team effectiveness research. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6, 17-46. Matshoba-Ramuedzisi, T., De Jongh, D., & Fourie, W. (2022). Followership: A review of current and emerging research. Leadership & Organization Development Journal, 43(4), 653-668. Morgeson, F. P., DeRue, D. S., & Karam, E. P. (2010). Leadership in Teams: A Functional Approach to Understanding Leadership Structures and Processes. Journal of Management, 36(1), 5 - 39. Roberson, Q. M. (2019). Diversity in the workplace: A review, synthesis, and future research agenda. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6, 69-88.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23