Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01868
Acrónimo :
01868
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os alunos deverão ter bons conhecimentos base de Gestão de Marketing e de Marketing Digital / Blended Marketing.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que o aluno no final do módulo: - Compreenda as mudanças na relação entre marcas e consumidores alavancadas pelo Digital - Identifique as novas e diferentes ferramentas e canais digitais disponíveis para a comunicação das marcas - Entenda as componentes do novo processo de comunicação trazido pelo digital

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que o aluno no final do módulo: - OA1 - Identifique os novos formatos de publicidade e as alterações nas regras do seu desenvolvimento - OA2 - Compreenda as novas formas de avaliar resultados nos novos formatos publicitários - OA3 - Saiba desenvolver e avaliar um plano de meios digitais, baseado em objectivos claros e definindo os KPIs mais adequados - OA4 - Saiba os pressupostos para um comunicação integrada de marketing

Conteúdos Programáticos / Syllabus


- CP1 - Publicidade Digital - enquadramento - CP2 - POEM Framework - CP3 - Owned Media - CP4 - Earned Media - CP5 - Paid Media: Redes Sociais - CP6 - Paid Media: Influenciadores - CP7 - Paid Media: Display Advertising - CP8 - Paid Media: Video Advertising - CP9 - Paid Media: Search Engine Marketing - CP10 - Paid Media: Email Marketing - CP11 - Paid Media: Outros - CP12 - Analytics - CP13 - Media Mix e Plano de Meios Digitais - CP14 - Principais tendências

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 OA2 - CP 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 OA3 - CP 13 OA4 -CP 1,2,13, 14

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Avaliação Continua - 15% - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 25%; - Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A conjugação de diferentes métodos de aprendizagem (modelos teóricos, debate de ideias acerca dos principais temas em análise, apresentação de casos práticos e exposição de experiências de mercado) permitem ao aluno uma maior proficiência na matéria finda a exposição do programa, tal como se pretende de acordo com as principais orientações pedagógicas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


ital Era, Palgrave Macmillan, 2011 Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital marketing. Pearson UK Dionísio, P., & Rodrigues, J. V., Lendrevie, J., Lévy, J., Baynast, A. (2018). Mercator 25 Anos: O Marketing na Era Digital. Leya.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rodrigues, J. & Dionísio, J. (2009). B-Mercator, Blended Marketing. Lisboa. Dom Quixote.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16