Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos deverão ter bons conhecimentos base de Gestão de Marketing e de Marketing Digital / Blended Marketing.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que o aluno no final do módulo: - Compreenda as mudanças na relação entre marcas e consumidores alavancadas pelo Digital - Identifique as novas e diferentes ferramentas e canais digitais disponíveis para a comunicação das marcas - Entenda as componentes do novo processo de comunicação trazido pelo digital
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se que o aluno no final do módulo: - OA1 - Identifique os novos formatos de publicidade e as alterações nas regras do seu desenvolvimento - OA2 - Compreenda as novas formas de avaliar resultados nos novos formatos publicitários - OA3 - Saiba desenvolver e avaliar um plano de meios digitais, baseado em objectivos claros e definindo os KPIs mais adequados - OA4 - Saiba os pressupostos para um comunicação integrada de marketing
Conteúdos Programáticos / Syllabus
- CP1 - Publicidade Digital - enquadramento - CP2 - POEM Framework - CP3 - Owned Media - CP4 - Earned Media - CP5 - Paid Media: Redes Sociais - CP6 - Paid Media: Influenciadores - CP7 - Paid Media: Display Advertising - CP8 - Paid Media: Video Advertising - CP9 - Paid Media: Search Engine Marketing - CP10 - Paid Media: Email Marketing - CP11 - Paid Media: Outros - CP12 - Analytics - CP13 - Media Mix e Plano de Meios Digitais - CP14 - Principais tendências
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 OA2 - CP 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 OA3 - CP 13 OA4 -CP 1,2,13, 14
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Avaliação Continua - 15% - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 25%; - Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A conjugação de diferentes métodos de aprendizagem (modelos teóricos, debate de ideias acerca dos principais temas em análise, apresentação de casos práticos e exposição de experiências de mercado) permitem ao aluno uma maior proficiência na matéria finda a exposição do programa, tal como se pretende de acordo com as principais orientações pedagógicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
ital Era, Palgrave Macmillan, 2011 Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital marketing. Pearson UK Dionísio, P., & Rodrigues, J. V., Lendrevie, J., Lévy, J., Baynast, A. (2018). Mercator 25 Anos: O Marketing na Era Digital. Leya.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Rodrigues, J. & Dionísio, J. (2009). B-Mercator, Blended Marketing. Lisboa. Dom Quixote.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16