Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Avaliar o fenómeno das Redes Sociais na evolução da relação entre as marcas e os consumidores Analisar as principais Redes Sociais e a sua aplicabilidade nas estratégias de Marketing Ter capacidade para construir, implementar, avaliar e prioritizar estratégias de comunicação utilizando as Redes Sociais em integração com outras ferramentas do Marketing
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A) Desenvolver a capacidade de trabalho individual e em grupo B) Estruturar ideias de acordo com cada objectivo específico C) Consolidar conhecimentos gerais e adequá-los a cada contexto apresentado
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Novo Mundo A. O impacto do fenómeno digital B. Sociedade da Informação C. Novo paradigma da comunicação Evolução Power to the People (and to the Brand) D. Web 2.0 Impacto de digital 2.0 "Ordenamento" 2.0 2. Estratégia A. Metodologia B. Processo Diagnóstico Modelo Organizativo Eixo de Comunicação Interação Monitorização 3. Social Media A. Blogs B. Facebook C. Twitter D. Pinterest E. Outras Redes Sociais 4. Casos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 2) e 3) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3), 4) Objetivo C: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3), 4)
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; Participação - 10% - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aos alunos é pedida a sua participação na: 1. Realização de trabalho de grupo; 2. Discussão nas aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2) Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2)
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kitchen Tim e Mirza Tashmeem "Profitable Social Media Marketing", Exposure Ninja, September 2013 Holloman, Christer, "The Social Media MBA in Practice, Wiley, November 2013
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weinberg Tamar, "The New Community Rules" - Marketing on The Social Web, O'Reily, June 2009 Maccarthy Andrew "500 Social Media Marketing Tips", Andrew Maccarthy, February 2013
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16