Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01870
Acrónimo :
01870
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Avaliar o fenómeno das Redes Sociais na evolução da relação entre as marcas e os consumidores Analisar as principais Redes Sociais e a sua aplicabilidade nas estratégias de Marketing Ter capacidade para construir, implementar, avaliar e prioritizar estratégias de comunicação utilizando as Redes Sociais em integração com outras ferramentas do Marketing

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A) Desenvolver a capacidade de trabalho individual e em grupo B) Estruturar ideias de acordo com cada objectivo específico C) Consolidar conhecimentos gerais e adequá-los a cada contexto apresentado

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Novo Mundo A. O impacto do fenómeno digital B. Sociedade da Informação C. Novo paradigma da comunicação Evolução Power to the People (and to the Brand) D. Web 2.0 Impacto de digital 2.0 "Ordenamento" 2.0 2. Estratégia A. Metodologia B. Processo Diagnóstico Modelo Organizativo Eixo de Comunicação Interação Monitorização 3. Social Media A. Blogs B. Facebook C. Twitter D. Pinterest E. Outras Redes Sociais 4. Casos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 2) e 3) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3), 4) Objetivo C: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3), 4)

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; Participação - 10% - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aos alunos é pedida a sua participação na: 1. Realização de trabalho de grupo; 2. Discussão nas aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2) Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2)

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kitchen Tim e Mirza Tashmeem "Profitable Social Media Marketing", Exposure Ninja, September 2013 Holloman, Christer, "The Social Media MBA in Practice, Wiley, November 2013

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Weinberg Tamar, "The New Community Rules" - Marketing on The Social Web, O'Reily, June 2009 Maccarthy Andrew "500 Social Media Marketing Tips", Andrew Maccarthy, February 2013

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16