Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01873
Acrónimo :
01873
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os alunos deverão possuir conhecimentos base de Gestão de Marketing

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que no final do módulo, o aluno: - Tenha um entendimento claro das métricas que se encontram a sua disposição - Entenda o processo de recolha de informação subjacente a cada métrica - Conheça as fontes de informação disponíveis no mercado - Saiba que métricas são adequadas para medir diferentes objectivos de negócio - Saiba interpretar e questionar as diferentes métricas - Seja capaz de desenvolver um sistema de monitorização de uma estratégia de marketing

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que o aluno no final do módulo saiba: OA1 - Compreender as limitações e vantagens de diferentes tipos de métricas OA2 - Priorizar diferentes métricas e seleccionar quais as mais adequadas a cada caso/objectivo OA3 - Desenvolver um sistema de monitorização de uma estratégia de marketing

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Medição de Comportamentos online e offline CP2. Modelos de Segmentação online e offline CP3. Métricas Mobile e de Social Media CP4. Significado e utilidade de diferentes tipos de métricas CP5. Métricas de Retorno CP6. Sistemas de avaliação de retorno CP7. Procedimentos de Implementação de um Sistema de Avaliação de Retorno

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP 1, 2, 3 OA2 - CP 4 OA3 - CP 5, 6, 7

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A conjugação de diferentes métodos de aprendizagem (modelos teóricos, debate de ideias acerca dos principais temas em análise, apresentação de casos práticos e exposição de experiências de mercado) permitem ao aluno uma maior proficiência na matéria finda a exposição do programa, tal como se pretende de acordo com as principais orientações pedagógicas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kaushik, Avinash, "Web Analytics 2.0: The Art of online Accountability and Science of Costumer Centricity", Wiley Publishing, 2010

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Sponder, Marshall, "Social Media Analytics, Effective Tools for Building, Interpreting, and Using Metrics", McGraw - Hill, 2012 - "A guide to online behavioural advertising", Internet marketing handbook series - Chaffey, Dave, Ellis-Chadwick, Fiona, "Digital Marketing - Strategy, Implementation and Practice", Pearson Education, 2012 - Farris, Paul W., Bendle, Neil, Pfeifer, Philip, Reibstein, David, "Marketing Metrics, The Definitive Guide to Measuring Marketing Performance", Pearson Education, 2010

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16