Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular Concepção da Pesquisa I foi desenvolvida para fornecer aos alunos uma compreensão abrangente dos princípios e das metodologias de desenho de investigação. Fornecerá a base para a unidade curricular Concepção da Pesquisa II e cobrirá os principais conceitos, métodos e técnicas necessárias para a condução de estudos de investigação rigorosos e eficazes. Os participantes adquirirão conhecimentos práticos para planear, projetar e executar projetos de investigação com sucesso. Incluirá palestras interativas, atividades práticas e discussões em grupo para aprimorar a aprendizagem e a aplicação dos conteúdos administrados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Apresentar aos alunos os princípios fundamentais e a importância da investigação científica e do desenho da investigação em diversas disciplinas. OA2 - Equipar os alunos com conhecimentos para escolher métodos de investigação apropriados com base nos objetivos da investigação. OA3 - Orientar os alunos no desenvolvimento de hipóteses e questões de pesquisa claras e testáveis. OA4 - Proporcionar aos alunos uma compreensão das técnicas de recolha de dados e considerações éticas na investigação. OA5 - Capacitar os alunos para avaliar criticamente projetos e métodos de investigação existentes na literatura.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo 1: Introdução à Investigação Científica Módulo 2: Identificação do Problema/Tópico de Investigação e Formulação de Questões de Investigação Módulo 3: Desenho e Métodos de Investigação Módulo 4: Técnicas de Recolha de Dados Módulo 5: Avaliação Crítica de Projetos de Investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objetivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP) ou Módulos: OA1 - CP1; CP4; CP5 OA2 - CP1; CP2; CP3; CP5 OA3 - CP2; CP5 OA4 - CP4; CP5 OA5 - CP1; CP2; CP3; CP4; CP5
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada com base em: - apresentação e discussão de trabalho de grupo (25%) - teste final (75%) Aprovação: média ponderada de 10 valores ou superior; o resultado de cada uma das componentes não pode ser inferior a 8 val.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do(a) aluno(a) de uma forma autónoma e contínua e orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem propostos. A metodologia será essencialmente participativa. O docente expõe os conceitos básicos da matéria e incentivam a discussão. O método de ensino inclui: 1. aulas expositivas e, 2. discussão e aplicação dos conceitos apresentados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente ME1: OA1; OA2; OA3; OA4; OA5 ME2: OA1; OA2; OA3; OA4; OA5
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bell, E., Bryman, A., & Harley, B. (2019). Business research methods. Oxford university press. Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2019). Practical research: Planning and design. Pearson Education. Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research methods for business students. Pearson education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16