Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01881
Acrónimo :
01881
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem efectiva de diferentes métodos e técnicas de investigação bem como a aquisição e treino de competências necessárias para planear, executar e avaliar investigação empírica na área da gestão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: - Definir e diferenciar diferentes planos de investigação - Identificar as diferentes fases da pesquisa: planos de investigação, operacionalização das variáveis, definição de amostras e validade dos estudos. - Descrever e ler os resultados da investigação - Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de investigação; - Avaliar criticamente a qualidade da investigação - Reconhecer e aplicar princípios éticos de investigação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- Planeamento da investigação 2- Diferentes tipos de desenhos de investigação: - Estudos de caso, estudos correlacionais, estudos experimentais. - Estudos cross-sectional versus estudos longitudinais - Estudos com métodos mistos 3- Medição das variáveis e tipos de validade. 4-Tipos de inquéritos (questionários e entrevistas) e cuidados a ter 5- A ética na investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC constitui uma continuação da UC Conceção da Investigação I que no seu conjunto visa a formação e o desenvolvimento das competências dos alunos em metodologias de investigação consideradas nucleares para o desenvolvimento de um projeto de doutoramento. Os conteúdos programáticos permitem atingir os objetivos de aprendizagem definidos para esta unidade curricular. Os vários pontos do programa permitem aos alunos não só tomar contacto com as metodologias quantitativas mais comuns na investigação em gestão como também o desenvolvimento de competências para se tornarem consumidores críticos da investigação produzida. Os conteúdos do programa são apresentados tendo em conta o desenrolar do próprio processo de investigação: plano da investigação, processo de recolha de dados e medição. Com isso pretendemos proporcionar aos doutorandos uma base sólida para delinear eficazmente a estratégia metodológica mais adequada ao problema de investigação que pretendem desenvolver.

Avaliação / Assessment


A avaliação consiste num teste/exame individual no final da Unidade Curricular (100%) que visa avaliar os conhecimentos adquiridos e a análise crítica sobre os assuntos. Os estudantes que tenham no exame uma nota inferior a 10 podem fazer uma segunda avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC corresponde a 6 ECTS, 150 horas, das quais 19 são de contacto docente/ aluno (18 horas teórico-práticas e 1 hora de orientação tutorial). Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do/a aluno/a de uma forma autónoma e contínua e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem. As aulas incluem uma componente expositiva e uma componente prática onde será estimulada a reflexão ou a transferência para a prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adaptam-se às exigências de um 3º ciclo de transmissão de conhecimentos e competências, bem como aos grandes fins da unidade curricular. Os doutorandos serão incentivados a consultarem a bibliografia mais qualificada e actualizada sobre os temas abordados, além de procurarem, num quadro de investigação, material empírico nas bases de dados com artigos científicos .

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Saunders, M., Lewis, P. & Thornhill, A (2019). Research methods for business students (8th ed.). Essex: Pearson Education Limited Mitchell, M. L., & Jolley, J. M. (2013). Research design explained (8th ed.). Toronto, Canada: Wadsworth Meltzoff, J. & Cooper, H.M. (2017). Critical thinking about research (2nd edition). Washington, D C: American Psychological Association. Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2016) Practical research: Planning and design (11th Edition). New Jersey: Prentice-Hall. DeVellis, R.F. (2017). Scale development: Theory and applications (4th edition). London: Sage. Bryman, A., & Bell, E. (2015). Business research methods. Oxford University Press, USA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Turner, S. F., Cardinal, L. B., & Burton, R. M. (2017). Research design for mixed methods: A triangulation-based framework and roadmap. Organizational Research Methods, 20(2), 243-267. Rogelberg, S., Adelman, M., & Askay, D. (2009). Crafting a successful manuscript: Lessons from 131 reviews. Journal of Business Psychology, 24, 117-121. Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. M., & Podsakoff, N. P. (2012). Sources of method bias in social science research and recommendations on how to control it. Annual Review of Psychology, 63, 539-569. O'Boyle Jr, E. H., Banks, G. C., & Gonzalez-Mulé, E. (2017). The chrysalis effect: How ugly initial results metamorphosize into beautiful articles. Journal of Management, 43(2), 376-399. Kirkman, B. L., & Chen, G. (2011). Maximizing your data or data slicing? Recommendations for managing multiple submissions from the same dataset. Management and Organization Review, 7(3), 433-446. Huang, J. L., Bowling, N. A., Liu, M., & Li, Y. (2014). Detecting insufficient effort responding with an infrequency scale: Evaluating validity and participant reactions. Journal of Business and Psychology, 30 (2),299-311 Hsu, D. K., Simmons, S. A., & Wieland, A. M. (2017). Designing entrepreneurship experiments. Organizational Research Methods, 20(3), 379-412. Hollenbeck, J. R., & Wright, P. M. (2017). Harking, sharking, and tharking: Making the case for post hoc analysis of scientific data. Journal of Management,43(1), 5-18. Crenshaw, P, Hale, E., & Harper, S. (2011). Producing intellectual labor in the classroom: The utilization of a critical thinking model to help students take command of their thinking. Journal of College Teaching & Learning, 8, 13-26. Cheung, JH, Burns, D.K., Sinclair, R.R., & Sliter, M. (2017). Amazon Mechanical Turk in organizational psychology: an evaluation and practical recommendations. Journal of Business and Psychology, 32 (4), 347-361. Carpenter, S. (2018). Ten steps in scale development and reporting: A guide for researchers. Communication Methods and Measures, 12(1), 25-44. Bosco, F. A., Aguinis, H., Field, J. G., Pierce, C. A., & Dalton, D. R. (2016). HARKing's threat to organizational research: Evidence from primary and meta-analytic sources. Personnel Psychology, 69(3), 709-750. Bem, D. J. (2001). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The Complete Academic: A Career Guide. Washington, DC: American Psychological Association.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16