Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
É desejável que o Doutorando tenha desenvolvido previamente um projecto de investigação em GOT, no segundo ciclo.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como propósito a introdução à investigação em GOT, bem como a apresentação do respectivo «estado da arte».
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de descrever a evolução da investigação na área da Gestão de Operações e da Tecnologia e caracterizar alguns tópicos actuais de interesse científico, no que concerne: OA1. A criação de valor pelas operações, logística e cadeia de abastecimento de modo estrategicamente alinhado com o marketing e os canais de distribuição, com eventual recurso a novos modelos de negócio suportados pelo e-business e por relações de parceria OA2. A gestão sustentada das operações de bens e serviços, bem como a nova relação entre ambos representada pelos sistemas de produto-serviços (PSS) OA3. A gestão estratégica das dimensões clássicas da logística, i.e. das compras, armazenamento, movimentação de materiais e transportes, no contexto de cadeias de abastecimento adaptativas, colaborativas e alinhadas social e eticamente
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Nas aulas serão discutidos artigos sobre diferentes assuntos da investigação na Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, nomeadamente: CP1. Gestão das operações CP2. Operações nos serviços CP3. Gestão logística CP4. Gestão da cadeia de abastecimento CP5. Criação de valor na cadeia de abastecimento CP6. Sustentabilidade na cadeia de abastecimento CP7. Outsourcing & Procurement CP8. Gestão dos transportes CP9. E-commerce e logística CP10. Servitization
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 : Todos OA2 : CP1, CP2, CP10 OA3 : CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 Os artigos a discutir serão extraídos de jornais de referência e, eventualmente, também de livros significativos, sendo representativos, quer do estado da arte da investigação, quer do trabalho de autores de relevo, nos diversos assuntos mencionados nos conteúdos programáticos. Espera-se assim lançar as fundações para que os Doutorandos possam seguir pistas credíveis e relevantes, de modo autónomo e independente que lhes permitam detectar oportunidades de investigação de elevada valia científica. Estas pesquisas deverão promover a criação de valor, a gestão sustentada das operações e a gestão estatégica da logística, de uma forma moderna e, sobretudo, passível de demonstração de um contributo inovador.
Avaliação / Assessment
A avaliação incidirá sobre duas vertentes: i. Participação nas discussões em aula - 10% ii. Os doutorandos deverão identificar uma oportunidade de investigação e redigir um mini-relatório argumentando em favor da sua valia científica, com base numa breve revisão da literatura. Este exercício simulará a parte inicial do trabalho que se faz na elaboração de uma proposta de investigação - 90% A aprovação é obtida com a média de 10 valores, ou superior.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas com análise e discussão de textos de apoio; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais; 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os Doutorandos serão convidados a participar activamente na discussão das temáticas em análise na UC, efectuando uma leitura prévia de artigos selecionados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência (MEA): Todos 2. Participativas com análise e discussão de textos de apoio (MEA): Todos 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais (MEA): Todos 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno (MEA): Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Smith et al. (2007) A Note on the Growth of Research in Service Operations Management. Prod Oper Manag,16:780-90 Taylor A, Taylor M (2009) Operations management research: contemporary themes, trends and potential future directions. Int J Oper Prod Man,29:1316-40 Koulamas et al. (2009) E-Business: A Review of Research Published in Productions Operation Management (1992-2008). Prod Oper Manag,18:604-20 Baines et al. (2009) The Servitization of Manufacturing: a review of the literature. J Techn Manag,20:547-67 Golicic SL, Davis DF (2012) Implementing mixed methods research in supply chain management. Int J Phys Distr Log,42:726-41 Wang et al. (2015) Service supply chain management: A review of operational models. Eur J Oper Res,247:685-98 Rajeev et al. (2017) Evolution of sustainability in supply chain management: A literature review. J Clean Prod,162:299-314 Koberg E, Longoni A (2018) A systematic review of sustainable supply chain management in global supply chains. J Clean Prod.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16