Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC pretende proporcionar aos alunos um aprofundamento teórico e metodológico na abordagem dos temas centrais da gestão de recursos humanos e do comportamento organizacional. Focaliza-se no aprofundamento e nos desenvolvimentos actuais da investigação empírica nas áreas em estudo. Pretende-se ainda orientar os alunos para a selecção de áreas de investigação no âmbito da quais tenham interesse em desenvolver a sua tese de doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: ? Analisar criticamente os trabalhos de investigação na área da Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, sobre a sua concepção em termos latos, assim como sobre a perspectiva metodológica seguida em termos mais específicos; -Operacionalizar tópicos de investigação, de análise de questões de pesquisa, e de concepção de propostas de análise empírica, -Identificar problemas científicos em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional sob a óptica da sua concretização empírica, -Redigir análises críticas sobre tópicos relativos à pesquisa em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os conteúdos programáticos da UC estão directamente relacionados com as linhas de investigação do Grupo de Investigação em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos do BRU-IUL. Tema 1: Ajustamento indivíduo ? organização e troca social (identificação organizacional, compromisso organizacional, suporte organizacional, confiança, socialização, accountability, bem-estar, satisfação no trabalho e desempenho) Tema 2: Processos e resultados do trabalho em equipa em contexto organizacional: redes, desempenho das equipas, diversidade, processos cognitivos- afectivos e motivacionais nas equipas, conflitos, negociação e tomada de decisão) Tema 3: Desenvolvimento organizacional e Gestão de recursos humanos (mudança organizacional, cultura, eficácia, recompensas, carreiras, formação, liderança, saúde e segurança, responsabilidade social e empreendedorismo)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos principais desta Unidade Curricular consistem quer no aprofundamento teórico e metodológico dos temas centrais da gestão de recursos humanos e do comportamento organizacional quer no aprofundamento e nos desenvolvimentos actuais da investigação empírica neste domíno cientifico. Pretende-se que os alunos exponham, discutam e analisem diferentes problemas de investigação e respectivas perspectivas de solução, com profundidade e objectividade. O programa pretende fornecer conhecimentos e debater questões que possibilitem aos alunos atingir os objectivos referidos. O enfoque programático em problemas concretos de investigação, respectiva apreciação e debate, num contexto de diversos exemplos práticos, estimula não apenas a capacidade de análise crítica em relação à produção académica como orienta o aluno em relação a potenciais tópicos de investigação. Ambos constituem objectivos fundamentais da Unidade Curricular.
Avaliação / Assessment
A avaliação consiste em um trabalho individual a entregar por cada aluno no final da Unidade Curricular (100%). O trabalho consiste na análise crítica de uma das investigações apresentadas e a conexâo com o proprio tópico de investigação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular corresponde a 12 ECTS, 300 horas, das quais 25 são de contacto docente/ aluno(a) (24 horas de aulas tipo seminário e 1 hora de orientação tutorial). Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do/a aluno/a de uma forma autónoma e contínua. As aulas incluem uma componente expositiva, em que são apresentadas investigações empíricas e os fundamentos teóricos e conceitos básicos de cada um dos temas abordados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino assenta essencialmente em aulas seminariais e adapta-se ao objectivo principal de capacitação dos alunos para a análise crítica da investigação científica em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional e para a respectiva articulação com a definição dos interesses de investigação do aluno. Os doutorandos serão incentivados a consultarem a bibliografia actualizada sobre os temas abordados, além de procurarem, num quadro de investigação, material empírico nas bases de dados com artigos científicos .
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.) (2009). Team effectiveness in complex organizations: Cross-disciplinary perspectives and approaches (SIOP Frontiers Series). Mahwah, NJ: LEA. Ostroff, C., & Judge, T. (2007). Perspectives on organizational fit. New York: Lawrence Earlbaum Kozlowski, S. W., & Salas, E. (2009). Learning, training, and development in organizations (SIOP Organizational Frontiers Series). New York: Routledge Academic. Klein, K. J & Kozlowski, S. W. J. (Eds.) (2000). Multilevel theory, research, and methods in organizations. San Francisco: Jossey-Bass Dansereau, F., & Yammarino, F. (2003). Multi-level issues in organizational behavior and strategy. Bingley, WA: JAI Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Suddaby, R. (2010). Editor?s comments: Construct clarity in theories of management and organization. Academy of Management Review, 35, 346-357. Roe, R. (2008). Time in Applied Psychology. The study of ?what happens? rather than ?what is?. European Psychologist, 13(1), 37 - 52. Rindova, V. (2008). Editor?s comments: Publishing theory when you are new to the game. Academy of Management Review, 33, 300-303. Oswick, C., Fleming, P, & Hanlon, G. (2011). From borrowing to blending: Rethinking the processes of organizational theory building. Academy of Management Review, 36, 318-337. Ilgen, D. R., Hollenbeck, J. R., Johnson, M., & Jundt, D. (2005). Teams in organizations: From I-P-O models to IMOI models. Annual Review of Psychology, 56, 517 ? 543. Ashkanasy, N.M., Hartel, C.E.J., & Zerbe W.J. (Eds.) (2000), Emotions in the workplace: Research, theory, and practice. Westport, CT: Quorum Books
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16