Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Discutir os conceitos da teoria da gestão de uma forma livre e fundamentada. Desenvolvimento de competências de problematização de tópicos de pesquisa nas áreas da gestão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta unidade curricular tem os seguintes objectivos de aprendizagem: 1. Familiarizar os alunos com referências relevantes da produção científica nas diferentes áreas da gestão. 2. Compreender os conceitos da teoria da gestão. 3. Analisar criticamente os tópicos de investigação e as questões de pesquisa nas áreas de gestão. 4. Escrever ensaios críticos sobre tópicos relativos à pesquisa em gestão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A unidade curricular não tem um programa pré definido. Nas aulas os professores e alunos discutem artigos de referênci sobre as diferentes teorias relacionadas com as diferentes áreas de gestão. Os artigos são previamente distribuidos aos alunos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objectivo principal desta unidade curricular é expor os alunos aos fundamentos das teorias da gestão.A discussão de artigos, previamente distribuídos, permite atingir este objectivo.
Avaliação / Assessment
Elaboração (individual) de um ensaio sobre um conjunto de artigos.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia é participativa. A concretização dos objectivos da unidade curricular faz-se, essencialmente, através de discussão de artigos e, em número reduzido, de aulas teóricas. Os alunos desenvolverão as seguintes actividades: 1. Participação nas aulas 2. Apresentação e debate de artigos e pesquisas 3. Elaboração de ensaios com análise crítica de artigos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1 - OA1, OA2, OA3 ME2 - OA1, OA2, OA3 ME3 - OA4
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Portee and Kramer (2011) Creating shared value: how to reinvent capitalism - and unleash a wave of innovation and growth. Bower (2008) The teaching of strategy: from general manager to analysis and back again. Jarzbwoski and Wittington (2008) A strategy-as-practice approach to strategy research and education Porter and Kramer (2006) Strategy and Society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility. Antonio Argandona (1998) The Stakeholder Theory and the Common Good Wernerfelt (1984) A Resource Based View of the Firm Hayes (1985) Strategic Planning - forward in reverse? Eisenhardt (1989) Agency Theory: an Assessment and review Coase (1939) Nature of the firm A unidade curricular não tem uma bibliografia base: Indica-se alguns dos artigos que foram discutidos em edições anteriores.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Não tem
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16