Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01888
Acrónimo :
01888
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
287.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende proporcionar aos alunos um aprofundamento teórico e metodológico na abordagem dos temas centrais do Marketing. Focaliza-se no conhecimento do estado actual das teorias respeitantes às diferentes áreas do Marketing e na discussão dos conceitos da teoria do marketing de uma forma livre e fundamentada. Pretende-se ainda orientar os alunos para a selecção de áreas de investigação no âmbito da quais tenham interesse em desenvolver a sua tese de doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:1.Analisar criticamente os trabalhos de investigação na área de Marketing, sobre a sua concepção assim como sobre a perspectiva metodológica seguida; 2.Operacionalizar tópicos de investigação, de análise de questões de pesquisa, e de concepção de propostas de análise empírica em Marketing;3.Identificar problemas científicos em Marketing sob a óptica da sua concretização empírica;4.Redigir análises críticas sobre tópicos relativos à pesquisa em Marketing

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A unidade curricular não tem um programa pré definido. Nas aulas os professores e alunos discutem artigos recentes e básicos sobre as diferentes teorias relacionadas com as diferentes áreas do marketing. Os artigos são previamente distribuídos aos alunos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objectivo principal desta Unidade Curricular é expor os alunos às teorias recentes do marketing. A discussão de artigos permite atingir este objectivo.

Avaliação / Assessment


A avaliação é feita com base num trabalho individual de análise e comparação de dois ou três artigos, contando para 100% da avaliação. Os alunos devem estar presentes em pelo menos 2/3 das sessões.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia é participativa. Os artigos são distribuídos antecipadamente e nas aulas são discutidos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Como referido o principal objectivo é expor os alunos às recentes teorias. A leitura individual e a discussão permite atingir o objectivo.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Gestão de Produtos e Marcas / Product and Brand Management - Marketing Electrónico / E-Marketing - Marketing Internacional / International Marketing - Marketing Relacional / Relationship Marketing - Marketing turístico/ Tourism Marketing - Comportamento do Consumidor / Consumer Behavior - Estratégia e Comunicação de Marketing / Marketing Strategy and Communication It will be discussed articles in several fields in marketing, such as:

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Lemon & Verhoef (2016). Understanding Customer Experience Throughout the Customer Journey. Journal of Marketing, 80(6), 69-96 -Batra & Keller (2016). Integrating Marketing Communications: New Findings, New Lessons, and New Ideas. Journal of Marketing, 80(6), 122-145 -Kumar & Pansari (2016). Competitive Advantage Through Engagement. Journal of Marketing Research, 53 (4), 497-514 -Roschk et al. (2017). Calibrating 30 years of experimental research: A meta-analysis of the atmospheric effects of music, scent, and color. Journal of retailing, 93(2), 228-240 -Park et al. (2018). The impact of mixed eWOM sequence on brand attitude change: cross-cultural differences. International Marketing Review, 35(3), 390-411. -Bilro et al. (2018). Exploring online customer engagement with hospitality products and its relationship with involvement, emotional states, experience and brand advocacy. Journal of Hospitality Marketing & Management, doi:10.1080/19368623.2018.1506375 -Page et al. (2018). Case study: Wellness, tourism and small business development in a UK coastal resort: Public engagement in practice. Tourism Management, 60, 466-477 -Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., Eloy, S., Langaro, D., & Panchapakesan, P. (2019). Understanding the use of Virtual Reality in Marketing: A text mining-based review, Journal of Business Research, 100, 514-530 doi: 10.1016/j.jbusres.2018.10.055 -Warren, C., Batra, R., Loureiro, S.M.C., & Bagozzi, R.P. (2019). Brand coolness. Journal of Marketing (online 19 Jun 2019), 1-21 doi: 10.1177/19857698 Other articles will depend on the research interest of students:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16