Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de finanças ao nível da licenciatura.
Objetivos Gerais / Objectives
·
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender a interdependência entre crescimento, financiamento e criação de valor; 2. Caracterizar as principais fontes de financiamento de longo prazo para um negócio; 3. Compreender as diferenças entre os mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 4. Determinar as fontes de financiamento mais adequadas ao estádio do ciclo de vida e ao risco da actividade de um negócio; 5. Compreender o modo de funcionamento dos mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 6. Entender a interacção entre exposição ao risco e criação de valor.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Financiamento, Crescimento e criação de valor a) As políticas financeiras ao longo do ciclo de vida do negócio b) O financiamento da empresa em crescimento c) Crescimento criador de valor e crescimento sustentável d) Fontes de capital 2) Mercados de capitais próprios a) Private equity i) Friends, Fools & Family ii) Business Angels iii) Capital de risco b) Mercados públicos de acções i) A decisão de dispersão do capital: processo, custos e benefícios ii) Ofertas públicas iniciais (IPO) iii) O efeito subavaliação das IPO: causas e consequências iv) A rentabilidade a longo prazo do investimento em IPO v) Ofertas maduras c) Warrants e convertíveis 3) Mercados de capitais alheios a) Opção entre mercados públicos e privados b) Obrigações c) Dívida intermediada d) Locação financeira 4) Gestão Estratégica do Risco a) Aversão ao risco, exposição ao risco e valor b) Gestão da exposição ao risco c) Aspectos organizacionais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta UC tem como objectivo primordial a compreensão do desenho de estratégias financeiras e a sua implicação para a criação, transferência ou destruição de valor para o accionista. De forma a atingir estes objetivo, os conteúdos programáticos encontram-se estruturados em quatro blocos. O primeiro bloco cobre as questões relacionadas com a interacção entre financiamento, crescimento e valor. O segundo bloco explora o funcionamento dos mercados de capitais próprios. O terceiro bloco aborda o funcionamento dos mercados de dívida. O quarto e último bloco dedica-se à gestão da exposição ao risco.
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua da UC é realizada da seguinte forma: (1) Produção de um relatório escrito; (2) Frequência
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa, de crítica e de autocrítica, de comunicação e de relação, no âmbito desta UC. Para a aquisição destas competências serão utilizados nas horas de contacto um conjunto de métodos de ensino (e.g., exposições teóricas; apresentação, análise e debate de casos; técnicas de resolução de problemas) que permitam o domínio das competências acima assinaladas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Pretende-se com as metodologias de ensino o desenvolvimento das competências e atingir os objetivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular. Todos os conteúdos programáticos são objeto de componente expositiva do docente nas aulas, complementada pela análise de exemplos que solicitam as competências de reflexão e análise por parte dos alunos. Para além disso, é utilizada a metodologia de resolução de exercícios, a qual faz uso de capacidades analíticas e de execução, estimulando a capacidade de análise e posterior execução. Os trabalhos de grupo permitem ainda promover a interação entre alunos, por forma a estimular a reflexão coletiva e a partilha de opiniões. Os elementos de avaliação estão alinhados com os objetivos da unidade curricular e incidem quer na aquisição de conhecimentos teóricos quer nas competências de índole prática.
Observações / Observations
N.A.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bender, Ruth (2014), "Corporate Financial Strategy", 4th edition, Routledge
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
N.A.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16