Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01917
Acrónimo :
01917
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de finanças ao nível da licenciatura.

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender a interdependência entre crescimento, financiamento e criação de valor; 2. Caracterizar as principais fontes de financiamento de longo prazo para um negócio; 3. Compreender as diferenças entre os mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 4. Determinar as fontes de financiamento mais adequadas ao estádio do ciclo de vida e ao risco da actividade de um negócio; 5. Compreender o modo de funcionamento dos mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 6. Entender a interacção entre exposição ao risco e criação de valor.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Financiamento, Crescimento e criação de valor a) As políticas financeiras ao longo do ciclo de vida do negócio b) O financiamento da empresa em crescimento c) Crescimento criador de valor e crescimento sustentável d) Fontes de capital 2) Mercados de capitais próprios a) Private equity i) Friends, Fools & Family ii) Business Angels iii) Capital de risco b) Mercados públicos de acções i) A decisão de dispersão do capital: processo, custos e benefícios ii) Ofertas públicas iniciais (IPO) iii) O efeito subavaliação das IPO: causas e consequências iv) A rentabilidade a longo prazo do investimento em IPO v) Ofertas maduras c) Warrants e convertíveis 3) Mercados de capitais alheios a) Opção entre mercados públicos e privados b) Obrigações c) Dívida intermediada d) Locação financeira 4) Gestão Estratégica do Risco a) Aversão ao risco, exposição ao risco e valor b) Gestão da exposição ao risco c) Aspectos organizacionais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC tem como objectivo primordial a compreensão do desenho de estratégias financeiras e a sua implicação para a criação, transferência ou destruição de valor para o accionista. De forma a atingir estes objetivo, os conteúdos programáticos encontram-se estruturados em quatro blocos. O primeiro bloco cobre as questões relacionadas com a interacção entre financiamento, crescimento e valor. O segundo bloco explora o funcionamento dos mercados de capitais próprios. O terceiro bloco aborda o funcionamento dos mercados de dívida. O quarto e último bloco dedica-se à gestão da exposição ao risco.

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua da UC é realizada da seguinte forma: (1) Produção de um relatório escrito; (2) Frequência

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa, de crítica e de autocrítica, de comunicação e de relação, no âmbito desta UC. Para a aquisição destas competências serão utilizados nas horas de contacto um conjunto de métodos de ensino (e.g., exposições teóricas; apresentação, análise e debate de casos; técnicas de resolução de problemas) que permitam o domínio das competências acima assinaladas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Pretende-se com as metodologias de ensino o desenvolvimento das competências e atingir os objetivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular. Todos os conteúdos programáticos são objeto de componente expositiva do docente nas aulas, complementada pela análise de exemplos que solicitam as competências de reflexão e análise por parte dos alunos. Para além disso, é utilizada a metodologia de resolução de exercícios, a qual faz uso de capacidades analíticas e de execução, estimulando a capacidade de análise e posterior execução. Os trabalhos de grupo permitem ainda promover a interação entre alunos, por forma a estimular a reflexão coletiva e a partilha de opiniões. Os elementos de avaliação estão alinhados com os objetivos da unidade curricular e incidem quer na aquisição de conhecimentos teóricos quer nas competências de índole prática.

Observações / Observations


N.A.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bender, Ruth (2014), "Corporate Financial Strategy", 4th edition, Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


N.A.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16