Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de desenvolver os elementos-chave de uma estratégia de marca, compreender o seu processo de criação e documentação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Compreender e Desenvolver os elementos que constituem a estratégia da marca, coordenados com a estratégia de negócio OA2 - Compreender o processo de desenvolvimento da estratégia da marca OA3 - Compreender como documentar a estratégia da marca
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Conceitos fundamentais das marcas CP2 - Introdução: Recursos humanos e consultores On-going Projecto CP3 - Fase 1 - Compreensão Fontes primárias Fontes secundárias Actividades Mini-projecto CP4 - Fase 2 - Estratégia da Marca Benefícios, valores, atitude Mapas de trabalho Mini-projecto Arquitectura de Marcas Mini-projecto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP2, CP3, CP4 OA3 - CP4
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação periódica é composto por: Participação nas aulas (15%); Trabalho final (35%); Teste final (50%). A nota mínima em cada uma das componentes é de 8 valores. O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica. Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa Todos. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. De acordo com o Despacho 31/2020, o exame individual de 1ª época no ano letivo 2019-2020 será conduzido online. Tal alteração foi transmitida aos alunos, tendo sido ouvido o director de curso.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wally Olins, "Brand New.: The Shape of Brands to Come", Thames & Hudson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wolff Olins, "The New Guide to Identity : How to Create and Sustain Change Through Managing Identity", The Design Council Wally Olins, "The Brand handbook", Thames & Hudson
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16