Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01926
Acrónimo :
01926
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Ser capaz de fazer um diagnóstico do modelo de controlo de gestão e fazer a concepção de um novo modelo de controlo de gestão em função das necessidades das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Entender os sistemas de controlo de gestão como parte integrante do modelo de gestão das organizações; 2. Desenvolver o sentido crítico sobre os modelos e instrumentos do controlo de gestão e sua adequação às necessidades das organizações e dos stakeholders; 3. Ser capaz de identificar os instrumentos de controlo de gestão e de os integrar num sistema orientado para a melhoria da performance dos gestores e das organizações; 4. Ser capaz de integrar a informação de gestão nos sistemas de informação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Enquadramento do controlo de gestão II - Indicadores de performance financeira III - Controlo estratégico e operacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ponto I do programa OA2 pontos I , II e III do programa OA3 pontos III do programa OA4 pontos II e III do programa

Avaliação / Assessment


1) Avaliação ao longo do semestre: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 Transversal a todos os OA MEA2 OA2, OA3, OA4 MEA3 OA2, OA3, OA4 MEA4 OA2, OA3, OA4 MEA5 Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Horário de atendimento: Segundas feiras das 8.30 - 9.30

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Drury, C. (2024). Management and Cost Accounting. 12th Edition. Cengage Learning. Jordan, H., Neves, J.C., e Rodrigues, J. A. (2021). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores. 11ª edição. Áreas Editora. Major, M. e Vieira, R. (2017). Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática. 2nd Edition. Escolar Editora. Merchant, K. A. e Van der Stede, W. A. (2017). Management Control Systems. Performance Measurement, Evaluation and Incentives. 4th Edition. Pearson. Simons, R. (2013). Performance Measurement and Control Systems for Implementing Strategy Text and Cases. 1st Edition. Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bhimani, A. (2006). Contemporary Issues in Management Accounting. Oxford University Press. Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2023). Management and Cost Accounting. 8th Edition. Pearson. Chapman, C. S., Hopwood, A. G. and Shields, M. D. (2009). Handbook of Management Accounting Research. Elsevier. Volumes 1, 2, 3. Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2024). Managerial Accounting. 18th Edition, McGraw-Hill. Hopper, T., Scapens, R. W. and Northcott, D (2007). Issues in Management Accounting. 3rd edition. Prentice Hall. Humphrey, C., and Lee, B. (2007). The Real-Life Guide to Accounting Research: A Behind the Scenes View of Using Qualitative Research Methods. CIMA Publishing

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-09