Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Ser capaz de fazer um diagnóstico do modelo de controlo de gestão e fazer a concepção de um novo modelo de controlo de gestão em função das necessidades das organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Entender os sistemas de controlo de gestão como parte integrante do modelo de gestão das organizações; 2. Desenvolver o sentido crítico sobre os modelos e instrumentos do controlo de gestão e sua adequação às necessidades das organizações e dos stakeholders; 3. Ser capaz de identificar os instrumentos de controlo de gestão e de os integrar num sistema orientado para a melhoria da performance dos gestores e das organizações; 4. Ser capaz de integrar a informação de gestão nos sistemas de informação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Enquadramento do controlo de gestão II - Performance financeira para o controlo de gestão III - Controlo estratégico e operacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ponto I do programa OA2 pontos I , II e III do programa OA3 pontos III do programa OA4 pontos II e III do programa
Avaliação / Assessment
1) Avaliação periódica: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 Transversal a todos os OA MEA2 OA2, OA3, OA4 MEA3 OA2, OA3, OA4 MEA4 OA2, OA3, OA4 MEA5 Transversal a todos os OA
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Jordan, H., Neves, J.C., e Rodrigues, J. A., O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 2021, Áreas Editora, Simons, R, Performance Measurement & Control Systems for Implementing Strategy, 2000, Prentice-Hall,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Major, M. e Vieira, R., Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática, 2008, Escolar Editora,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16