Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01928
Acrónimo :
01928
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Macroeconomia

Objetivos Gerais / Objectives


Este módulo pretende contribuir para um entendimento avançado das teorias e políticas monetárias.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo da disciplina é desenvolver as seguintes competências: 1. Conhecimento e compreensão dos principais modelos monetários modernos. 2. Capacidade de obter os impactos que variações na massa monetária e nas taxas de juro têm no PIB e inflação no curto prazo, com preços flexíveis e rígidos. 3. Capacidade de avaliar a adequação de uma política monetária para atingir objetivos macroeconómicos específicos. 4. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.O modelo básico de equilíbrio geral dinâmico 2.Modelos de equilíbrio geral dinâmico com sector monetário 3.O impacto da política monetária 4.Discórdia em política monetária 5.Regras de política monetária 6.Expectativas de inflação 7.Simulação e estimação de modelos de equilíbrio geral dinâmico com preços rígidos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos da UC: OA1 e OA4: todos os CP OA2: CP2 e CP3 OA3: CP2 a CP7.

Avaliação / Assessment


A avaliação final terá os instrumentos e momentos de avaliação previstos no regulamento de avaliação de conhecimentos do ISCTE. Na 1ª Época de exames os alunos podem escolher entre: - Avaliação contínua: teste intermédio (30%) e teste final (70%) - Exame final (100%) Na 2ª Época o exame final tem uma ponderação de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência - Participativas, com a resolução de exercícios. - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. O auto-estudo e o trabalho de grupo implicam a análise de artigos científicos. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: - Aulas teórico-práticas: todos os OA - Auto-estudo e orientação tutorial: todos os OA

Observações / Observations


Horário de atendimento: a ser definido

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Romer, D. (2011), Advanced Macroeconomics, 4th edition, McGraw-Hill. Galí, J. (2009), "Inflation and business cycle: An introduction to the new Keynesian Framework", Princeton University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Clarida, R., Galí, J., and Gertler, M. (1999), "The science of monetary policy: A new Keynesian perspective", Journal of Economic Literature, Vol. XXXVII (Dec), pp. 1661-1707. Woodford, M. (2003), Interest and Prices: The Foundations of Theory of Monetary Policy, Princeton University Press. Madeira, C., Madeira, J., and Monteiro, P. (2023). The origins of monetary policy: the role of supply and demand shocks. The Review Economics Statistics. Cornea-Madeira, A. and Madeira, J. (2023). Measuring inflation expectations using Phillips curve models. SAGE Research Methods Cases: Business & Management. Madeira, C. and Madeira, J. (2019). The effect of FOMC votes on financial markets. The Review of Economics and Statistics 101 (5), 921-932. Madeira, J. and Palma, N. (2018). Measuring monetary policy deviations from the Taylor rule. Economics Letters 168 (C), 25-27.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16