Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Macroeconomia
Objetivos Gerais / Objectives
Este módulo pretende contribuir para um entendimento avançado das teorias e políticas monetárias.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O objetivo da disciplina é desenvolver as seguintes competências: 1. Conhecimento e compreensão dos principais modelos monetários modernos. 2. Capacidade de obter os impactos que variações na massa monetária e nas taxas de juro têm no PIB e inflação no curto prazo, com preços flexíveis e rígidos. 3. Capacidade de avaliar a adequação de uma política monetária para atingir objetivos macroeconómicos específicos. 4. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.O modelo básico de equilíbrio geral dinâmico 2.Modelos de equilíbrio geral dinâmico com sector monetário 3.O impacto da política monetária 4.Discórdia em política monetária 5.Regras de política monetária 6.Expectativas de inflação 7.Simulação e estimação de modelos de equilíbrio geral dinâmico com preços rígidos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Correspondência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos da UC: OA1 e OA4: todos os CP OA2: CP2 e CP3 OA3: CP2 a CP7.
Avaliação / Assessment
Há duas modalidades de avaliação. A primeira consiste em avaliação ao longo do semestre, em que serão usados os seguintes instrumentos: teste intermédio (30%) e exame de avaliação de conhecimentos (70%). Esta modalidade requer a satisfação de um critério mínimo de assiduidade de 60%. Não há exigência de nota mínima para manutenção em avaliação ao longo do semestre. A segunda consiste em avaliação por exame, neste caso o exame de avaliação tem peso de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência - Participativas, com a resolução de exercícios. - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. O auto-estudo e o trabalho de grupo implicam a análise de artigos científicos. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: - Aulas teórico-práticas: todos os OA - Auto-estudo e orientação tutorial: todos os OA
Observações / Observations
Horário de atendimento: a ser definido
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Romer, D. (2011), Advanced Macroeconomics, 4th edition, McGraw-Hill. Galí, J. (2009), "Inflation and business cycle: An introduction to the new Keynesian Framework", Princeton University Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Clarida, R., Galí, J., and Gertler, M. (1999), "The science of monetary policy: A new Keynesian perspective", Journal of Economic Literature, Vol. XXXVII (Dec), pp. 1661-1707. Woodford, M. (2003), Interest and Prices: The Foundations of Theory of Monetary Policy, Princeton University Press. Madeira, C., Madeira, J., and Monteiro, P. (2023). The origins of monetary policy: the role of supply and demand shocks. The Review Economics Statistics. Cornea-Madeira, A. and Madeira, J. (2023). Measuring inflation expectations using Phillips curve models. SAGE Research Methods Cases: Business & Management. Madeira, C. and Madeira, J. (2019). The effect of FOMC votes on financial markets. The Review of Economics and Statistics 101 (5), 921-932. Madeira, J. and Palma, N. (2018). Measuring monetary policy deviations from the Taylor rule. Economics Letters 168 (C), 25-27.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23