Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01938
Acrónimo :
01938
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Línguas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Certificado de PLE (nível A1) ou teste de aferição para o nível A1.

Objetivos Gerais / Objectives


-Desenvolver a competência comunicativa em Português (oral e escrita) em situações do quotidiano a alunos estrangeiros do Iscte-IUL conhecimentos muito rudimentares da língua; -Preparar para a vivência da cultura do país no contexto de imersão linguística.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


-Ser capaz de iniciar e manter uma conversa em presença sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal; -Escrever notas e e-mails relativos ao quotidiano; -Ser capaz de apresentar planos, relatar atividades do passado e experiências pessoais. (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


-Temas: Viagens, historias de vida, a experiência Erasmus / a vida em Lisboa e eventos a decorrer. -Atividades Comunicativas: Atividades de escrita: composições, correspondência informal, resumos, comentários, ditados. Atividades de leitura: diálogos, notas,artigos de jornal e estatísticas. Acividades de fala: Conversas informais, simulações, exercícios em trabalho de par e de grupo. Atividades de audição: Conversas informais, simulações, notícias. -Gramática: artigos, demonstrativos, interrogativos, nomes, pronomes pessoais, possessivos, quantificadores, preposições e verbos: Modos Indicativo (Presente, Pretérito Perfeito Simples, Pretérito Imperfeito e Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto) e Imperativo. Formas de Futuro. -Pronúncia Ditongos e algumas consoantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


·

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: - participação pertinente nas tarefas, exercícios e dinâmicas propostos nas aulas (10%); - realização do curso online na plataforma: devem ser finalizados todos os módulos do curso e respetivas perguntas de seleção (10%) - apresentação oral, individual ou em grupo, sobre um dos temas abordados no programa (20%) - teste escrito presencial no final do curso, composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (60%). Na modalidade de avaliação contínua, esta UC implica a presença obrigatória em pelo menos 80% das aulas. - Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas Avaliação por exame: - realização de teste escrito composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Centrado nas necessidades comunicativas dos estudantes, o processo de aprendizagem da língua desenvolve-se presencialmente envolvendo a realização de atividades dinâmicas em par ou em grupo (jogos, discussões e simulações).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


·

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Carla Oliveira, Luísa Coelho, Gramática Aplicada Português. Lisboa: Texto Editora, 2012, null, https://www.leyaonline.com/pt/apoio-escolar/guias-de-estudo/gramatica-aplicada-portugues-lingua-estrangeira-a1-a2-e-b1/ Lígia Arruda, Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora., 2014, null, https://www.wook.pt/livro/gramatica-de-portugues-lingua-nao-materna-ligia-arruda/129110 Dicionários Porto Editora

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Olga Coimbra, Isabel Coimbra, Gramática Activa I. Lisboa: Lidel., 2011, null, https://www.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/gramatica/gramatica-ativa-1/ Leonel Rosa, Vamos Lá Começar! - Explicações e Exercícios de Gramática. Lisboa: Lidel., 2011, null, https://www.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/gramatica/vamos-la-comecar/ Leonel Rosa, Vamos lá Começar! Exercícios de Vocabulário. Lisboa: Lidel., 2004, null, https://www.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/gramatica/vamos-la-comecar-2/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16