Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01954
Acrónimo :
01954
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objectivo desta UC é o de acompanhamento dos alunos na elaboração da dissertação de mestrado em Sociologia. Para este efeito a formação e informação prestadas envolvem fundamentalmente o desenvolvimento de conhecimentos, competências e capacidades na condução de uma investigação teoricamente fundada e empiricamente sustentada sobre aspectos das sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos que completem esta UC deverão ser capazes de: a) Equacionar um problema pertinente de investigação b) Realizar a revisão de literatura respectiva c) Utilizar teorias, conceitos e resultados de pesquisa para enquadrar teoricamente o problema de investigação d) Mobilizar métodos e técnicas ajustados ao problema de investigação e ao enquadramento teórico produzido e) Analisar os resultados da investigação e discuti-los criticamente f) Apresentar oralmente o trabalho efectuado e redigir o relatório de dissertação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação do seminário. Regulamentação da tese de mestrado. 2. Auscultação de ideias para projectos de pesquisa. Consulta de modelos. 3. Indicações sobre orientação e apoio, e sobre a elaboração do projecto. 4. Elaboração de um projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia). Recursos e obras a consultar. 5. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. 6. Elaboração do modelo analítico e operacionalização de conceitos. 7. Indicações sobre fontes de dados secundários. Delimitação das fontes de informação secundária. 8. Indicações sobre recolha de informação. Construção dos guiões dos instrumentos de recolha de informação primária. 9. Indicações sobre plano de análise. Elaboração do plano de análise de dados. 10. Indicações sobre tratamento e análise de dados. Esclarecimento de dúvidas sobre análise de dados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objectivos preliminares de definição do problema de investigação e da revisão da literatura respectiva estão plasmados nos pontos 1 a 4 do programa da UC. Com os pontos 5 a 9 pretende-se enquadrar a mobilização de teorias, métodos e técnicas de pesquisa. A análise de dados é acompanhada no ponto 10 do programa. A apresentação oral do trabalho e a redacção do relatório de dissertação nas suas diferentes fases decorre ao longo de toda a UC.

Avaliação / Assessment


A dissertação de mestrado em Sociologia é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do ISCTE-IUL.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas desta UC são de tipo seminarial. Incluem componentes expositivas por parte do docente sobre regulamentação da dissertação e organização da pesquisa sociológica, a apresentação oral e de peças escritas pelos alunos de resultados parciais no desenvolvimento da pesquisa, e a discussão colectiva do trabalho subjacente à dissertação de cada aluno. A orientação tutorial envolve o acompanhamento individualizado do trabalho de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com aulas de tipo seminarial pretende-se ir de encontro ao principal objectivo desta UC que é o de acompanhamento sistemático e interactivo dos alunos na elaboração da dissertação. A componente expositiva por parte do docente visa a formação e informação relativamente às normas de funcionamento e o desenvolvimento de conhecimentos e competências na organização teórica, metodológica e técnica da dissertação. A apresentação oral e de peças escritas pelos alunos de resultados da sua pesquisa, e a discussão colectiva desse trabalho contribuem para o aprofundamento destes conhecimentos e destas competências através da prática e reflexão centrada nos estudantes. A orientação tutorial decorre ao longo de toda a UC e cumpre os objectivos globais de acompanhamento da dissertação a um nível mais individualizado e específico.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Valdavida, Magdalena Cordero (1998), Bancos de Datos, Madrid, CIS. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. Kielcolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, London, Sage. ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado. Hantrais, Linda, e Steen Mangen (eds.) (1996), Cross-National Research Methods in the Social Sciences, London, Pinter. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora. Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva. Almeida, João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


http://www.worldvaluessurvey.org/ World Values Survey http://www.icpsr.umich.edu/icpsrweb/ICPSR/ ICPSR (Inter-university Consortium for Political and Social Sciences): Outros sites: http://ec.europa.eu/public_opinion/index_en.htm European Commission ? Public Opinion (Eurobarometer): http://www.europeanvaluesstudy.eu/ European Values Survey: http://www.europeansocialsurvey.org/ European Social Survey: Sites europeus: http://www.apis.ics.ul.pt/ Arquivo de informação social do Instituto de Ciências Sociais: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main INE Portugal: Sites nacionais: Torres, Anália Cardoso (1996), Divórcio em Portugal. Ditos e Interditos, Oeiras, Celta Editora. Pais, José Machado (2002), Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS. Lahire, Bernard (2002), Portraits Sociologiques - Dispositions et Variations Individuelles, Paris, Nathan. Freire, André (2006), Esquerda e Direita na Política Europeia. Portugal, Espanha e Grécia em Perspectiva Comparada, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Conde, Idalina (1991), "Alvarez: ambiguidades na biografia de um pintor", Sociologia, Problemas e Práticas, nº 9. Casanova, José Luís (2004), Naturezas Sociais. Diversidade e Orientações Sociais na Sociedade Portuguesa, Oeiras, Celta Editora. Carreiras, Helena (2004), Gender and the Military: a Comparative Study of the Participation of Women in the Armed Forces of Western Democracies, Tese de Doutoramento, Lisboa, ISCTE. Bourdieu, Pierre (1993), La Misère du Monde, Paris, Éditions du Seuil.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16